O mercado imobiliário da Grande Vitória segue em alta e Vila Velha se mantém como protagonista do setor, segundo dados da 43ª edição do Censo Imobiliário realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES).
O estudo revela que o município canela-verde – com 961 novas unidades, sendo 929 residenciais e 32 comerciais, distribuídas em nove empreendimentos – segue liderando o ranking de novos lançamentos realizados no primeiro semestre de 2024, na Região Metropolitana.
A pesquisa também mostra que Vila Velha se consolidou como o maior canteiro de obras do Espírito Santo, com 7.859 novas unidades imobiliárias em fase de construção. Esse volume representa mais que o dobro do que foi registrado em Vitória (3.058 unidades), na Serra (3.740 unidades) e em Cariacica (460 unidades em construção).
No total, 2.726 unidades – entre residenciais e comerciais – foram lançadas na Grande Vitória ao longo dos seis primeiros meses deste ano. Durante este mesmo período, foram entregues 2.251 novas unidades, o que reflete um equilíbrio saudável entre as fases de construção e conclusão das obras.
Outro destaque apontado pela 43ª edição do Censo Imobiliário do Sinduscon-ES é o alto índice de comercialização das unidades. Dos 15.117 imóveis em construção na Grande Vitória, 73,2% já foram vendidos, o que corresponde a um crescimento de 68,9% em comparação com o ano anterior. Nesse quesito, Vila Velha mais uma vez assume a liderança, com 75,9% de suas unidades em construção já comercializadas.
A pesquisa do Sinduscon-ES indica também que imóveis de dois quartos continuam sendo os mais procurados no mercado capixaba, considerando que este padrão corresponde a 64,22% das 9.489 unidades em construção na Grande Vitória.
Perspectivas otimistas
Com 36,3% das obras em fase de acabamento, o volume de entregas das novas unidades imobiliárias em construção na Grande Vitória deve seguir em alta em 2025, mantendo um cenário bastante positivo que reflete a atratividade da região para os investidores. E Vila Velha é o município que mais atrai investimentos imobiliários no Estado e as expectativas do mercado são otimistas. A previsão é de continuidade no crescimento dos novos lançamentos e das vendas na cidade no próximo ano.
Vila Velha, que recebeu 48,9% de todos os novos lançamentos realizados no Estado durante o segundo semestre de 2023, também registrou, no acumulado de 12 meses, a segunda maior valorização imobiliária do Brasil, superando diversas capitais. É o que apontou o índice FipeZap – primeiro índice de preço com abrangência nacional a acompanhar a valorização de imóveis residenciais e comerciais no país. Isso, com certeza, também chamou a atenção do mercado.
“Quando melhoramos a qualidade de vida, a mobilidade, a infraestrutura urbana e o ambiente de negócios, melhoramos os indicadores e isso atrai pessoas e investimentos. Também priorizamos a organização administrativa e a segurança jurídica, o que contribuiu significativamente para a atração de novos investimentos. Por isso, hoje, Vila Velha se destaca não apenas como o município do Estado mais procurado para a construção e comercialização de novos imóveis, mas também como o que acumulou a 2ª maior valorização imobiliária do Brasil no período de 12 meses, reforçando assim a confiança do setor imobiliário capixaba e dos investidores”, ressalta o prefeito Arnaldinho Borgo.”
O setor imobiliário é um termômetro do crescimento econômico e os dados do Sinduscon-ES mostram que a gestão do prefeito Arnaldinho está no caminho certo, atraindo grandes empreendimentos e gerando emprego e renda para a população. Nosso objetivo é continuar incentivando o desenvolvimento sustentável, garantindo que Vila Velha siga como referência para novos negócios e investimentos do setor imobiliário e dos demais setores”, afirma Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha.