sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Lei cria 2 mil cargos e bônus para reduzir fila no INSS.

 

Uma nova lei que tem o objetivo de reduzir a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na análise de novas aposentadorias, licenças, auxílios e pensões foi aprovada no plenário do Senado e vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto também cria 2 mil cargos comissionados no governo, que poderá distribuí-los livremente, além de bônus a servidores no valor por perícia. O projeto cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Ele terá uma duração inicial de nove meses, podendo ser prorrogado por mais três.

Segundo o próprio INSS, mais de 600 mil pedidos administrativos e 1 milhão de perícias médicas aguardam uma solução.

No caso da análise documental das perícias médicas, o serviço pode ser feito em dias não úteis, como previa o governo, e também em dias úteis após o expediente. Essas medidas já foram tentadas por outros governos, mas pouco resolveu a fila do INSS.

O projeto permite, por exemplo, a realocação de cargos do Executivo para que o INSS tenha mais funcionários e, por consequência, consiga acelerar os processos de análise e perícia. A proposta também estabelece para os médicos servidores o valor de R$ 75 por perícia feita e aos funcionários administrativos o valor de R$ 68 por tarefa. Isso considerando a atividade para além da capacidade regular desses funcionários.

A proposta também autoriza a aceitação de atestados médicos e odontológicos pendentes de avaliação para fins de concessão de licença para tratamento da própria saúde ou por motivo de doença em pessoa da família.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse, na última semana, que quer “encerrar” o trabalho remoto dos servidores do INSS e colocar 100% dos funcionários atendendo nas agências do órgão.

Hoje, cerca de 40% do pessoal do INSS está em regime de teletrabalho, modalidade que foi amplamente recorrida pelo funcionalismo durante a pandemia da covid-19. Segundo o ministro, no entanto, a mudança não será feita repentinamente. Serão publicadas portarias e decretos que versem sobre o tema e deem tempo de planejamento aos funcionários.

“Quero começar uma nova fase da Previdência, a da humanização, com todo mundo dentro das agências. Percebo a necessidade dessa população de ter o contato humano, de falar, de ouvir. A Previdência é mais social do que previdenciária”, explicou Lupi.

O diretor-executivo do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos no Espírito Santo (Sindnapi-ES), Jânio Araújo, disse que a entidade pede a realização de concursos públicos para servidores e peritos no INSS, mas vê de forma positiva o PEFPS.

“O sindicato entende que o melhor caminho para o enfrentamento à fila da Previdência Social, é a abertura de concurso público tanto para servidores como para peritos. Enquanto isso não acontece, toda e qualquer iniciativa para adiantar o sofrimento dessas pessoas que estão nas filas de espera, é muito bem-vinda”, explicou.

Segundo o diretor-executivo do sindicato, a situação da fila do INSS precisa de soluções definitivas e não temporárias. “Mas como já disse, o Sindicato entende que até isso acontecer, acredita nesse programa”, disse.

Matéria relacionada

Ciclone extratropical deixa ES em alerta para o final de semana

Ciclone extratropical deixa ES em alerta para o final de semana

Um ciclone extratropical ligou o alerta no Espírito Santo para tempestades e frente fria para  o próximo final de semana. O fenômeno meteorológico deve causar ventanias severas e tempestades em

Polícia faz megaoperação contra criminosos ligados a ataque a tiros em Santa Rita

Polícia faz megaoperação contra criminosos ligados a ataque a tiros em Santa Rita

A Polícia Civil realiza, desde a madrugada desta quinta-feira (6), uma megaoperação nos municípios de Vila Velha, Cariacica e Serra. De acordo com a corporação, os alvos são criminosos ligados

Organização criminosa ligada ao Comando Vermelho é alvo de operação no ES

Organização criminosa ligada ao Comando Vermelho é alvo de operação no ES

Uma organização criminosa com base em Fundão, ligada à facção Comando Vermelho (CV), é alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (5). De acordo com a

Temporal com queda de árvores, granizo e destelhamentos em regiões do ES

Temporal com queda de árvores, granizo e destelhamentos em regiões do ES

Um forte temporal surpreendeu os capixabas na noite desta terça-feira (4) e provocou diversos transtornos em municípios do interior do Estado. Houve chuva de granizo, queda de árvores, destelhamento de

Teste de glicemia poderá ser obrigatório na triagem de hospitais e postos de saúde

Teste de glicemia poderá ser obrigatório na triagem de hospitais e postos de saúde

Um projeto de lei que pode mudar o atendimento de urgência e emergência em todo o Estado. A proposta obriga que todos os pacientes passem por um teste rápido de

Acordo para construção de estaleiro no Porto Central, em Presidente Kennedy, é assinado

Acordo para construção de estaleiro no Porto Central, em Presidente Kennedy, é assinado

A Porto Central Complexo Industrial Portuário S.A., a ser instalado em Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, e a M.A.R.S. Europe A/S assinaram o segundo aditivo ao Memorando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *