domingo, 25 de fevereiro de 2024

Armazéns do Porto em Vitória recebem reforma e podem ser espaços multiuso

 

Em solenidade que contou com autoridades, incluindo o prefeito da Vitória, Lorenzo Pazolini e o governador do Estado, Renato Casagrande, foram iniciadas simbolicamente nesta quarta-feira (9) as obras de reforma dos armazéns da área portuária da capital capixaba.

Cada um possui cerca de 2 mil metros quadrados, que devem ser transformados em espaços multifuncionais, de acordo com o diretor-presidente da Vports, Ilson Hulle.

As obras foram iniciadas na primeira semana de agosto. A reforma englobará etapas de recuperação estrutural, tratamento de patologias do concreto, infiltrações e reforma das estruturas. A primeira etapa contempla o reforço estrutural dos armazéns e prédios.

O projeto faz parte das obrigações do caderno de encargos da concessionária, que investirá aproximadamente R$ 130 milhões em infraestrutura e superestrutura portuária.

“Além de ser uma parte importante do porto que, pelas condições estruturais, não pode ser utilizada, o conjunto dos cinco armazéns tem uma importância social e histórica significativa para a comunidade de Vitória. O projeto reafirma nosso compromisso em apoiar a revitalização do centro de Vitória com a melhoria da ambiência da região, garantindo a integração entre a cidade e o porto”, disse Ilson Hulle.

A primeira fase do projeto contempla limpeza e tratamento de fachadas, além do reforço estrutural. A cor será escolhida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, retratando as cores originais dos armazéns à época de sua construção.

As estruturas dos armazéns foram construídas nas décadas 40 e 50, o que remete ao século passado devido à arquitetura singular, que foi parcialmente mantida ao longo dos anos.

A equipe da VPorts está em fase de estudos para definir a finalidade dos armazéns, após a conclusão das obras, prevista para maio de 2024. Apesar da destinação não estar definida, o governador Renato Casagrande, que participou da pintura simbólica dos armazéns ao lado de autoridades, demonstrou o desejo de que o local abrigue atividades ligadas à cultura.

“Naturalmente, a Vports terá oportunidade de utilizar parte desse equipamento para atividade econômica, de porto, mas no debate da utilização, poderemos também ter uma destinação cultural. Então, é um debate que nós vamos fazer aqui com a Vports para a gente poder dar à população do Estado”, destacou.

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima