O maior clássico do futebol capixaba abriu a quinta rodada do Capixabão 2026 com casa cheia, um primeiro tempo ruim e uma segunda etapa mais animada, mas sem vencedor.
No final, Desportiva Ferroviária e Rio Branco empataram em 1 a 1, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, na noite desta terça-feira (27), diante de 4.523 torcedores pagantes.
O resultado foi comemorado pelo Serra, que manteve a liderança no campeonato, com oito pontos, e ainda joga na rodada contra o Forte, nesta quarta-feira (28), em Vargem Alta.
Dona da casa, a Desportiva chegou aos sete pontos e dormiu na terceira colocação. Mas pode perder até quatro posições até o final da rodada.
O Rio Branco tem agora oito pontos e manteve a vice-liderança, mas também pode sair do G-4 até o final da quinta rodada.
Na sexta rodada, a Desportiva recebe o Porto Vitória no sábado (31), às 16 horas, novamente no Araripe. Já o Rio Branco joga contra o Real Noroeste no domingo (1º), às 18 horas, no Kleber Andrade.
O jogo
Empurrada pela torcida, a Desportiva começou melhor e pressionou o rival na primeira metade do primeiro tempo, principalmente com Yan pelo lado direito do ataque.
O Rio Branco equilibrou o jogo e os times tiveram dificuldade pra criar lances mais perigosos. Na melhor chance do primeiro tempo, Ronaldo isolou a bola, já dentro da área grená.
Já no início do primeiro tempo, o Rio Branco voltou com tudo e abriu o placar aos seis minutos, quando Janelson fez falta em Rafa na entrada da área da Desportiva, pelo lado esquerdo do ataque capa-preta. Breno Melo cobrou falta direto para o gol e fez 1 a 0.
O camisa 26 quase fez o segundo aos 14, em contra-ataque rápido pela esquerda, mas chutou para fora.
Na sequência, a Desportiva teve um pênalti marcado a seu favor. Em cruzamento na área alvinegra, Tiago Moura cabeceou e a bola bateu no braço do lateral Thainler, que entrou no intervalo para fazer a sua estreia pelo Rio Branco. Tiago Moura bateu com categoria empatou o clássico.
A Desportiva chegou novamente aos 27, em chute de longe de Jorge Mendes que parou na defesa do goleiro Fernando Henrique. Já o Rio Branco quase fez o segundo aos 40, em troca de passes que terminou com Breno Melo chutando em cima do goleiro Zanette.