O Porto Vitória fez uso da vantagem e garantiu uma vaga na semifinal do Capixabão de 2023 após o empate em 1 a 1 contra a Desportiva, na noite de 22/03, no Kleber Andrade. Wesley marcou para a Locomotiva, e Edinho, para o Porto.
Com o resultado, o Verdão aguarda o vencedor de Real Noroeste e Serra, que se enfrentam hoje, para descobrir o adversário da próxima fase.
Para o veterano Edinho, que marcou três gols no confronto (ida e volta), a emoção é muito grande.
“Encaramos um time que tem uma história gigante e que eu respeito muito, mas o que fizemos hoje foi enorme. Nesta fase são poucos os que aparecem e tive a felicidade de fazer a diferença. É muita emoção”, revelou o atacante.
Já o técnico Rodrigo Fonseca ressaltou a força da Desportiva apesar da eliminação. “Nós tivemos várias chances na trave e um domínio total, mas não conseguimos ampliar. Lá um atleta brilhante, que é o Edinho, resolveu. Mas saímos com a cabeça erguida”, afirmou.
Mesmo jogando pelo empate, o Porto Vitória foi para cima da Desportiva e criou o primeiro lance de perigo aos 3 minutos, quando Ferrugem cabeceou para grande defesa de Robert. No entanto, a jogada serviu para despertar a Locomotiva, que abriu o placar logo em seguida com Wesley, aos 7.
A equipe Grená seguiu no ataque e colocou várias bolas na trave, mas não conseguiu ampliar. Para piorar o cenário do Porto, o jogador Michel foi expulso aos 43 minutos da primeira etapa.
Precisando marcar e com um homem a menos, o Porto foi para cima após o intervalo. Em uma batida de falta, Edinho empatou aos 2 minutos e colocou o Verdão de novo em vantagem.
Apesar das tentativas Grenás, o resultado garantiu a classificação para o caçula do Estadual.
Uma década de eliminações assombra a Desportiva
Com a eliminação de ontem para o Porto Vitória pelas quartas de final do Capixabão 2023, a Desportiva Ferroviária completa 10 anos sem saber o que é avançar em um duelo de mata-mata.
A última classificação foi na edição de 2013, quando eliminou o Botafogo de Jaguaré nas semifinais e avançou rumo ao título Estadual diante do Aracruz. De lá para cá, a Locomotiva Grená soma 14 eliminações, contando Estadual, Copa Espírito Santo, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.
Nesta lista, o Porto Vitória é o 11° carrasco da equipe Grená, se juntando ao grupo formado por Cachoeiro, ABC de Natal, Real Noroeste (2x), Avaí/SC, Operário/PR, Espírito Santo, Rio Branco (2x), Rio Branco/VN, Nova Venécia (2x) e Estrela do Norte.