sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água na próxima semana.

 

Está chegando a maior festa do folclore cariaciquense. O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água será realizado na próxima segunda-feira (17), quando se celebra o Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado.

A Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), preparou uma programação especial para os festejos, que acontecem no Campo do América, em Roda D’Água. A entrada é gratuita.

A concentração das bandas começa às 7 horas, na Bica do Luiz, em Roda D’Água. Logo após, haverá um cortejo com a imagem de Nossa Senhora da Penha, em direção ao Campo do América, onde será realizada uma missa congueira, por volta das 10 horas. O cortejo, claro, terá a ilustre presença do João Bananeira, ícone do folclore de Cariacica.

O carnaval também terá apresentações do grupo musical Ana Porfírio e Banda, Cia. Cumby, Grupo Moxuara e bandas de congo Mestre Tagibe, Santa Izabel, São Benedito de Boa Vista, São Benedito de Piranema, São Sebastião de Taquaruçu e Unidos de Boa Vista.

A festa também vai contar com bandas de congo convidadas: Apae de Campo Grande; Cultura e Congo de Bicanga e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, da Serra; Amores da Lua e Panela de Barro, de Vitória; Mestre Honório e o grupo de congo Madalena’s do Jucu, de Vila Velha

“O Carnaval de Congo de Máscara de Roda D’Água é patrimônio cultural imaterial de Cariacica. Daí o empenho da atual gestão em fomentar a cultura congueira de uma maneira ampla, mas, em especial, o Carnaval de Congo de Máscara, evento centenário que já virou uma tradição cariaciquense e capixaba”, disse o secretário de Cultura e Turismo Alvarito Mendes Filho.

“Dar visibilidade a essa tradição centenária que faz parte do contexto histórico-cultural do povo cariaciquense promove o sentimento de pertencimento da comunidade congueira. Esse é o maior legado da festividade”, afirma o presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), Jefferson de Azevedo Fernandes.

Na festa do congo haverá vários estandes com venda de alimentos para a população, oficina de confecção de máscaras do João Bananeira e da Associação dos Produtores de Artesanato de Cariacica (Aproac). Não será permitida a entrada de isopor e garrafas de vidro no local.

Mascarados

A festa também terá a participação dos mascarados, que são pessoas da comunidade que perpetuam a tradição folclórica do personagem João Bananeira. Com o rosto coberto pela máscara e o corpo tapado com folhas de bananeira, eles se juntam ao cortejo e brincam com o público.

Segundo relatos dos mais antigos, no meio da procissão, negros escravizados colocavam máscaras para cobrir os rostos e até mesmo usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem dos festejos. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira que foi incorporada à tradição da festa.

Tradição

A tradição do congo em Roda D’Água é passada de pai para filho e se mantém viva até os dias atuais. Sua origem remonta há mais de 100 anos, de acordo com a memória dos mestres.

O congo de máscaras, que antes era só uma caminhada concentrada na comunidade, chamada de Carnaval de rua, atualmente recebe pessoas de vários lugares do Estado para acompanhar e conhecer o congo e o personagem folclórico João Bananeira.

Com o crescimento e reconhecimento da festividade, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água se transformou em uma das maiores comemorações populares do Espírito Santo.

 

SERVIÇO

Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água

Quando: próxima segunda-feira, dia 17

Onde: Campo do América, Estrada de Roda D’Água, em Roda D’Água

Entrada gratuita

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima