Organizar as contas e a vida financeira não é fácil, e no Espírito Santo são1.250.174 inadimplentes, segundo dados da Serasa. Desses, mais de 384 mil têm dívidas com instituições bancárias, segundo a empresa de proteção ao crédito.
E bancos estão oferecendo serviços prometendo limpar nomes e oferecem condições especiais para auxiliar o consumidor a liquidar ou renegociar os débitos com parcelamento em até 10 anos, e ter o nome retirado dos cadastros de inadimplentes em até cinco dias.
O Banestes, por exemplo, está promovendo a Feirão Zera Dívida, que oferece condições especiais, como descontos de até 100% em juros, correção e multa, além do parcelamento da dívida em até 10 anos.
A negociação parcelada em até 10 anos é vista como viável para dívidas com altos valores, segundo Carlos Artur Hauschild, diretor de Negócios e Recuperação de Ativos do Banestes:
“Todas as condições do feirão são para qualquer valor de dívida, e até mesmo dívidas ajuizadas. Estamos trazendo condições sensíveis para os nossos clientes. As condições, principalmente os prazos, são avaliados junto ao cliente de acordo com o valor, destaca.
No caso do prazo de 10 anos para pagamento, é necessário avaliar a taxa de juros cobrada, se há ou não tarifas embutidas, e para quanto que vai o custo total da dívida, destaca o economista Ricardo Paixão
“Tem uma variável chamada Custo Efetivo Total (CET), que as instituições bancárias têm que apresentar para o consumidor. Tem que observar a diferença do CET para a taxa de juros, porque os juros não estão inseridos ali. Num prazo tão longo vai se pagar um valor razoavelmente considerável”, explica.
É importante priorizar as dívidas mais altas, a exemplo de financiamentos de apartamento ou veículo, na hora de negociar, reforça Ricardo Paixão. “É sempre importante estar atento de que forma o valor será diluído na negociação”.
Além do Banestes, outros bancos com campanhas de negociação são Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Santander. Na Caixa, para quitação de valores de até R$ 5 mil, os clientes podem negociar suas dívidas também nas lotéricas Caixa, informando o CPF e código PEC 10727382.
No Santander, para financiamento, as ofertas de renegociação dependem do perfil do cliente, mas há condições inéditas, de acordo com a instituição.
PROCON ALERTA PARA ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO
Os consumidores devem ficar atentos para as condições de negociação antes de fechar o negócio, destaca Rogério Athayde, diretor- presidente do Procon-ES.
“Na hora de negociar a dívida, o consumidor tem o direito de saber o valor da dívida de origem e todos os encargos, por meio do demonstrativo de evolução do débito, que deve ser concedido pela instituição financeira. Dessa forma, ficará mais fácil avaliar se o valor negociação é justo”, explica Athayde.
O devedor tem direito à antecipação das parcelas vencidas do seu empréstimo ou financiamento sem a cobrança dos juros previamente calculados no contrato, diz o diretor-presidente.
O Procon dispõe de um setor exclusivo para atendimento de cálculo e negociação de dividas, na sede do órgão, no centro de Vitória. mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br, e no Faça Fácil Cariacica, por agendamento pelo site facafacil.es.gov.br. O Procon está localizado na avenida Jerónimo Monteiro, 935, Centro.