domingo, 6 de julho de 2025

Mudança no trabalho aos feriados no comércio.

 

O governo federal publicou uma portaria que revogou autorização permanente de trabalho aos feriados, concedida em 2021, durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro, para algumas atividades.

A nova portaria, assinada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e publicada no Diário Oficial da União, revoga várias atividades do comércio em geral que tinham permissão para o trabalho aos feriados, como supermercados, farmácias, atacados, distribuidores de alimentos e feiras livres.

Com a nova regra, o trabalho nos feriados somente será permitido se houver previsão em convenção coletiva da categoria e observada a lei municipal.

A convenção coletiva é um acordo firmado entre dois sindicatos: o dos trabalhadores e o patronal (que representa as empresas). Esse pacto define as relações trabalhistas de toda a categoria profissional.

No caso dos domingos, não há necessidade de convenção coletiva se houver lei municipal que autorize o funcionamento dos estabelecimentos.

No Estado, são mais de 150 mil profissionais no comércio, segundo o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, que podem ser afetados pela mudança.

A portaria anterior, de 2021, liberava de forma irrestrita e permanente o trabalho em feriados e aos domingos para setores como o de supermercados, hipermercados e feiras livres, entre outros, somando mais de 70 categorias.

Antes, não precisava de nenhum acordo, bastava o empregador comunicar aos funcionários que o estabelecimento abriria normalmente e a escala de trabalho, respeitando os direitos de folga, conforme disse o advogado Fabiano Zavanella.

Agora, as normas relativas aos direitos dos trabalhadores deverão estar em convenção coletiva —e não em acordo coletivo. A diferença entre eles é que o acordo é fechado entre o sindicato e uma determinada empresa e a convenção envolve toda a categoria profissional.

Dentre as regras que deverão estar previstas, a principal delas é sobre a compensação pelo trabalho no feriado, com folgas ou pagamento de horas extras. Há casos, no entanto, que a convenção poderá prever outros benefícios, como adicionais, bonificações ou premiações.

Segundo o vice-presidente da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamin, a revogação na véspera de um feriado aumenta as incertezas dos empregadores.

“Devemos considerar que mais atrasa o nosso desenvolvimento, travam o nosso progresso, e causa o engessamento dos negócios devido a tantos regramentos e, pior ainda, quando as regras mudam da noite para o dia e sem muitas razões práticas”, contou.

Apesar disso, o representante da Fecomércio explicou que mesmo com a portaria de 2021, manteve convenção coletiva nos últimos anos, “visando dar mais segurança e estabelecer padronização dos feriados permitidos, a remuneração diferenciada e demais direitos dos trabalhadores reconhecendo o esforço adicional que existe para se trabalhar nos feriados”.

O superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, criticou a decisão, a qual chamou de “infeliz”. “Já seguimos as regras dentro da CLT. Tem que ver, pois dificulta a criação de emprego e renda. É um retrocesso”.

O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio no Estado (Sindicomerciarios-ES), Rodrigo Rocha, disse que “acredita que o melhor cenário é sempre quando a decisão seja a que permita aos trabalhadores serem ouvidos e tomarem suas decisões de forma consciente, sem imposição dos patrões”.

Matéria relacionada

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Moradores da Grande Vitória registraram diversos casos de danos causados pela ação dos fortes ventos que atingem o Estado nesta sexta-feira (4). Entre as imagens de maior impacto, está a

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

A população poderá se vacinar neste sábado (5) sem necessidade de agendamento prévio. A aplicação dos imunizantes será realizada em dois pontos: no Boulevard Shopping Vila Velha, na Rodovial do

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (3), no Cais das Artes, em Vitória, foi lançado oficialmente o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos, iniciativa que inaugura um novo

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim tem se destacado cada vez mais pela eficiência e agilidade nas ações de segurança pública. Em um intervalo de apenas seis

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), junto à Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), disponibilizou 1.460 vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o Estado,

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

A Desportiva Ferroviária estreou com derrota na Vitória Cup 2025. Na noite desta quarta-feira (2), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, a Locomotiva Grená perdeu para o Banfield, da Argentina,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *