quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Secretário de Segurança defende redução da maioridade penal

 

 

O aumento no número de ataques a escolas no Brasil é visto com preocupação pelo secretário de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho. Segundo ele, já passou da hora de mudar as leis para enfrentar o problema da criminalidade, principalmente envolvendo menores infratores.

Em entrevista ao Folha da Vila, ele afirma que não basta a ação policial sem que haja um arcabouço de leis em debate. “Estamos lidando com tragédias violentas e não vemos movimento do Congresso Nacional. Muito se fala em porta giratória, segurança armada, mas não vemos a discussão sobre legislação penal”, declarou.

“Não dá para deixar um infrator, apenas por ser menor de 18 anos, que mata vários inocentes, respondendo só com medida socioeducativa de até 3 anos. É preciso mudar a maioridade penal, mudar o Estatuto da Criança e do Adolescente. Um indivíduo não pode ficar solto em casos assim, existe aí uma personalidade doentia. Assim como vemos em outros crimes, nossa legislação está deixando de abordar e acaba ficando tudo nas costas da polícia”, destacou.

Plano para enfrentar violência nas escolas

O secretário também falou sobre a criação de um plano estadual para tratar de segurança nas escolas. O assunto, ainda mais em evidência depois do ataque em uma creche em Blumenau (SC), na última quarta-feira (5), tem sido alvo de autoridades multidisciplinares. 

Por aqui, não será diferente: a ideia é apresentar o plano até o final de abril, o qual terá apoio da Secretaria de Educação (Sedu) e da Saúde (Sesa).

Segundo Ramalho, há um grupo estabelecido, chamado de Comitê de Segurança Escolar, que, nas palavras do secretário, congrega as forças de segurança, unindo Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.

“A PM tem o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd), os bombeiros têm a brigada que atende os jovens de 15 anos em diante; e ainda há o Papo Responsa, da Polícia Civil, que trabalha com os adolescentes no linguajar deles, então a área de segurança já tem alguma expertise. Mas teremos 15 grupos temáticos que, ao nosso entender, vai ajudar a dinamizar”, esclareceu.

Entre os grupos, Ramalho afirmou que há um específico para tratar de tecnologia, analisando quais as melhores opções a serem aplicadas no ambiente escolar, e um grupo de Inteligência, que também terá parceria com a Polícia Federal.

“Teremos um disque-denúncia exclusivo para as escolas, bem como pensamos em um código no Ciodes específico para levantar estatística. Também estamos planejando um fluxo para organizar quem vai fazer o quê, em que ordem, caso haja uma ocorrência, além de um núcleo dentro da PC para investigação nesses casos. Este pacote pretendemos encerrar no fim do mês, depois será apresentado o plano, de aspecto contributivo e participativo. A segurança pública não está sozinha, nem a educação”, continuou o secretário.

O bullying como causa de revolta e ataques

Ramalho também enfrentou o tema do bullying nas escolas, dizendo que os ataques têm direta relação com o que acontece dentro do ambiente de aprendizagem, como cenas de humilhação. “O estudante que é vítima acaba ficando recluso, sem querer ir para a escola e aí encontra apoio na deep e dark web”, pontuou.

Apesar de entender que não há receita de bolo, o secretário destaca que o Espírito Santo está saindo na frente com relação ao restante do país.

Treinamento para a comunidade escolar

Em termos de treinamento para a comunidade escolar, ele afirmou que será oferecido curso de primeiros-socorros pelos bombeiros. “A ideia não é correr para sair, porque nessas ocasiões, se correr a pessoa vai ao encontro do atirador”, disse.

Uma das ideias, segundo Alexandre Ramalho, é identificar um local, como uma sala de aula, para que as pessoas se escondam em segurança.

“Teremos treinamentos periódicos, simulações e palestras. É preciso mudar também o ambiente interno, até para gerar uma devolutiva. Ensinar as pessoas como lidar com o pânico”, pontuou.

Inteligência Artificial

Uma ideia estudada é também a implantação de Inteligência Artificial nas escolas, por meio de robôs que possam avisar sobre pessoas com características determinadas, por exemplo: que entrem portando alguma arma, correndo, de máscaras ou bandanas.

