Após 22 anos fechado, o Mercado da Capixaba será finalmente reinaugurado nesta quinta-feira (4), no Centro de Vitória. Erguido em 1926, o Mercado passou por uma grande reforma, orçada em quase R$ 9 milhões. A expectativa é de que o espaço seja ocupado por arte, cultura, gastronomia e uma rua de lazer com lojas e restaurantes.
Situado entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, o prédio já abrigou a Junta de Alistamento Militar do Exército, a Secretaria Municipal de Cultura e o Auditório da Rádio Espírito Santo, mas nos últimos anos ficou abandonado e danificado pelo tempo. O espaço sofreu há 20 anos um incêndio, que piorou a situação do local.
A reforma do espaço é um pedido antigo dos moradores. O grande desafio foi restaurar e preservar as características originais da estrutura.
O edifício do mercado tem sua área total construída de aproximadamente 1.600 m², subdividida em dois blocos e um pátio central com 690 m². De acordo com a prefeitura, a adaptação para o uso comercial e cultural deverá facilitar a ocupação de dezoito lojas, com dimensões que variam de 23 m² a 103 m².
As lojas poderão ser ocupadas com comércio de: artesanato, obras, livros e outros produtos vinculados à cultura local, produtos típicos do agronegócio do Espírito Santo, flores, souvenires locais e nacionais, e outros, inclusive para estabelecimentos vinculados à gastronomia, tais como: bares, choperias, cafés, caldos de cana e restaurantes.
No pátio interno, a adequação deverá permitir a realização de eventos tais como: exposições, shows, e outras atividades afins.