domingo, 25 de fevereiro de 2024

MUG levará vida e obra de Homero Massena ao Carnaval de Vitória em 2024

 

A Mocidade Unida da Glória (MUG), atual campeã do Carnaval de Vitória, já definiu o tema de seu próximo desfile no Sambão do Povo. Em 2024, o Leão da Glória desfilará um enredo sobre o pintor Homero Massena, maior expoente da pintura impressionista no Espírito Santo.
Dono de um traço único e responsável por trazer as técnicas impressionistas ao estado, Massena possui mais de 10 mil obras ao redor do mundo e um museu com seu nome no município canela-verde.
E a escolha de Massena pelo carnavalesco Petterson Alves possui um nobre motivo: mesmo nascido em Minas Gerais, o artista era um apaixonado por Vila Velha e escolheu a Prainha para viver seus últimos 20 anos de vida.
Lá, retratou em telas, madeiras, tecidos e até nas paredes de sua própria casa o cotidiano da cidade que considerava seu paraíso: os pescadores, as lavadeiras, a natureza, a ladeira da Penha, entre outros. Com o título “Massena: Um Olhar em Aquarela” o enredo será assinado pelo jornalista e pesquisador de carnaval Léo Soares.
Homero Massena
Filho do capixaba Alfredo Gabirobertz e da mineira Magdalena Massena, Homero Gabirobetz Massena nasceu em Barbacena, Minas Gerais no dia em 4 de março de 1885.
Ainda bebê veio morar em Vila Velha. Com 15 anos descobriu sua vocação artística e frequentou os cursos de pintura, urbanismo e decoração na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Massena também estudou na Europa, na Academia Julien, em Paris. Pressionado pelo pai, formou-se em Odontologia, profissão que exerceu por dois anos. Foi jornalista e redator de A Batalha, O País, Jornal do Comércio e A Tarde.
Ele tinha um amor declarado por Vila Velha e dizia que “para se viver bem, tem que ser em Paris ou em Vila Velha”, deixando bem clara sua paixão pelo município.
Escreveu dois livros “Miracema” e “Atribulações de um Capixaba”. Nas suas pinturas a natureza era sua grande fonte de inspiração, em quadros com uma riqueza de texturas e transparências, levando, com suas pinceladas, um realismo às obras, criando vida em seus quadros.
A maior obra do pintor é o quadro “Solidão”, que hoje se encontra nas paredes do Palácio Anchieta. Além das diversas obras, é de Homero Massena a pintura do teto do Teatro Carlos Gomes. Durante sua vida de pintor, foi premiado com 28 medalhas, além de diplomas e de outros prêmios.
Foi casado com Cecília Massena e teve três filhos. Casou-se novamente com a gaúcha Adelina Massena, conhecida como Edy, com quem viveu até seus últimos dias. Homero Massena faleceu em 1979, aos 89 anos.
A casa, onde residia com sua esposa na Prainha, foi transformada posteriormente no Museu e Atelier Homero Massena, que dedica a preservar parte de seu legado artístico, tal como o ambiente doméstico onde residiu por vinte e três anos.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima