A multinacional de origem suíça Nestlé anunciou que vai investir, entre 2023 e 2024, R$ 430 milhões para modernizar e ampliar a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha, além de instalar linhas de produção para lançamentos de seis novos produtos.
Para o período, serão criados 1.000 empregos na fábrica, entre diretos e indiretos.
Os investimentos seguem o conceito de indústria 4.0, com automação e robotização que garantem maior eficiência e inteligência operacional, para tornar a fábrica mais digital e conectada, e ampliar em até 15% a capacidade produtiva.
Serão duas frentes de produção, uma delas para fabricação de tabletes e outra para a ampliação da capacidade das linhas já existentes para lançamento de novos produtos.
Outro objetivo dos investimentos é aumentar a implementação de processos sustentáveis, a exemplo de energia solar.
“Vamos, por exemplo, aproveitar toda a incidência solar de Vila Velha com painéis fotovoltaicos”, destaca o vice-presidente Jurídico e de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil, Gustavo Bastos.
Nos dois últimos anos, a fábrica da Garoto investiu mais de R$ 270 milhões para a modernização e expansão de linhas de produção, além de processos mais sustentáveis.
O diretor da Garoto, Michey Piantavinha, explica que as 1.000 vagas serão destinadas principalmente para a construção civil e contratações para o período de produção para a Páscoa, entre agosto deste ano e janeiro. Ele também destaca que a empresa tem parcerias com instituições do Estado para formação profissional.
“Para a implementação dos investimentos, vamos precisar de engenheiros, profissionais que mexem com construção, com eletricidade, operários de empresas que vão nos apoiar na instalação desse novo investimento”, diz.
Presente na coletiva de imprensa para o anúncio dos investimentos da fábrica, o governador Renato Casagrande destacou que o Estado, organizado, permite criar condições para que possa receber investimentos privados.
“O que nos cabe não é substituir o setor privado, a gente faz a nossa parte com investimentos em infraestrutura, como de saneamento, de macrodrenagem, a urbanização de ruas e até de escolas”, afirma.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ressaltou que a cidade se coloca novamente como empreendedora.
“A criação de mais emprego e renda na cidade de Vila Velha é motivo de alegria. A cidade se coloca como a cidade empreendedora, a primeira mais empreendedora do Estado e a 29ª no País em um universo de mais de 5600 municípios”, diz o prefeito.