sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Polo de inovação em Vila Velha com 200 empresas parceiras até 2029

Um polo de inovação que terá atividades por toda a cidade foi lançado em Vila Velha na 28ª edição do Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) nesta terça-feira (9).

O Vila Valley quer alcançar até 2029, 200 empresas parceiras, mais de 2 mil estudantes capacitados, e 10 parcerias internacionais.

Além disso, entre as metas para os próximos quatro anos do polo – ou hub – estão 150 startups incubadas e 100 aceleradas, 100 desafios públicos resolvidos e mais de R$ 50 milhões mobilizados.

O projeto terá como ponto de partida, a Casa Amarela, na Prainha, mas terá atividades em espaços por todas as regiões de Vila Velha.

O presidente da Assevila, Thomaz Tommasi, destacou que o prefeito Arnaldinho Borgo, há cerca de um ano, fez uma provocação de que a cidade deveria ter um hub de inovação, e que deveria estar localizado num lugar especial para que a inovação fosse conectada com a cultura.

“O José Luiz (Dantas, presidente da Universidade Vila Velha) estava presente. Ele é um visionário, e junto com o prefeito Arnaldinho, alinharam que nós da Assevila poderíamos estar juntos num ecossistema de inovação que vai impulsionar a inovação de Vila Velha”, disse.

O prefeito Arnaldinho Borgo afirmou que Vila Velha alcançará um futuro promissor nos próximos cinco a dez anos, e em consonância com essa visão, a prefeitura tem investido significativamente na educação do município.

“O que a gente tem plantado aqui no dia de hoje, a semente, ela vai germinar daqui a 10, 15, 20 anos. Mas quando germinar, vocês lembrarão de tudo que nós passamos, de tudo que nós estamos plantando. É uma política pública que nós estamos aqui lançando para a sociedade, em parceria com as instituições”, contou.

Arnaldinho disse que a oportunidade de inovar tem o objetivo de ter outros eixos para o desenvolvimento econômico e social de Vila Velha e do Estado. “Acredito muito que nós vamos alcançar esse objetivo diversificando a nossa economia e atraindo cada vez mais novos empreendedores e lideranças para Vila Velha”.

O governador do Estado, Renato Casagrande, classificou o lançamento do Vila Valley como um passo importantíssimo para a inovação.

“Conseguimos fazer com que o Estado caminhe em direção a ter uma economia mais sofisticada. Por muito tempo nossa economia foi muito dependente de exportação de commodities, e nos últimos anos a gente tem feito um trabalho para sofisticar, para poder tornar a nossa economia mais complexa, como o que a gente fez com relação ao incentivo que deu para ter uma fábrica de papel, mais fábricas de café solúvel, na atração da Marcopolo para cá, e estamos debatendo com a ArcelorMittal sobre o laminador de tiras a frio”.

Projeto tem eixos voltados para logística, economia criativa e turismo
O Vila Valley tem eixos voltados para a potencialidades de Vila Velha, e abordará pontos como logística, economia criativa, turismo, internacionalização, educação e saúde, segundo Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae no Estado.

“A qualidade de vida, a infraestrutura, a mobilidade, a renda, a inclusão social que nós desejamos para o Estado, e em especial para Vila Velha, dependem da nossa capacidade de inovar. E aí entra um grande desafio. O primeiro passo que precisa ser dado para que isso funcione é o estabelecimento de uma governança ativa, provocativa, propositiva, que acolha esse ambiente de inovação e que o anime, porque senão ele fica num campo de ideias”, explicou.

Uma das inspirações para o Vila Valley foi o Rio Innovation Week, onde espaços são credenciados e acontecem atividades ao longo de toda a cidade do Rio de Janeiro, destacou o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade Vila Velha (UVV), Alessandro Coutinho.

“Além disso, esse ecossístema já está conectado com planos estratégicos, como o Plano Estadual de Ciência e Tecnologia, Plano ES 500 Anos e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial”, disse.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou que o projeto é lançado diante da revolução tecnológica que vem acontecendo.

“A Prainha hoje tem um ambiente favorável e conectando toda a cidade, porque o hub é somente o ponto de apoio, mas (o projeto) vai alcançar Vila Velha toda. A revolução já foi industrial agora a revolução que nós vivemos é rápida veloz com o uso de Inteligência Artificial e outras tecnologias”.

O secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, disse que a expectativa é de que até meados de março a Casa Amarela esteja em total funcionamento.

“Vai ser um passo importante na cidade de Vila Velha para que a gente possa também fazer com que a nossa população entenda os trabalhos de inovação que são feitos para eles. Então essa tradução do que é inovação, do que é um hub de inovação, é o que a gente vai tentar fazer num local que tem um simbolismo muito grande para nossa cidade”.

Matéria relacionada

Rodoviários aceitam proposta de reajuste e cancelam greve de ônibus

Rodoviários aceitam proposta de reajuste e cancelam greve de ônibus

A greve de ônibus, que poderia acontecer no Espírito Santo a partir desta quinta-feira (11), está cancelada. Em assembleia, realizada nesta quarta-feira, os rodoviários aceitaram a proposta de reajuste salarial

Cariacica conquista Selo Diamante em transparência e governança pública em 2025

Cariacica conquista Selo Diamante em transparência e governança pública em 2025

A gestão de Cariacica segue acumulando reconhecimentos pela qualidade, integridade e compromisso com a transparência. Nesta quarta-feira (10), o município recebeu mais um Selo Diamante, desta vez concedido pelas entidades

Polo de inovação em Vila Velha com 200 empresas parceiras até 2029

Polo de inovação em Vila Velha com 200 empresas parceiras até 2029

Um polo de inovação que terá atividades por toda a cidade foi lançado em Vila Velha na 28ª edição do Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila)

Réveillon de Cariacica terá 7 minutos de queima de fogos e shows gratuitos na orla

Réveillon de Cariacica terá 7 minutos de queima de fogos e shows gratuitos na orla

Cariacica vai abrir o clima de virada de ano com um espetáculo especial! O público poderá contar com 7 minutos de queima de fogos de baixo ruído iluminando o céu

Gestão da nova presidente do TJ-ES com diálogo, transparência e agilidade

Gestão da nova presidente do TJ-ES com diálogo, transparência e agilidade

A desembargadora Janete Vargas Simões, nova presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) para o biênio 2026-2027, afirmou que sua gestão, pretende ter a marca do diálogo, transparência

Projeto dá autonomia ao TJ para alterar estrutura administrativa e funcional

Projeto dá autonomia ao TJ para alterar estrutura administrativa e funcional

A Assembleia Legislativa vai apreciar o Projeto de Lei Complementar (PLC) 31/2025, que dá autonomia ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) para realizar alterações na estrutura administrativa e