domingo, 25 de fevereiro de 2024

Encontros e trocas de saberes multiculturais marcam o 19º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória.

 

Território de encontro, celebração e reflexão das artes cênicas e suas vertentes, o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) chega à sua 19ª edição apostando na formação e possibilitando trocas de vivências e saberes multiculturais entre artistas veteranos, iniciantes e público.
Com uma programação gratuita, aberta ao público em geral, o Fenatevi acontece de sexta-feira (13) a 21 de outubro em diversos espaços culturais em Vitória (Casa da Música Sônia Cabral, Teatro Universitário, na Ufes, e Teatro do Sesi), Cariacica (Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto) e na Serra (Estação Cidadania Cultura e Centro Cultural Eliziário Rangel).

Haverá apresentações de espetáculos nacionais e internacionais convidados, de artistas locais, além de atividades multidisciplinares que visam à capacitação, sempre com o objetivo de fortalecer o teatro capixaba e promover debates sobre o fazer artísticos. Ao todo, serão 22 espetáculos, seis oficinas e homenagens a três personalidades ligadas às artes cênicas: Marcia Gaudio Campos, Armando Mecenas e Marcos de Castro (in memoriam).

A comédia dramática “O pai”, que rendeu ao protagonista Fúlvio Stefanini o Prêmio Shell de melhor ator, vai abrir a programação do festival, com apresentações no Teatro Universitário, em Vitória, sexta-feira (13) e sábado (14).

Um dos atores mais consagrados do país, com seis décadas de carreira, Fúlvio Stefanini interpreta André, um idoso de 80 anos, rabugento à primeira vista, mas dotado de simpatia e senso de humor cativantes. Na trama, ele é o centro de um dilema vivido por sua filha: assumir a responsabilidade de cuidar do pai, cuja saúde mental está em declínio, ou interná-lo em uma instituição de idosos.

Diversidade

Mais que despertar o interesse da população para as artes cênicas, estimulando o desenvolvimento do mercado para os profissionais que atuam na área, o Fenatevi pretende sobretudo desvincular o teatro da noção de cultura de elite, abrindo espaço para as mais variadas linguagens e expressões artísticas, combinando-as.

Realizado desde 2005, o festival vem crescendo em tamanho e diversidade, contabilizando um público de mais de 168 mil pessoas, somando todas as edições. Além de ser o maior festival das artes cênicas do estado, é referência para diretores, coordenadores artísticos e produtores de teatro de outras regiões do Brasil, que vêm ao Espírito Santo para assistir ao festival à procura de novidades, bem como participar dos debates e das oficinas que acontecem durante toda a programação.

Nos últimos 18 anos, foram 475 espetáculos apresentados, com presença de 25 municípios do Espírito Santo e de 21 estados brasileiros, representando um panorama amplo e bastante diverso da produção teatral local e nacional. Além disso, espetáculos de 21 países já passaram pelos palcos do festival, com destaque para Cuba, Venezuela, França, Argentina, República Tcheca e Moçambique.

Ao longo dessa trajetória, foram realizadas também mais de uma centena de ações de formação e qualificação profissional, com oficinas de produção, teatro de bonecos, direção, corpo e iluminação, entre outras especialidades.

Realizado pela Associação Cultural, Circense e Ambiental Uma Floresta, com produção da Ratimbum Produções de Artes, o Fenatevi tem suas atividades ligadas diretamente à movimentação da rede de economia criativa local, que estimula o desenvolvimento de novos projetos e intercâmbios profissionais.
O festival conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da ArcelorMittal, viabilizado por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), e da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço

19º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória

Quando: de 13 a 21 de outubro
Confira a programação completa em https://www.instagram.com/festivaldeteatrodevitoria/

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima