segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Greve ameaça paralisar aeroportos brasileiros duas horas por dia, inclusive em Vitória

Uma greve de servidores ligados à estatal federal NAV Brasil, que atua no setor de controle do espaço aéreo, prevista para dias 24, 26 e 30 de setembro e 2 de outubro ameaça criar um caos nos aeroportos brasileiros.

A greve promete paralisar parte dos serviços de navegação aérea por duas horas em cada dia, incluindo Vitória. O movimento grevista acontece devido à precarização da categoria, conforme representantes dos trabalhadores.

No aeroporto de Vitória, a empresa presta serviços de torres de controle (TWR), controles de aproximação (APP), Serviços de Informações Aeronáuticas (AIS) e de observações meteorológicas em altitude (EMA) e de superfície (EMS), segundo o site da NAV Brasil.

A empresa opera, ao todo, em 43 aeroportos, e segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), a paralisação atingirá os terminais de Vitória, Guarulhos (SP), Campinas (SP), Santos Dumont (RJ), Macaé (RJ), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Londrina (PR) e Joinville (SC).

O plano de greve prevê que, nesses dias, nenhum voo decolará entre 11 e 12 horas e entre 15 e 16 horas, o que poderá provocar um efeito cascata de atrasos. Os pousos não serão afetados pela greve, tampouco aeronaves prioritárias (aeromédicos, bombeiros, polícias).

O governo federal busca alternativas para evitar a greve e tenta reverter o apagão. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou ao site Metrópoles que iria ter reunião entre a NAV Brasil e o governo para discutir as reivindicações dos servidores.

O Ministério de Portos e Aeroportos informou “que o tema referente à carreira dos controladores (…) está vinculada à NAV Brasil e ao Ministério da Defesa, responsáveis pela gestão dos serviços de navegação aérea no País”.

A Anac disse que “monitora a situação e os possíveis impactos gerados no sistema de aviação civil, estando de prontidão para tomar as medidas mitigatórias”. A Zurich, que administra o Aeroporto de Vitória, foi procurada e não respondeu.

Greve
Uma greve da categoria a ser realizada nos dias 24, 26 e 30 próximos e em 2 de outubro, pode paralisar parte dos serviços de navegação aérea.

Serão suspensos os serviços pelo prazo de uma hora, e em dois turnos: um pela manhã (11 horas às 12 horas) e outro à tarde (15 horas às 16 horas).

A NAV Brasil “reitera que permanece aberta ao diálogo e dedicada a buscar soluções que atendam às reivindicações, sempre em consonância com os limites legais, institucionais e de sustentabilidade”.

A paralisação foi confirmada após audiência de conciliação no TST, realizada na última terça-feira, com a presença da NAV Brasil, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do ministro Maurício Godinho.

Reinvidicações
O movimento se justifica pela precarização das condições de trabalho a ponto de afetar a segurança aérea. Dentre as reivindicações, estão: o cumprimento de cláusulas previstas no Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025, e a implantação do Plano de Cargos e Salários.

Além disso, as reduções de direitos e a defasagem salarial sofridas durante a pandemia e ainda não recuperadas. Há déficit de pessoal operacional em todas as unidades (14 anos sem concursos para reposição), o que vem pressionando os trabalhadores a cumprir escalas cansativas e um elevado número de horas extras, gerando risco aeronáutico.

Matéria relacionada

Maioria dos adoçantes está associada a um declínio cognitivo até 62% mais rápido, mostra estudo

Maioria dos adoçantes está associada a um declínio cognitivo até 62% mais rápido, mostra estudo

Os adoçantes artificiais são frequentemente comercializados como opções mais saudáveis ao açúcar. No entanto, um crescente número de evidências científica aponta para riscos associado ao consumo destes compostos. O estudo

Polícia Civil prende segundo suspeito de participar de ataque em Vila Velha

Polícia Civil prende segundo suspeito de participar de ataque em Vila Velha

A Polícia Civil prendeu o segundo suspeito dos ataques a tiros em Santa Rita, que ocasionou a morte de Sophia Vial, de 17 anos, e da manicure Andrezza Conceição, de

Viana lidera articulações para retomada do Trem das Montanhas Capixabas

Viana lidera articulações para retomada do Trem das Montanhas Capixabas

O município de Viana está à frente das negociações para a retomada do Trem das Montanhas Capixabas, um dos roteiros turísticos mais tradicionais do Espírito Santo. O prefeito Wanderson Bueno

Prefeito de Cachoeiro apela a Trump contra tarifa de 50% e alerta para “impacto devastador”

Prefeito de Cachoeiro apela a Trump contra tarifa de 50% e alerta para “impacto devastador”

Em uma iniciativa diplomática de grande relevância para a economia do Sul do Espírito Santo, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, enviou uma carta oficial ao presidente dos

Arnaldinho pode ser a salvação do projeto de sucessão de Renato Casagrande

Arnaldinho pode ser a salvação do projeto de sucessão de Renato Casagrande

      Uma das principais lideranças políticas do Espírito Santo na atualidade, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), se destaca como o nome mais promissor para

Primeira etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre agita a cidade de Pancas

Primeira etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre agita a cidade de Pancas

Cerca de 100 pilotos do Brasil e do exterior vão voar em torno dos Pontões Capixabas, no 5º Open Pancas, que será realizado de 03 a 06 de abril, no