quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Primeira parcela do 13º salário deve ser depositada até esta sexta

 

 

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela depositada até esta sexta-feira (29). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.096,78.

Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril a 8 de maio. A segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho.

Quem tem direito

Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.

Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

Cálculo proporcional

O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tributação

O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o décimo terceiro incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.

A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Matéria relacionada

Jovem é preso após agredir e tentar esfaquear garota de programa no ES

Jovem é preso após agredir e tentar esfaquear garota de programa no ES

    Um jovem de 21 anos foi preso após agredir uma garota de programa no Centro de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, no início da madrugada do último

Homem é flagrado por câmera ao abandonar cachorros em bairro de Vitória

Homem é flagrado por câmera ao abandonar cachorros em bairro de Vitória

    Uma câmera de videomonitoramento flagrou o momento em que um homem abandona seis filhotes e dois cachorros adultos em uma rua do bairro São Cristóvão, em Vitória, na

Ginastas capixabas sobem ao pódio no Campeonato Brasileiro ‘Ilona Peuker’

Ginastas capixabas sobem ao pódio no Campeonato Brasileiro ‘Ilona Peuker’

    As atletas do Instituto Capixaba Esportivo (Incesp), que viajaram com apoio do Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), subiram ao pódio no Campeonato Brasileiro Loterias

Encapuzados matam dois jovens a tiros dentro de carro em Iriri

Encapuzados matam dois jovens a tiros dentro de carro em Iriri

    Dois jovens foram executados, no sábado (30), a tiros na Rua Sizinio Felisberto, no balneário de Iriri, em Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo. O crime, que

Motociclista morre ao colidir em carro estacionado em Cariacica

Motociclista morre ao colidir em carro estacionado em Cariacica

    Um motociclista morreu em um acidente na manhã deste domingo (1º), no bairro São Francisco, em Cariacica. A vítima foi identificada como Samuel Morais Rocha, 25 anos. Segundo

Procon-ES realiza Mutirão de Negociação de Dívidas a partir desta segunda-feira

Procon-ES realiza Mutirão de Negociação de Dívidas a partir desta segunda-feira

  O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizará um Mutirão de Negociação de Dívidas, com o objetivo de propiciar condições diferenciadas para regularização de débitos e