Como parte de investimentos na área ambiental que já somam R$ 1,9 bilhão desde 2018, obras da ArcelorMittal vão abrir 400 vagas de empregos ainda este ano. As oportunidades são para trabalhar em empresas que prestam serviços para a siderúrgica nas ações voltadas para melhoria do meio ambiente.
Entre os cargos que serão necessários estão mecânico, caldeireiro, soldador, encanador, pintor, montador de andaime, técnicos de planejamento, técnico de segurança do trabalho, eletricista, entre outros.
A gerente de implantação de projetos ambientais da ArcelorMittal, Ana Clara Bernabé, explicou que os investimentos na área fazem parte dos planos de ações da empresa para cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), com o governo do Espírito Santo e o Ministério Público, pactuado em 2018. As metas estabelecidas pelo termo devem ser atendidas até o final deste ano, quando a documento completa cinco anos.
“Neste ano, estamos com um número crescente de pessoas trabalhando diretamente nas obras ambientals. Hoje, temos cerca de 1.000 pessoas, mas até o fim das obras, devemos ter mais 400 trabalhadores atuando.”
A gerente de implantação de projetos ambientais da ArcelorMittal, Ana Clara Bernabé, explicou que os investimentos na área fazem parte dos planos de ações da empresa para cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), com o governo do Espírito Santo e o Ministério Público, pactuado em 2018. As metas estabelecidas pelo termo devem ser Ela explicou que as vagas são efetivas, principalmente para a área de montagem eletromecânica, além de obras civis, como pavimentação. “Chegamos em uma fase em que temos muita montagem de equipamentos para os projetos que temos nessa área. Muitos estão em andamento e algumas já sendo finalizados.
Contratação
Ana Clara frisou que os profissionais necessários para as obras serão contratados diretamente pelas empresas que ganharam licitação para realizar os serviços.
Ao todo, o programa Evoluir, que engloba os investimentos ambientais da ArcelorMittal, já envolveu 40 empresas terceirizadas, sendo 25 capixabas.
Muitas vagas são preenchidas a partir da seleção no Sine da Serra, outras por meio de seleção das próprias empresas.
OPORTUNIDADE
Depois de trabalhar por 10 anos na área de limpeza para uma empresa que presta serviço para a ArcelorMittal, Sandra Lúcia Albino dos Santos, de 48 anos, realizou um sonho: ela foi contratada para trabalhar como soldadora em uma das obras ambientais em andamento.
“Quando comecei a trabalhar aqui, em 2013, eu já sabia que queria ir para a área da indústria. Eu olhava para o alto-forno e sabia que era ali que eu iria trabalhar um dia. Depois que meus filhos cresceram, voltei para escola, terminei o ensino médio e fui fazer cursos na área de solda. Agora, consegui a oportunidade e estou muito feliz”.