A WEG vai investir cerca de R$ 160 milhões para expandir a produção de motores elétricos na sua fábrica em Linhares, no Espírito Santo. O aporte também será destinado à verticalização das operações, segundo o comunicado divulgado pela empresa ao mercado.
Especificamente, o investimento será usado para a construção de um novo prédio industrial na unidade, que deverá entrar em funcionamento em 2027, e para a aquisição de equipamentos de última geração para a fabricação de fios, que são componentes essenciais dos motores elétricos.
A ideia, segundo a empresa, é verticalizar a produção. Dessa forma, a Weg passará a produzir internamente componentes essenciais, como os fios utilizados nos motores elétricos – medida que visa aumentar o controle sobre a cadeia produtiva e otimizar a fabricação, reduzindo gargalos logísticos e a dependência de fornecedores externos.
“A nova estrutura tem início de operação previsto para 2027, com um plano de crescimento gradual da capacidade de produção de fios, alinhado à expansão projetada para a fabricação de motores elétricos nos próximos anos. Com isso, a WEG reforça sua estratégia de verticalização, aumentando o controle sobre a cadeia produtiva e elevando a eficiência operacional”, disse a empresa em comunicado.
“Ao trazer mais etapas do processo produtivo para a região, conseguimos ter mais controle, melhor competitividade e ganhar agilidade. Isso nos ajuda a entregar com mais eficiência e manter a qualidade que nossos clientes esperam. Além disso, é uma forma de nos prepararmos melhor para os desafios do futuro”, destaca Julio Cesar Ramires, Diretor Superintendente de Motores Comerciais e Appliance da WEG.