“Seria como acontece com o cerco inteligente, que é uma ferramenta que tem ajudado a PC. O cerco passa algumas características suspeitas e a partir daí se acende um alerta. Algo parecido está dentro do grupo de tecnologia, que vamos alinhar no plano escolar”, acrescentou.

Questionado sobre se os ataques no país e no Estado têm se tornado uma “epidemia”, Ramalho afirmou que não usaria esse termo.

“Nem todas as informações que chegam são verdadeiras, mas de fato o número aumentou e precisamos considerar isso. É importante deixar o aviso para que, diante de qualquer comentário, informação, desenho de croqui, ameaça de invasão, falas sobre armas e simulacros, a que os alunos tenham acesso, imediatamente seja denunciado ao 181 para que qualquer ato seja evitado”, disse.

Também sobre o botão do pânico, o secretário afirmou que não entende como solução para o caso das escolas. “Assim como não entendemos o uso de viaturas, detectores de metais, entre outros. Isso torna o ambiente mais hostil. Uma coisa que sabemos é o que leva pessoas a cometerem esses atentados: o sofrimento”, afirmou.

Investimento em nível nacional

Após anúncio do ministro da Justiça, Flávio Dino, na quarta-feira (5), de que o Ministério fará investimento no valor de R$ 150 milhões destinado a um fundo nacional de segurança pública em escolas, Ramalho foi questionado a respeito de possíveis encontros com outros entes federativos para concluir a questão.

“Estamos esperando o ministro da Justiça definir as regras, como qual a cota para cada estado, por exemplo. Isso poderá ser uma forma de comprar o horário de folga do policial, que o motiva a trabalhar e acaba sendo muito benéfico”, declarou.

Quanto às forças de segurança saberem operar, em nível de inteligência, espaços na deep web, o secretário afirmou que é um assunto muito novo e que requer diálogo e instruções.

Matéria relacionada

Justiça Determina Pagamento de Pensão por Ana Hickmann ao Ex-Marido

Justiça Determina Pagamento de Pensão por Ana Hickmann ao Ex-Marido

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que a apresentadora Ana Hickmann pague, mensalmente, uma pensão compensatória de R$ 15 mil ao ex-marido, Alexandre Correa. A

Vila Velha quebra recorde e registra o menor número de homicídios em 22 anos

Vila Velha quebra recorde e registra o menor número de homicídios em 22 anos

  Na tarde desta quinta-feira (09), durante a primeira reunião de 2025, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Vila Velha (GGIM), o delegado Cleudes Júnior, titular da Divisão Especializada

Toninho da Emater assume mandato na Assembleia Legislativa

Toninho da Emater assume mandato na Assembleia Legislativa

    Tomou posse na manhã desta quinta-feira (9) o deputado Antônio Carlos Machado, conhecido como Toninho da Emater (PSB). O auditório Augusto Ruschi ficou lotado de familiares, amigos, correligionários,

Ademir Pontini aponta para os alagamentos históricos de Vila Velha

Ademir Pontini aponta para os alagamentos históricos de Vila Velha

  As fortes chuvas que caíram na tarde de ontem (7) castigaram quase todas as cidades do Espírito Santo, inundando diversos bairros e ruas. Dos municípios que compõem a Região

Bruno Lamas toma posse pela terceira vez como deputado

Bruno Lamas toma posse pela terceira vez como deputado

  Em cerimônia concorrida realizada na Presidência da Assembleia Legislativa (Ales), Bruno Lamas (PSB) tomou posse pela terceira vez no Legislativo estadual. Ele ocupa a cadeira deixada pelo colega de

Vila Velha faz parte de nova ferrovia que ligará Santa Leopoldina a Anchieta

Vila Velha faz parte de nova ferrovia que ligará Santa Leopoldina a Anchieta

    Vila Velha está no mapa de um dos maiores projetos de infraestrutura do Espírito Santo: a nova ferrovia que ligará Santa Leopoldina a Anchieta. O ramal ferroviário –