domingo, 25 de fevereiro de 2024

Guia do Enem com as regras para os 73 mil candidatos no ES.

 

Ao todo, 73.734 pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, no Espírito Santo. O número representa 1,9% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas no próximo domingo (5) e no dia 12 de novembro, em 38 municípios capixabas. No Estado, são 165 locais de prova e 2.634 salas de aplicação.

No domingo (05), os candidatos farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no próximo dia 12, é a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza. A equipe do jornal A Tribuna reuniu todas as possibilidades de uso da nota do Enem para ajudar os inscritos no exame.

Com o resultado, os estudantes podem concorrer a vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para universidades públicas do País.

É possível, também, concorrer ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares.

Há, ainda, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de financiamento estudantil que viabiliza o acesso ao ensino superior privado.

O coordenador do ensino médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci, João Duarte, lembra que o Enem pode ser usado até em universidades do exterior. De acordo com o Ministério da Educação, há instituições em Portugal, EUA, Reino Unido, Irlanda e Canadá que utilizam o exame como um dos critérios de seleção de brasileiros.

“Diversas universidades, especialmente de Portugal, consideram o Enem em seu processo seletivo. Tivemos um aluno que usou a nota do Enem para ingressar em uma universidade de Portugal”.

Ao considerar todas as possibilidades de ingresso no ensino superior via Enem, o candidato aproveita melhor a nota do exame, aponta a doutora em Educação e diretora escolar Edna Tavares.

Não sendo possível obter uma vaga na própria cidade, a opção por se mudar pode ser considerada, de acordo com cada realidade, indica a especialista.

“Buscar a vaga em outros estados é uma opção importante e pode agregar outros conhecimentos para além do acadêmico. Conhecer outro estado, cultura e realidade pode ser de grande valia para a vida”.

O gabarito oficial do Enem 2023 será divulgado no dia 24 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Enem

Os locais de prova já estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante). É recomendado que o candidato visite o local de prova antes do dia do exame, caso não conheça o local, a fim de evitar surpresas que possam provocar atrasos no dia do exame.

Na redação, o candidato não pode fugir ao tema, escrever textos de até sete linhas e utilizar letra ilegível, por exemplo. Caso contrário, a Redação pode ser zerada. No site www.gov.br/inep, o candidato pode acessar a “Cartilha do participante 2023” e se informar sobre todas as regras e os cuidados.

O que pode e o que não pode

Os candidatos devem levar um documento de identidade com foto e caneta esferográfica preta fabricada com material transparente.

É permitido levar garrafa de água transparente e sem rótulo e lanches como frutas, barras de cereais, chocolates e biscoitos, desde que estejam em embalagens transparentes.

Celulares, relógios, pen drives e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e colocados dentro do porta-objetos. Caso o celular toque, o candidato será eliminado da prova.

O candidato não pode fazer a prova utilizando boné e óculos escuros. Não pode, ainda, ter qualquer informação escrita nas mãos ou em outras partes do corpo. Bebidas alcoólicas e armas não podem ser levadas para os locais de prova.

Sistema de seleção

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser usado para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o País, e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em cursos superiores de instituições privadas.

O participante pode pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Universidades estrangeiras também podem utilizar o Enem como uma das etapas de ingresso. Os estudantes podem ter de se submeter a outras avaliações, como cartas de recomendação e de intenção, além da comprovação de domínio de língua estrangeira.

Em Portugal, por exemplo, mais de 50 instituições de educação superior aceitam o Enem como forma de ingresso. Em outros países, as seguintes universidades apontam o Enem como alguns dos critérios de admissão: Universidade Kingston e Universidade de Glasgow, ambas no Reino Unido; University College Dublin e National College of Ireland, ambas na Irlanda; Universidade de Toronto, Universidade Trent e Humber College, todas no Canadá; e Universidade de Nova York, Universidade Drexel e Universidade Temple, todas nos Estados Unidos.

Para saber como utilizar o Enem no processo seletivo das universidades mencionadas, o estudante deve acessar a página de admissão de cada instituição, visto que não há uma forma padrão de seleção de estudantes brasileiros via Enem.

Em algumas universidades, principalmente portuguesas, apenas o Enem é suficiente para a admissão. Em outras, é um dos critérios, com regras em relação às notas no exame, por exemplo. Cartas de intenção e de recomendação estão entre os processos avaliativos.

Dados

Dos participantes, 61,5% (45.343) são isentos da taxa de inscrição e 38,5% (28.391) a pagaram. A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis: Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Mulheres são maioria — equivalem a 61,2% (45.171) das inscrições, enquanto homens representam 38,8% (28.563).

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima