sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Banda Sinfônica Vale Música faz concerto em homenagem às mulheres no samba.

 

Uma homenagem a mulheres que marcaram época na história do samba: esta é a proposta do concerto “Samba D’Elas”, que será apresentado pela Banda Sinfônica Vale Música nesta quinta-feira (7), às 20 horas, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

Com regência de Ludhymila Bruzzi e Eduardo Lucas, o grupo irá executar sucessos de Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Alcione e Dona Edith do Prato em formato sinfônico, com participação das cantoras convidadas Elaine Augusta, Sol Pessoa, Brenda Mozer e Lore Dalvi.

Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Banda Sinfônica Vale Música é composta por cerca de 50 alunos e conta no currículo com diversas apresentações de peso, como os espetáculos em homenagem a Elis Regina, Tim Maia, Djavan e o concerto em homenagem ao centenário do samba, em 2017.

Os arranjos são de Daniela Spielmann (RJ), Gaia Wilmer (RJ), Aline Gonçalves (RJ), Patricia de Souza e Gilson Santos (RJ).

O concerto “Samba D’Elas” tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.

Representatividade

Idealizador do concerto “Samba D’Elas”, o maestro Eduardo Lucas conta que o espetáculo surgiu a partir de uma reflexão sobre a representatividade feminina na construção do samba e da estética musical brasileira.

“A presença das mulheres negras é marcante na historiografia da MPB. Pioneiras como Tia Ciata foram responsáveis pela preservação desse gênero e por cuidar dos fazedores de cultura de sua época”, afirma o maestro, referindo-se à mãe de santo e sambista Hilária Batista de Almeida, considerada uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca no início do século XX.

Dentro dessa proposta, o concerto revisita sucessos de cantoras e compositoras que deixaram uma marca indelével na história do samba.

“As homenageadas têm um papel muito importante para a sociedade brasileira porque elas são referência para as gerações que as precederam e também para as gerações posteriores. Quando falamos em Ivone Lara, Beth Carvalho, Leci Brandão, Alcione nos referimos a mulheres que, mais do que reprodutoras de um gênero musical, foram criadoras e tiveram importância enorme na sua difusão”, observa.

Memória afetiva

A seleção de repertório contempla sambas que estão presentes na memória afetiva do público, como “Alguém me Avisou”, de Dona Ivone Lara; “Vou Festejar” (Jorge Aragão/Dida/Neoci Dias), imortalizada na voz de Beth Carvalho; e “Marinheiro Só”, samba de roda de domínio público gravado por Edith do Prato, que se tornou célebre ao extrair sons de percussão utilizando uma faca e um prato como instrumentos.

A intenção, segundo o maestro, é contar com a participação do público cantando junto com as cantoras convidadas. Elaine Augusta, Sol Pessoa, Brenda Mozer e Lore Dalvi se destacam no cenário musical do Espírito Santo e bebem na fonte do samba em suas respectivas carreiras.

“Procuramos unir cantoras que já estão cantando o samba tradicional há algum tempo e uma nova geração que está em início de carreira”, comenta o maestro.

Desafio

Musicalmente, o regente considera este concerto um desafio para os alunos da Banda Sinfônica Vale Música, devido à riqueza rítmica do samba e à adaptação de um ritmo essencialmente popular para o formato sinfônico.

“Para os alunos, executar gêneros como o jazz e a música clássica é mais acessível porque são escolas que já tiveram seu estudo sistematizado em livros. No caso da música brasileira é diferente. É necessário estar no meio, ter uma interação etnográfica, aprender com os mais velhos para assimilar a sua essência. É o que estamos propondo e o que iremos alcançar com esta apresentação”, pontua.

Serviço

Concerto “Samba D’Elas” com a Banda Sinfônica Vale Música, com regência de Ludhymila Bruzzi e Eduardo Lucas

Participação especial: Elaine Augusta, Sol Pessoa, Brenda Mozer e Lorena Dalvi

Data e horário: 7/dez (quinta-feira), às 20h

Local: Teatro Universitário – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória

Entrada: Gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 19h)

Matéria relacionada

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

  A partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela primeira fase da Copa do Brasil, prevista para a noite desta quarta-feira (21) foi adiada devido as condições do gramado do

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

  A Prefeitura de Cariacica abriu processo seletivo com quatro vagas para contratação de médicos residentes com salários que podem chegar a R$ 8.606. As inscrições podem ser feitas até

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

  O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela cassação das chapas dos partidos PSDC, atual Democracia Cristã (DC), e do PTB, com a perda de mandatos

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

  As areias da Praia de Itaparica vão receber a 1ª etapa do Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações. O evento, que acontece neste sábado (24) e domingo (25),

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima