quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Calor provoca queda na produção de leite no ES.

 

O calor intenso, a falta de chuva e a perda no volume de água nas represas tem prejudicado a irrigação da pastagem consumida pelo gado em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Sem um pasto de qualidade para os animais, os custos com a alimentação aumentaram.

Alguns produtores registraram queda de até 40% na produção de leite e já estão recorrendo a suplementação e outros meios para amenizar os efeitos do calor nos animais.

Na propriedade de Lézio Sathler, o leite retirado das vacas é usado para a produção de queijo, requeijão e manteiga. Nos últimos dias, a produção caiu cerca de 40%. “Consequência do fortíssimo calor que estamos vivendo, obviamente o animal sente e a natureza sente”, disse o produtor.

Em Povoação, no Distrito de Baunilha, no interior da cidade, a queda na produção de leite foi de 5%, e segundo, a pecuarista Karla Lievore, poderia ser ainda maior se não fosse o sistema de confinamento.

Em uma área reservada os animais contam com ventilação 24 horas e banhos que ajudam a amenizar as consequências das altas temperaturas.

“O sistema preza pelo conforto e bem-estar. Temos uma cama de pó de serra, os ventiladores funcionando direto e o refrescamento desses animais na sala pra ordenha”, disse Karla.

O sistema reduz os impactos na produção de leite, porém, reduz a concepção dos animais que atinge cerca de 30% nos períodos mais quentes.

“Impacta diretamente na questão reprodutiva dos animais e temos uma taxa de concepção menor nessa época do ano”, disse a pecuarista.

Além da queda na produção aliada ao aumento nos custos, o preço do leite no mercado está deixando alguns produtores desanimados.

“O Brasil importou muito leite, em especial da Argentina e Uruguai, leite barato. As grandes indústrias compraram bastante leite, estocaram e refizeram todo o seu estoque e o produtor de leite tem amargado preços baixos”, disse Karla Lievore.

Matéria relacionada

Projeto oferece aulas gratuitas de basquete no Tartarugão, em Vila Velha.

Projeto oferece aulas gratuitas de basquete no Tartarugão, em Vila Velha.

  Devido ao sucesso do Núcleo Esportivo de Basquete, com grande aceitação da juventude canela verde, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da prefeitura de Vila Velha abriu novas

Banestes anuncia concurso com salário de até R$ 5.363.

Banestes anuncia concurso com salário de até R$ 5.363.

  O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) divulgou nesta segunda-feira (26) edital de concurso com 538 vagas. A seleção visa preencher cargos da carreira de analista, que exigem

Atletas de Cariacica brilham e colecionam vitórias no Grand Prix da Federação Capixaba de jiu-jítsu.

Atletas de Cariacica brilham e colecionam vitórias no Grand Prix da Federação Capixaba de jiu-jítsu.

  O Espírito Santo inteiro estava com os olhos voltados para Cariacica com a realização do Grand Prix da Federação Capixaba de Jiu-jítsu Esportivo (FCJJE), que aconteceu neste domingo (25),

Semana começa com mais de 3 mil vagas de emprego no ES.

Semana começa com mais de 3 mil vagas de emprego no ES.

  Nesta segunda-feira (26), os Sines do Espírito Santo e também a Agência do Trabalhador de Cariacica, que são órgãos de intermediação de mão de obra, que fazem a ponte

Com gols de capixabas, Brasil é hexacampeão da Copa do Mundo de Beach Soccer.

Com gols de capixabas, Brasil é hexacampeão da Copa do Mundo de Beach Soccer.

  O Brasil conquistou neste domingo (25) o hexacampeonato da Copa do Mundo de Beach Soccer Fifa, ao vencer a Itália por 6 a 4 na final, em Dubai, nos

DOIS DIAS DE CARNAVAL.

DOIS DIAS DE CARNAVAL.

DOIS DIAS DE CARNAVAL Há coisas muito boas e diferentes nos dias atuais. Solteiros adultos, em geral os mais maduros (vamos colocar dessa forma), hoje se encontram por aplicativos de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima