O Estado ganha um importante espaço cultural na próxima segunda-feira (20), o Cineteatro das Artes, localizado no Shopping da Terra, no Centro de Vila Velha.
O espaço se dedicará principalmente à exibição de produções audiovisuais e ao incentivo à formação de novos públicos para o cinema local e nacional. O Cineteatro das Artes será aberto ao público e começa a funcionar a partir das 19 horas.
Reformado e readequado com recursos do Edital de Apoio a Salas de Cinema, da Lei Paulo Gustavo (LPG), em uma parceria entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Secretaria da Cultura (Secult), o Cineteatro das Artes tem capacidade para 110 pessoas.
“O Cineteatro está preparado para se tornar uma referência no cenário cultural de Vila Velha e de todo o Estado, oferecendo uma programação inclusiva, diversa e conectada às identidades culturais capixabas”, destaca a idealizadora do novo espaço, Adalgisa Rosa.
A programação de 2025 já está definida e promete ser diversificada. Entre os destaques, estão sessões de cinema brasileiro, o Festival PequenoPera, que une ópera infantil e audiovisual, e o FOCA – Festival de Ópera Capixaba, ambos projetos aprovados por editais da Lei Paulo Gustavo e de Editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secult.
Lei Paulo Gustavo e Apoio a Salas de Cinema
O Edital de Apoio Financeiro a Salas de Cinemas, da Lei Paulo Gustavo (LPG), promoveu o apoio à manutenção (reformas e restauros) ou adequação de espaços culturais multiusos, ampliando assim a sua vocação para salas de exibição comunitárias.
Entre as atribuições do Edital foram de recuperar, melhorar ou ampliar suas condições de funcionamento assim como auxiliar na aquisição, troca ou manutenção de mobiliário e equipamentos como projetores, telas, sistemas de som, entre outros. O Edital contemplou 6 projetos de até R$ 250 mil reais, no total de investimento de R$ 1,5 milhão.
Serviço
Inauguração Cineteatro das Artes
Data: 20/01 (segunda-feira)
Local: Shopping da Terra, Av. Jerônimo Monteiro, 1690, Centro, Vila Velha
Horário: 19 horas
Entrada aberta