Alguns postos do Estado estão sem combustíveis e informaram problema com as distribuidoras. Há postos com estoque baixo e outros que já acabaram nesta quinta-feira (16), segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos-ES).
O sindicato afirmou que alguns postos associados relataram problemas para reabastecer seus estoques nos últimos dias.
“As distribuidoras estão negando pedidos, especialmente dos postos de bandeira branca, que não têm exclusividade da marca (podem comprar de qualquer distribuidora). Alguns destes estabelecimentos já estão sem produto”, disse em nota o Sindipostos-ES.
Os postos são o último elo da cadeia, pois compram os combustíveis das distribuidoras que, por sua vez, compram das refinarias e usinas de etanol, explicou o sindicato.
“São as distribuidoras que administram seus estoques nas duas bases do Espírito Santo (Tubarão e Oiltanking). Portanto, cabe às distribuidoras e à gestão das bases fornecerem mais informações a respeito deste estoque”.
A reportagem procurou o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que representa as principais companhias distribuidoras de combustíveis, para esclarecer os motivos dessa falha no abastecimento, mas o sindicato não respondeu até o fechamento da edição.
O economista Ricardo Paixão crê que pode se tratar de algo pontual e que não irá se prolongar. “Certamente são problemas pontuais que está havendo, mas sem grandes reflexos para frente, até porque o governo tem controlado muitos preços dos combustíveis para que a gente não tenha um aumento e um impacto muito significativo nas cadeias produtivas”.
Na última semana, houve uma paralisação de motoristas de caminhões-tanque que também chegou a deixar alguns postos sem combustíveis na Grande Vitória.
A mobilização foi no Terminal Portuário de Vila Velha, na empresa Otamerica (Oiltanking). Segundo o Sindipostos-ES, a greve interrompeu o abastecimento entre a manhã e a tarde do dia 6, mas a volta ocorreu gradativamente.
Nessa ocasião, a Associação das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados do Petroleo do Estado do Espirito Santo (Asstanque-ES) se manifestou nas redes sociais: “Representantes mais uma vez trouxeram respostas positivas aos seus associados, após uma manifestação pacífica”.