sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Espírito Santo na liderança do ranking nacional de vendas no varejo.

 

No primeiro mês do ano, as vendas do comércio restrito cresceram 8,8% na comparação com dezembro de 2022 e o Espírito Santo obteve o melhor desempenho entre as Unidades da Federação (UFs). Na mesma base de comparação, o comércio ampliado – que inclui também bens duráveis como veículos e materiais de construção, apresentou alta de 6,6%.

As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todas as bases de comparação, o desempenho capixaba foi superior à média nacional, segundo o levantamento.

Uma análise elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) pontuou ainda que o crescimento no comércio restrito capixaba foi recorde para um mês de janeiro na série histórica, assim como aconteceu no Brasil.

“Essa é a primeira divulgação da PMC após a reestruturação das pesquisas conjunturais do IBGE, com atualizações que incluem uma nova amostra de empresas, inclusão e exclusão de atividades, e alterações nos pesos dos produtos”, destaca a análise.

Na avaliação do Instituto Jones Santos Neves (IJSN), por meio de sua Resenha de Conjuntura, o resultado do comércio restrito pode estar associado as promoções de início de ano, o documento ressalta ainda que “ademais, ao superar os incrementos no volume de vendas registrados nos meses anteriores, o resultado de janeiro é um indício de que eventos importantes para o comércio como Natal e Black Friday não foram suficientes para alavancar o setor no final de 2023”.

Bases de comparação

No acumulado em 12 meses, o volume de vendas do varejo restrito aumentou +5,9% no Espírito Santo. Já comparação interanual, o volume de vendas do varejo restrito capixaba avançou +7,6%, colocando o estado capixaba na 10º colocação no ranking nacional.

No período, houve aumento no volume de vendas em quatro dos oito segmentos que compõe o indicador. Livros, jornais, revistas e papelaria foi o que obteve a maior alta (+58,9%). Em seguida, Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+36,1%) e Combustíveis e lubrificantes (+15,1%).

Tecidos, vestuário e calçados; Artigos, farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; Móveis e eletrodomésticos (-1,0% em Móveis e +0,4% em Eletrodomésticos) e Outros artigos de uso pessoal e domésticos sofreram retração de -6,7%, -6,2%, -4,2% e -2,8%, respectivamente.

No acumulado em 12 meses, o varejo ampliado cresceu +1,0%. Na comparação interanual, houve expansão de +14,1%, quando três atividades exclusivas do comércio ampliado impulsionaram o crescimento. São elas: Material de construção (+38,8%); Veículos, motocicletas, partes e peças (+24,3%); e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+9,3%).

Receita nominal

A receita nominal do varejo restrito capixaba cresceu em todas as medidas de desempenho, exibindo alta de +14,5% na comparação interanual e +18,6% no acumulado em 12 meses. Já no varejo ampliado, a receita nominal teve ampliação de +22,6% na comparação interanual e +14,4% no acumulado em 12 meses.

“Embora no acumulado em 12 meses a divergência entre volume e receita ainda permaneça acentuada, no cotejo com o mesmo mês do ano anterior é possível observar uma redução desta disparidade, denotando um alívio da pressão inflacionária sobre o comércio varejista do Espírito Santo, nesta base de comparação”, destaca o documento do INJS.

Matéria relacionada

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

  A partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela primeira fase da Copa do Brasil, prevista para a noite desta quarta-feira (21) foi adiada devido as condições do gramado do

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

  A Prefeitura de Cariacica abriu processo seletivo com quatro vagas para contratação de médicos residentes com salários que podem chegar a R$ 8.606. As inscrições podem ser feitas até

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

  O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela cassação das chapas dos partidos PSDC, atual Democracia Cristã (DC), e do PTB, com a perda de mandatos

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

  As areias da Praia de Itaparica vão receber a 1ª etapa do Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações. O evento, que acontece neste sábado (24) e domingo (25),

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima