A Copa Sul-Americana de Ginástica Rítmica, que teve início nessa segunda-feira (4) e segue até o próximo domingo (10), em Santiago, no Chile, reúne alguns dos maiores talentos do continente na modalidade.
Entre os representantes brasileiros, estão as atletas capixabas Amanda Manente, da categoria juvenil individual (13 anos), participante do projeto social “Campeões de Futuro”, desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), além das ginastas Helena Balarini, também na categoria juvenil individual (13 anos), e Ana Luisa Neiva, da categoria adulto nível elite, ambas da Escola de Campeãs.
Amanda Manente, que viaja pela primeira vez para competir em um campeonato internacional, compartilhou suas expectativas para o torneio: “Minhas expectativas são muito grandes para esse campeonato. Eu, juntamente com minha técnica Gizela Batista, estamos trabalhando para representar muito bem o nosso país! Será uma competição muito importante para mim, com boas chances de medalhas”, afirmou a jovem atleta.
O projeto “Campeões de Futuro” é uma iniciativa da Sesport que oferece aulas de esportes gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em todos os 78 municípios do Espírito Santo. O programa busca proporcionar a prática esportiva aliada à educação, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e incentivando a cidadania e a qualidade de vida, especialmente em áreas de vulnerabilidade social.
A programação da Copa Sul-Americana inclui treinos das equipes nesta quarta-feira (6), seguidos pela fase classificatória na quinta-feira (7) e sexta-feira (8), e as finais no sábado (09). Além da delegação brasileira, o evento conta com ginastas de países como Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela.