sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Veja como negociar dívida, limpar nome agora e pagar em até 10 anos.

 

Organizar as contas e a vida financeira não é fácil, e no Espírito Santo são1.250.174 inadimplentes, segundo dados da Serasa. Desses, mais de 384 mil têm dívidas com instituições bancárias, segundo a empresa de proteção ao crédito.

E bancos estão oferecendo serviços prometendo limpar nomes e oferecem condições especiais para auxiliar o consumidor a liquidar ou renegociar os débitos com parcelamento em até 10 anos, e ter o nome retirado dos cadastros de inadimplentes em até cinco dias.

O Banestes, por exemplo, está promovendo a Feirão Zera Dívida, que oferece condições especiais, como descontos de até 100% em juros, correção e multa, além do parcelamento da dívida em até 10 anos.

A negociação parcelada em até 10 anos é vista como viável para dívidas com altos valores, segundo Carlos Artur Hauschild, diretor de Negócios e Recuperação de Ativos do Banestes:

“Todas as condições do feirão são para qualquer valor de dívida, e até mesmo dívidas ajuizadas. Estamos trazendo condições sensíveis para os nossos clientes. As condições, principalmente os prazos, são avaliados junto ao cliente de acordo com o valor, destaca.

No caso do prazo de 10 anos para pagamento, é necessário avaliar a taxa de juros cobrada, se há ou não tarifas embutidas, e para quanto que vai o custo total da dívida, destaca o economista Ricardo Paixão

“Tem uma variável chamada Custo Efetivo Total (CET), que as instituições bancárias têm que apresentar para o consumidor. Tem que observar a diferença do CET para a taxa de juros, porque os juros não estão inseridos ali. Num prazo tão longo vai se pagar um valor razoavelmente considerável”, explica.

É importante priorizar as dívidas mais altas, a exemplo de financiamentos de apartamento ou veículo, na hora de negociar, reforça Ricardo Paixão. “É sempre importante estar atento de que forma o valor será diluído na negociação”.

Além do Banestes, outros bancos com campanhas de negociação são Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Santander. Na Caixa, para quitação de valores de até R$ 5 mil, os clientes podem negociar suas dívidas também nas lotéricas Caixa, informando o CPF e código PEC 10727382.

No Santander, para financiamento, as ofertas de renegociação dependem do perfil do cliente, mas há condições inéditas, de acordo com a instituição.

PROCON ALERTA PARA ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

Os consumidores devem ficar atentos para as condições de negociação antes de fechar o negócio, destaca Rogério Athayde, diretor- presidente do Procon-ES.

“Na hora de negociar a dívida, o consumidor tem o direito de saber o valor da dívida de origem e todos os encargos, por meio do demonstrativo de evolução do débito, que deve ser concedido pela instituição financeira. Dessa forma, ficará mais fácil avaliar se o valor negociação é justo”, explica Athayde.

O devedor tem direito à antecipação das parcelas vencidas do seu empréstimo ou financiamento sem a cobrança dos juros previamente calculados no contrato, diz o diretor-presidente.

O Procon dispõe de um setor exclusivo para atendimento de cálculo e negociação de dividas, na sede do órgão, no centro de Vitória. mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br, e no Faça Fácil Cariacica, por agendamento pelo site facafacil.es.gov.br. O Procon está localizado na avenida Jerónimo Monteiro, 935, Centro.

Matéria relacionada

Com alta da Selic, cenário se torna favorável para investimentos em 2025

Com alta da Selic, cenário se torna favorável para investimentos em 2025

Assessora de investimentos da Sicredi Serrana traz as principais tendências para o mercado de investimentos e dá dicas para quem quer começar a investirO Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou

Governador, vice e chefes de Poderes marcam presença na abertura dos trabalhos legislativos

Governador, vice e chefes de Poderes marcam presença na abertura dos trabalhos legislativos

A  Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deu início aos trabalhos legislativos de 2025 nesta terça-feira (4), reforçando o compromisso com a transparência, modernização e diálogo entre os Poderes. A

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Em votação de chapa única, o deputado estadual Marcelo Santos (União) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para o biênio 2025-2027. A escolha confere a continuidade

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Do alto do Pico Itaúnas ao Rio Jucu, encontra-se uma área estratégica que marca parte do limite entre os municípios de Vila Velha e Viana. Esse território, com cerca de

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

Tem chamado cada vez mais a atenção do mercado o fato de Vila Velha se manter como líder em desenvolvimento imobiliário no Espírito Santo. A cidade – que chegou a

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Em uma iniciativa inédita, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Sine, e a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES) firmaram parceria para promover