domingo, 25 de fevereiro de 2024

Operação conjunta da Decon, ANP e CPI dos Explosivos e Combustíveis interdita três postos na Região Metropolitana

 

 

Três postos de combustíveis tiveram suas bombas lacradas e foram fechados para atendimento ao público, na manhã desta quarta-feira (5), na Região Metropolitana durante uma operação realizada em conjunto entre a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Explosivos e Combustíveis da Assembleia Legislativa (Ales), presidida pelo deputado Denninho Silva (União).

O foco da operação é o combate ao comércio clandestino e adulteração de gasolina, etanol e diesel, visando garantir uma melhor qualidade do combustível que é comercializado no Espírito Santo. Ao todo, 15 postos foram fiscalizados e três deles foram interditados por venderem combustível adulterado com excesso de metanol, conforme comprovação de laudos feitos por técnicos da ANP.

Segundo o órgão, a substância encontrada nas amostras é altamente tóxica podendo causar graves danos à saúde humana com a meta inalação, além de poder causar danos ao funcionamento dos veículos de baixa motorização.

O titular da Decon, delegado Eduardo Passamani, disse que recebe várias reclamações de consumidores sobre combustíveis de má qualidade.

“Recebemos todos os dias denúncias desse tipo. Vamos pra campo apurar e confirmamos as denúncias. Interditamos o local até que o proprietário se regularize. Enquanto isso, as investigações seguem no inquérito policial”, disse Passamani.

O presidente da CPI dos Explosivos e Combustíveis da Assembleia, deputado Denninho Silva (União), disse que também recebe denúncias e que as investigações vão continuar. Para não atrapalhar os trabalhos os nomes dos estabelecimentos não estão sendo divulgados.

“Vamos intimar os proprietários para prestarem esclarecimentos à CPI. Vamos apurar também as transportadoras, refinarias, enfim… o trabalho está só começando”, disse.

Já o especialista em regulação da ANP, Marcelo da Silva, disse que a agência atua em conjunto com outros órgãos e explicou como chegou aos postos.

“Temos um programa de monitoramento da qualidade dos combustíveis. Fomos convidados pela Decon e pela CPI para apurar. Encontramos presença alta de metanol no álcool. Se ingerido, pode matar. Se em contato com os olhos, pode cegar”, explicou Marcelo.

Denúncias podem ser feitas pelo 0800-9700267 para a ANP e pelo 181 no disque-denúncia da PC. Não é necessário se identificar.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima