terça-feira, 23 de junho de 2026

Celebrado em 30 de junho “Dia do Sim” completa 32 anos.

 

O “Dia do sim”, celebrado neste dia (30) de junho, completa hoje seus 32 anos e comemora o fato, de em 1991, Marechal Floriano ter alcançado sua emancipação de Domingos Martins.

O movimento surgiu após moradores desejarem mudanças no município que até então era subordinado a Domingos Martins e que não possuía muitas das condições básicas.

Foi quando, na década de 1960, ao avistarem as melhorias que precisavam ser feitas, os moradores, Edgard de Carvalho Neves, Evahy Mendes, Alfredo Costalonga e o Coronel Ernesto Vieira da Silva, iniciaram um processo com o intuito de debater a criação de uma associação que unisse os moradores no interesse de desenvolver e buscar melhorias para Marechal Floriano, porém, o desejo dos moradores ficou por muitos anos paralisado a burocracia.

Ao decorrer dos anos, no final da década de 1980 o movimento voltou a tomar forças, culminando na criação da Comissão Pró-Emancipação Política de Marechal Floriano. Nesse movimento, Araguaya, também distrito de Domingos Martins, passou a compor com o distrito de Marechal Floriano, o território que almejava a emancipação

A partir da criação da “Comissão”, que passou a ser presidida por Nides de Freitas, com a tesouraria confiada ao professor Adnilses Arthur Machado Filho e a coordenação de marketing entregue ao também professor Silvio Rogerio Lemke, os trabalhos passaram a se conduzir com o intuito de mobilizar os moradores, além de arregimentar apoio político.

Muitas tentativas foram feitas e em 1990 a Assembléia Legislativa do Espírito Santo aprovou a lei autorizando o TRE – Tribunal Regional Eleitoral a realizar o plebiscito, consultando a população dos distritos de Araguaya e Marechal Floriano, para saber se essa população realmente desejava se emancipar de Domingos Martins.

Assim, vencida a burocracia, o plebiscito foi marcado para o dia 30 de junho de 1991, iniciando-se a “Campanha pelo Sim”, que, segundo a ata final de apuração, os votos “sim”, pela emancipação, alcançaram o apoio de 3.623 eleitores.

Foi então, no dia 31 de outubro de 1991, que o governador do Estado do Espírito Santo, sancionou a Lei Estadual nº 4.571.

Matéria relacionada

Rio Branco perde para o Uberlândia no Kleber Andrade e se complica na Série D

Rio Branco perde para o Uberlândia no Kleber Andrade e se complica na Série D

O Rio Branco foi derrotado pelo Uberlândia por 2 a 0 na tarde deste domingo (21), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Com o

Greve nacional de garis a partir desta segunda-feira tem adesão no ES

Greve nacional de garis a partir desta segunda-feira tem adesão no ES

Trabalhadores da limpeza urbana do Espírito Santo anunciaram adesão a greve nacional que acontecerá a partir desta segunda-feira (22). A mobilização nacional da categoria tem como principal reivindicação a aprovação

Inscrições para programa de estágio com mais de 2 mil vagas e bolsa de até R$ 1.081,51

Inscrições para programa de estágio com mais de 2 mil vagas e bolsa de até R$ 1.081,51

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Valores, iniciativa do Governo do Estado que oferece oportunidades de estágio para estudantes interessados em adquirir experiência profissional na administração pública. O

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e de cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Todas as coisas cooperam para o bem! O público de Cariacica pode se preparar para uma noite de muita emoção neste sábado (20), durante o primeiro dia das comemorações pelos

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Com a chegada da Copa do Mundo 2026, as pessoas ficam mais animadas e desatentas na internet, e esta é a combinação perfeita para cair em golpes digitais. A Kaspersky,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *