segunda-feira, 7 de julho de 2025

Circuito do Colono de Paraju agora é rota turística oficial

O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, promulgou a lei durante IV Feira do Colono

O Circuito do Colono, tradicional rota rural turística do distrito de Paraju, em Domingos Martins, foi oficialmente reconhecida como Rota Turística Estadual. Durante a abertura da IV Feira do Colono, realizada no último sábado (09), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (União), promulgou a Lei nº 12.412, de sua autoria, publicada no Diário do Poder Legislativo desta segunda-feira (12).

Uma rota turística é um percurso que integra atrativos naturais, culturais e gastronômicos, promovendo o turismo sustentável e o desenvolvimento local. No caso do Circuito do Colono, a rota abrange mais de 60 empreendimentos rurais e hospedagens. Seu reconhecimento oficial poderá fortalecer o turismo regional, atraindo visitantes interessados em ecoturismo, agroturismo e turismo cultural. Além disso, poderá contribuir para a valorização da cultura local e para a geração de emprego e renda, incentivando o empreendedorismo rural e a preservação do patrimônio cultural e ambiental.

O presidente Marcelo Santos destacou a capacidade de investimentos que a nova rota poderá atrair para a região. “O Circuito do Colono, ao ser reconhecido por uma lei, gera a capacidade de buscar os investimentos para que o Estado possa promover o desenvolvimento turístico dessa região, que é bonita por natureza. E possa, através de recursos do Estado, potencializar o caixa do município, para promover as ações necessárias e criar um ambiente adequado para que de fato seja estabelecida uma rota do Colono com toda a infraestrutura necessária”, disse.

O prefeito de Domingos Martins, Eduardo Ramos (PL), também comemorou a conquista: “Nós somos um município totalmente turístico, hoje o turismo é tudo, e a criação dessa rota era o que faltava para incentivar e ajudar a desenvolver ainda mais o potencial turístico de Domingos Martins e principalmente da região de Paraju, que está começando agora e tem tudo para prosperar”, avaliou.

Presente ao evento, o deputado federal Da Vitória elogiou a iniciativa: “A Assembleia Legislativa tem uma grande atuação e a sensibilidade do presidente Marcelo Santos em propor essa lei, valorizando a região e o Circuito do Colono, com tantas atividades econômicas e criatividade na produção artesanal. Nós viemos aqui apoiar a Assembleia Legislativa junto com o prefeito Edu e a Câmara dos Vereadores”.

O Circuito

O Circuito do Colono é uma das principais atrações turísticas de Domingos Martins. Localizado a cerca de 35 km da sede do município, no distrito de Paraju, o circuito oferece aos turistas uma imersão na vida rural, com visitações a sítios, apiários, alambiques, restaurantes e lojas de produtos caseiros e artesanais. Os visitantes podem desfrutar de trilhas ecológicas, passeios de bicicleta, cachoeiras e uma paisagem natural exuberante, típica da região serrana capixaba. O clima ameno e a paisagem montanhosa tornam Paraju um destino ideal para os amantes da natureza e do ecoturismo.

A proprietária rural de um sítio que leva o seu nome, Ana Júlia Kutz Neves, expressou sua satisfação com a oficialização da rota. “Acho que vai agregar muito, tanto para a cidade, quanto para os pequenos e grandes empreendedores que tem aqui. Vai acabar trazendo mais visibilidade e, querendo ou não, traz um charme a mais, vai mostrar a cultura, desde os produtos que vem de gerações e gerações, até o crochê manual que a pessoa sabe fazer, aprendeu com os avós, com os antepassados. Então, acho que vai contar a nossa história, do nosso passado, e vai trazer uma visibilidade maior.”

A coordenadora da IV Feira do Colono, Magali Musso Maia, que recebeu uma cópia da lei das mãos do presidente Marcelo Santos, comemorou a promulgação da lei. “A nossa intenção é a de trazer mais e mais turistas para a nossa região, para o bem da comunidade. Chegando mais visitantes para conhecer o nosso espaço, há um aumento do comércio, a gente consegue ações da Prefeitura, incentivos do Estado e tudo isso beneficia a nossa região, que é bem vasta. Nós temos não só a vila de Paraju, que é um distrito que engloba outras cidades, como Ponto Alto, Perobas, Goiabeiras, Tijuco Preto e Rio Pontes.”

Matéria relacionada

Vitória recebe a 2a etapa Estadual de Jiu-jítsu, neste sábado (5), no Tancredão

Vitória recebe a 2a etapa Estadual de Jiu-jítsu, neste sábado (5), no Tancredão

A competição homenageia os 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Emirados Árabes UnidosO ginásio do Tancredão, em Vitória, recebe neste sábado (5), de 9 às 19

Hospital Jayme Santos Neves realiza primeiro mutirão do emprego com vagas para contratação imediata nesta sexta-feira (04)

Hospital Jayme Santos Neves realiza primeiro mutirão do emprego com vagas para contratação imediata nesta sexta-feira (04)

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, vai realizar, nesta sexta-feira (04), seu primeiro Mutirão do Emprego. A iniciativa tem como objetivos agilizar o processo seletivo e oferecer

EDP orienta sobre mudanças no desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica

EDP orienta sobre mudanças no desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica

Novas diretrizes foram estabelecidas pelo governo federal e entram em vigor a partir de 5 de julho; os beneficiados não precisam realizar qualquer ação em razão da mudança, que acontecerá

Influencer passa por cirurgia ocular após inflamação causada por lentes de contato

Influencer passa por cirurgia ocular após inflamação causada por lentes de contato

Paula Vaccari desenvolveu ceratite não infecciosa pelo uso prolongado do acessório. Cirurgia também corrigiu o grau de refração A influenciadora digital Paula Vaccari, esposa do cantor sertanejo Cristiano, usou suas

Ales insere federações em conselho de agência para atração de investimentos

Ales insere federações em conselho de agência para atração de investimentos

Emenda do presidente Marcelo Santos a projeto do governo aprovado pela Ales prevê que dois membros do Conselho de Administração da agência de investimentos sejam indicados pelo setor produtivo Aprovado

Câmaras municipais ganham rede de apoio criada pela Ales

Câmaras municipais ganham rede de apoio criada pela Ales

O presidente Marcelo Santos destacou que o objetivo da cooperação técnica é fortalecer o papel dos legisladores municipaisCom a presença de representantes das câmaras de vários municípios capixabas, a Assembleia