sábado, 19 de abril de 2025

Saiba como contribuir para a Previdência Social mesmo sem exercer atividade remunerada

Mesmo sem exercer atividade remunerada, é possível contribuir para a Previdência Social por meio da modalidade de segurado facultativo. Diferente do empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual e segurado especial — que são obrigatoriamente vinculados ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS) —, a filiação do segurado facultativo ocorre de forma voluntária.

Para os segurados obrigatórios, a filiação ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é automática e vinculada ao exercício de atividade remunerada, mesmo que não haja recolhimento de contribuição.

No caso do segurado facultativo, a filiação ocorre a partir da inscrição e do primeiro recolhimento pago sem atraso, utilizando um dos números de identificação: Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), PIS, PASEP ou NIS. A idade mínima para contribuir como segurado facultativo é 16 anos.

Entre os que podem se filiar nessa condição estão: síndicos de condomínio não remunerados, estudantes, estagiários, ex-segurados obrigatórios, bolsistas dedicados integralmente à pesquisa, curso de especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior, desde que não esteja vinculado a qualquer regime de previdência social.

Outros exemplos são presos que não exerçam atividade remunerada nem estejam vinculados a outro regime previdenciário, e brasileiros residentes no exterior.

Contribuinte facultativo de baixa renda

Existe ainda a modalidade Facultativo Baixa Renda, voltada a pessoas que integram famílias de baixa renda e se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico em sua própria residência, sem renda própria. Nessa opção, a alíquota de contribuição é reduzida para 5% do salário-mínimo.

Entre o que é preciso para se enquadrar nessa categoria, é necessário:

Estar inscrito no CadÚnico;

Não exercer atividade remunerada;

Não possuir renda própria de nenhuma natureza;

Ter renda familiar mensal de até dois salários-mínimos, devendo a família estar inscrita no Cadastro Único.

Códigos de pagamento

A contribuição como facultativo deve ser feita por meio da Guia da Previdência Social (GPS), conhecida como “carnê do INSS”. O código de pagamento varia conforme o perfil do segurado e sua capacidade de contribuição:

Código 1406: usado no plano normal, com alíquota de 20% sobre qualquer valor declarado entre o salário mínimo e o teto previdenciário, e indicado para quem quer contribuir mais e ter um benefício previdenciário maior no futuro.

Código 1473: usado no plano simplificado, com alíquota de 11% sobre o salário-mínimo. Lembrando que a contribuição nesta alíquota exclui o direito à aposentadoria por tempo de contribuição e à certidão de tempo de contribuição, exceto se o valor contribuído for complementado até atingir 20% do salário-mínimo.

Código 1929: usado pelo segurado facultativo baixa renda, com alíquota de 5% sobre o salário-mínimo.

Recolhimento em atraso

O segurado facultativo não pode pagar contribuições anteriores à data de sua inscrição no INSS. Após a inscrição, o recolhimento em atraso é permitido apenas se o segurado não ficar mais de seis meses sem contribuir.

Matéria relacionada

Homem é preso suspeito de oferecer drogas e estuprar adolescentes no Sul do ES

Homem é preso suspeito de oferecer drogas e estuprar adolescentes no Sul do ES

Um homem de 33 anos foi preso na tarde de terça-feira (15), no bairro Recanto, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, por envolvimento em crimes contra adolescentes

Alexandre Puppim é o escolhido de Casagrande para vaga de desembargador

Alexandre Puppim é o escolhido de Casagrande para vaga de desembargador

O advogado Alexandre Puppim será o novo desembargador o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Ele foi escolhido pelo governador Renato Casagrande (PSB), que anunciou decisão na tarde desta

Festival da torta capixaba com pratos a partir de R$ 20 em Vitória

Festival da torta capixaba com pratos a partir de R$ 20 em Vitória

O recanto mais bucólico da capital, a Ilha das Caieiras, se transforma no epicentro de uma das celebrações mais tradicionais da Semana Santa no Espírito Santo nesta semana. O Festival

Feriado de Páscoa será com previsão de chuva no ES e Vitória tem chuvas acima da média

Feriado de Páscoa será com previsão de chuva no ES e Vitória tem chuvas acima da média

A região central do Estado poderá ter chuva moderada a forte durante o feriadão de Páscoa, já nesta quinta-feira (17), segundo a Climatempo. De acordo com a empresa, o cenário é

Psicóloga é esfaqueada por inquilina clandestina em Vitória

Psicóloga é esfaqueada por inquilina clandestina em Vitória

Uma psicóloga de 52 anos foi esfaqueada por uma mulher que morava em seu apartamento em Santa Lúcia, Vitória, na noite desta terça-feira (15). A mulher foi ferida com golpes nas costas

Navio é alvo de operação da PF no Porto de Ubu, em Anchieta

Navio é alvo de operação da PF no Porto de Ubu, em Anchieta

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (16) no Complexo de Ubu, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. A ação mobilizou viaturas da Polícia Federal