sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Festival de Música Erudita do ES com espetáculos e concertos gratuitos pelo Estado.

 

Em sua 11ª edição, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo chega com compositoras da música brasileira, e repertórios dos séculos XX e XXI, com participação de músicos capixabas e um programa extenso que contempla a diversidade de gêneros, culturas e orientações estéticas, marcando inclusive a estreia de quatro obras inéditas compostas especialmente para o festival.

Os espetáculos e concertos acontecem entre esta sexta-feira (3) a 25 de novembro no Teatro Sesc Glória e na Casa da Música Sônia Cabral, ambos em Vitória, além de transmissão ao vivo pelo canal do evento no YouTube.

O festival sempre propõe um eixo temático, que este ano foi trazido pelo curador convidado João Luiz Sampaio (SP), e é provocado por uma pergunta: “Como é por dentro uma pessoa?”.

O projeto também dá continuidade aos concertos itinerantes, parte de um conjunto de iniciativas voltadas para a integração de comunidades e setores da sociedade que não têm acesso às salas de espetáculo ou espaços culturais.

O festival é dirigido por Tarcísio Santório e Natércia Lopes, com direção artística de Livia Sabag (SP), assessoria musical de Gabriel Rhein-Schirato (SP) e correalização da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses).

Programação

A programação abre com uma das obras especialmente encomendadas para o festival. A ópera “Contos de Júlia”, do compositor Marcus Siqueira (MG) e da libretista Veronica Stigger (RS), leva ao palco personagens inspirados na obra da escritora brasileira Júlia Lopes de Almeida.

Vivendo na passagem dos séculos XIX e XX, ela foi pioneira no sentido de dar voz a personagens femininos às voltas com a violência e o preconceito da sociedade.

O espetáculo conta com a direção musical e a regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato, à frente da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. O espetáculo será apresentado na sexta-feira (3) e no domingo (5) de novembro, no Sesc Glória.

No dia 10 de novembro, desta vez na Casa da Música Sônia Cabral, a Orquestra Jovem Vale Música apresenta um programa dedicado às crianças. O grupo vai interpretar um repertório formado por obras que evocam a infância e o diálogo entre a música clássica e as manifestações regionais.

No repertório “Simple Symphony op. 4”, de Benjamin Britten; “Suíte Infância Brasileira”, de ElodieBouny; “Esboços – Cenas Pitorescas op. 38”, de Leopoldo Miguez e “Invenções Brasileiras nº 2”, que Juliana Ripke escreveu a convite do evento.

Já no dia 11, no mesmo local, concerto do consagradíssimo pianista Cristian Budu (SP), que vai mergulhar em obras do período romântico interpretando composições de Beethoven, Robert Schumann, Clara Schumann, Fanny Mendelssohn e Liszt.

Ainda na Casa de Música Sônia Cabral, no dia 17, uma reflexão sobre a guerra e a intolerância, mas com um olhar na sobrevivência por meio da arte e da poesia.

No programa, obras do português Fernando Lopes-Graça, da coreana Younghi Pagh Paan e das americanas Margareth Bonds e Margareth Brouwer interpretadas pelo barítono Homero Velho (SP), a pianista Priscila Bomfim (RJ) e a trompetista Ury Vieira (BA/ES).

No programa outra estreia de obra encomendada do festival, “Manadas abrem com fogos os caminhos”, que Leonardo Martinelli (SP) escreveu a partir de texto da poeta brasileira Júlia Hansen.

Também na Casa de Música Sônia Cabral, no dia 18, a obra “Passionis de Flamma”, canções em que Eli-Eri Moura narra as histórias de três mulheres brutalmente assassinadas, sendo contrastada com a obra Femmes de Légende, de Mel Bonis, na qual em cada passagem é evocada uma grande personagem feminina da história da arte.

Para tal expressividade foram convidadas a pianista Erika Ribeiro (SP) e a soprano Débora Faustino (SC), num recital de pura resistência feminina e contra o silenciamento da mulher compositora.

Ainda na Sônia Cabral, dia 24, um recital que propõe um olhar para as histórias e as vidas que cotidianamente encontramos no espaço público.

Para isso, obras das autoras iraniana Niloufar Nourbakhsh, da chinesa Joyce Tang, da francesa Lili Boulanger e a estreia de “Poço de Dentro”, escrita pela brasileira Thais Montanari interpretadas pelo Quarteto Bratya junto da harpista Maíni Moreno.

Não por acaso, esse espetáculo circulará por outros espaços da Grande Vitória. O concerto de encerramento do festival acontece no Teatro do Sesc Glória, no dia 25, com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob regência do maestro Helder Trefzger ao lado dos vencedores do 2º Concurso de Canto Natércia Lopes, homenageando essa importante personalidade da vida musical capixaba.

 

Serviço

11º Festival de Música Erudita do Espírito Santo

 

Datas: 3, 5 e 25/nov (sexta e sábado, às 20h e domingo, às 18h)

Local: Teatro Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória

Entrada: Gratuita (652 lugares / 60 minutos)

Informações: (27) 3232-4750

 

Datas: 10, 11, 17, 18 e 24/nov (sextas e sábados, às 20h)

Local: Casa da Música Sônia Cabral – Rua São Gonçalo, s/n, Centro, Vitória

Entrada: Gratuita (180 lugares / 60 minutos)

Informações: (27) 3132-8399

Acesse a programação completa em: https://www.festivaldemusicaerudita.com.br/programacao

Matéria relacionada

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

  A partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela primeira fase da Copa do Brasil, prevista para a noite desta quarta-feira (21) foi adiada devido as condições do gramado do

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

  A Prefeitura de Cariacica abriu processo seletivo com quatro vagas para contratação de médicos residentes com salários que podem chegar a R$ 8.606. As inscrições podem ser feitas até

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

  O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela cassação das chapas dos partidos PSDC, atual Democracia Cristã (DC), e do PTB, com a perda de mandatos

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

  As areias da Praia de Itaparica vão receber a 1ª etapa do Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações. O evento, que acontece neste sábado (24) e domingo (25),

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima