O Sambão do Povo se prepara para dois dias de espetáculo com os desfiles das dez escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, na sexta-feira (6) e no sábado (7).
A programação estabelece que cada escola terá entre 55 e 65 minutos para concluir o percurso, com desconto de um décimo por minuto caso ultrapasse ou não atinja o tempo mínimo ou máximo previsto.
No primeiro dia de desfile, entram na avenida as escolas Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória e Imperatriz do Forte. Já no sábado, desfilam Rosas de Ouro, Unidos da Piedade, Independente de Boa Vista, Chegou O Que Faltava e Andaraí.
Homenagens, histórias de orixás e elementos da cultura de cidades do Espírito Santo são os destaques dos enredos escolhidos pelas agremiações neste ano. A seguir, conheça o que cada escola de samba irá destacar em seus desfiles.
Enredos
A Pega no Samba abre a primeira noite do grupo especial com um enredo protagonizado pelo Caboclo Sete Flechas, símbolo de proteção, sabedoria ancestral e defesa do meio ambiente. A narrativa retrata a relação de comunhão entre o ser humano, a terra, a fauna e a flora.
A Novo Império vai exaltar a força feminina como elo entre ancestralidade, espiritualidade e natureza. A história se passa em um território mítico do Espírito Santo e nasce do encontro entre xamãs africanas e guerreiras indígenas.
O desfile da Unidos de Jucutuquara vai retratar Maria Padilha, entidade cultuada nas tradições afro-brasileiras e associada às encruzilhadas, aos caminhos e às transformações.
Os escritos da princesa e cientista alemã Teresa da Baviera são uma inspiração para a Mocidade Unida da Glória (MUG). A escola vai mostrar os relatos feitos por ela em um diário durante sua passagem pelo Espírito Santo, destacando a fauna e flora capixaba.
A Imperatriz do Forte fecha a primeira noite do grupo especial com uma celebração das tradições africanas e afro-brasileiras, que têm na roda e no movimento corporal a base da espiritualidade, memória e resistência.
A Rosas de Ouro abre a segunda noite com enredo sobre São Mateus, a segunda cidade mais antiga do país desde o período pré-colonial, quando a região no Norte do Espírito Santo era habitada por povos indígenas.
Edson Papo Furado, baluarte capixaba, será homenageado pela Unidos da Piedade. A agremiação com mais títulos no Carnaval de Vitória vai contar a trajetória do intérprete que “arrupiou” centenas de foliões e se tornou símbolo de resistência.
Atual campeã, a Independente de Boa Vista aposta em João Bananeira para manter o título na comunidade. O desfile vai exaltar o congo como uma das matrizes mais profundas da identidade cultural capixaba.
Com enredo sobre o Orí, a Chegou o Que Faltava convida o público a olhar para dentro, compreendendo a cabeça não apenas como elemento físico, mas como espaço sagrado onde nascem escolhas, memórias, intuições e caminhos.
A Andaraí, campeã do grupo de acesso, encerra a segunda noite com enredo sobre sua história. O desfile tratará a fundação da agremiação não apenas como um fato histórico, mas como um processo marcado por ancestralidade, espiritualidade e resistência popular.
Sexta-feira (06/02)
Pega no Samba
Concentração: 19h
Início do desfile: 22h
Previsão para término: 23h05
Novo Império
Concentração: 21h
Início do desfile: 23h15
Previsão para término: 00h20
Unidos de Jucutuquara
Concentração: 22h
Início do desfile: 00h30
Previsão para término: 1h35
Mocidade Unida da Glória
Concentração: 23h
Início do desfile: 1h50
Previsão para término: 2h55
Imperatriz do Forte
Concentração: 00h
Início do desfile: 3h10
Previsão para término: 4h15
Sábado (07/02)
Rosas de Ouro
Concentração: 19h
Início do desfile: 22h
Previsão para término: 23h05
Unidos da Piedade
Concentração: 21h
Início do desfile: 23h15
Previsão para término: 00h20
Independente de Boa Vista
Concentração: 22h
Início do desfile: 00h30
Previsão para término: 1h35
Chegou O Que Faltava
Concentração: 23h
Início do desfile: 1h50
Previsão para término: 2h55
Andaraí
Concentração: 00h
Início do desfile: 3h10
Previsão para término: 4h15