terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Vila Velha fortalece economia solidária com seminário nesta terça-feira

Vila Velha volta a colocar a economia solidária no centro do debate sobre desenvolvimento social e geração de renda. Nesta terça-feira (10), o Dia Municipal de Economia Popular e Solidária será comemorado com a realização do seminário “Da formação ao mercado: o Centro Público de Economia Solidária como motor de transformação social”.

O evento acontece das 8h às 12h, no Auditório do Parque Urbano Duque de Caxias, reunindo gestores públicos, empreendedores, educadores populares e representantes de coletivos produtivos de Vila Velha.

O evento é aberto ao público e integra as ações do município de Vila Velha para fortalecer e consolidar a economia popular solidária como caminho de inclusão social, geração de trabalho e renda, e de construção de uma cidade mais justa, onde o crescimento não deixa ninguém para trás.

 Programação

A programação começa com acolhimento e café da manhã, seguido de apresentação cultural e abertura. O ponto alto do evento será a debate temático sobre o papel do Centro Público de Economia Solidária como ferramenta de inclusão produtiva, formação cidadã e acesso ao mercado.

O debate – que também inclui em pauta a proposta de se construir, em Vila Velha, uma sede para o Centro Público de Economia Solidária – contará com a palestra de Rafael Aquiles, agente de Educação Popular em Economia Solidária do Programa Paul Singer, referência nacional no tema, além da mediação de Sheila Rodrigues, vice-presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária. A participação de Dettmann Mendes, executiva da Rede Vilavelhense de Economia Solidária (Revivesol), também está garantida.

Oportunidades concretas

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, a iniciativa reforça a discussão sobre as políticas públicas da gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, que vão além do discurso e entregam oportunidades concretas para quem quer empreender de forma coletiva e sustentável, em Vila Velha.

“A economia solidária é um instrumento poderoso de desenvolvimento econômico e social, que gera renda, promove autonomia e cria redes de cooperação, cumprindo um papel estratégico – que é conectar formação, produção e mercado, especialmente para quem mais precisa –, para incentivar e ampliar a atuação de artesãos, cooperativas, associações coletivas e grupos produtivos, no mercado de Vila Velha”, destaca.

A coordenadora de Economia Popular Solidária de Vila Velha, Karine Helmer, ressalta que o seminário simboliza o amadurecimento dessa política no município.

“Estamos falando de pessoas que transformam talento e trabalho em dignidade. A proposta de criação de um Centro Público representa uma demanda antiga, que inclui a construção de um espaço de acolhimento, capacitação e articulação, para fortalecer nossos grupos produtivos e ampliar seus horizontes. Diante disso, posso afirmar que esse seminário será uma importante oportunidade para a troca de experiências, novos aprendizados e grandes avanços coletivos”, afirma.

Serviço

Seminário/tema: “Da formação ao mercado: O Centro Público de Economia Solidaria como motor de Transformação Social”
Data: 10 de fevereiro de 2026
Local: Auditório do Parque Urbano Duque de Caxias, no Centro
Horário: Das 8h às 12h

Programação

– 8h30 – Acolhimento com um Café da manhã.
– 9h30 – Apresentação Cultural.
– 9h45 – Mesa de Abertura com saudação aos participantes.
– 10:15 – Mesa: O Centro Público de Economia Solidaria como motor de Transformação Social
– Palestrante: Rafael Aquiles – Agente de Educação Popular em Economia Solidária do Programa Paul Singer
– Moderador: Sheila Rodrigues – Vice-presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária
– Debatedor: Dettmann Mendes – Executiva da Rede Vilavelhense de Economia Solidaria
11:30 – Debate
12:00 – Encerramento

Matéria relacionada

Procon está intermediando conflito após escola fechar unidade em Vila Velha

Procon está intermediando conflito após escola fechar unidade em Vila Velha

O Procon Vila Velha acompanha e está intermediando, desde janeiro de 2026, reclamações de alunos de uma escola de formação técnica, após o encerramento das atividades da instituição no município

​Sine Vila Velha inicia a semana com a oferta de 528 vagas de emprego

​Sine Vila Velha inicia a semana com a oferta de 528 vagas de emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Sine Municipal, inicia a semana com a oferta de 528 vagas de emprego com carteira assinada, em

Vila Velha fortalece economia solidária com seminário nesta terça-feira

Vila Velha fortalece economia solidária com seminário nesta terça-feira

Vila Velha volta a colocar a economia solidária no centro do debate sobre desenvolvimento social e geração de renda. Nesta terça-feira (10), o Dia Municipal de Economia Popular e Solidária

​Vila Velha puxou o crescimento da construção civil em 2025

​Vila Velha puxou o crescimento da construção civil em 2025

Mesmo enfrentando um ano de crédito caro e juros nas alturas, Vila Velha fechou 2025 como a cidade com o maior número de unidades imobiliárias em produção no Espírito Santo.

Rumo a 2026: Democrata Cristão inicia montagem de chapas com encontro na Serra ES

Rumo a 2026: Democrata Cristão inicia montagem de chapas com encontro na Serra ES

O partido Democrata Cristão (DC) inicia oficialmente suas movimentações para as eleições de 2026. O presidente estadual da sigla, Marcus Caran, agendou para este sábado o primeiro encontro focado na

Miyo Sushi abre as portas no Parque das Castanheiras

Miyo Sushi abre as portas no Parque das Castanheiras

Vila Velha ganha um novo endereço para quem leva a gastronomia japonesa a sério – e com alma. O Miyo Sushi será inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (06), a partir das