
A greve nacional dos garis que teve início nesta segunda-feira (22) foi suspensa um dia depois após uma reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT-Contracs e a Comissão Nacional de Greve dos Garis e Margaridas. De acordo com a Confederação, a suspensão foi decidida após “amplo diálogo com as entidades de base, escuta dos sindicatos, avaliação dos cenários locais e consulta aos trabalhadores e trabalhadoras mobilizados em todo o País”. Além da paralisação na cidade de Vitória, outras seis capitais – Brasília, São Luís, Maceió, Cuiabá, Salvador e Natal – também foram alcançadas pelo movimento que pede a votação do PL 4.146/2020 que regulamenta a profissão de trabalhador essencial de limpeza urbana e estabelece um piso salarial nacional de R$ 3.036. Aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2025, o projeto prevê também adicional de insalubridade máxima e aposentadoria especial. Apesar da suspensão da greve, a Contracs-CUT e a Comissão Nacional de Greve exaltam o movimento que demonstrou “força, unidade e capacidade de mobilização”. Os trabalhadores da limpeza urbana estão retomando os trabalhos em Vitória e Vila Velha de forma gradativa. Na noite desta terça-feira (23), os profissionais foram vistos recolhendo o lixo em Jardim Camburi e na região de Itaparica, por exemplo. Sindicato diz que greve ainda continua no Espírito Santo Após a realização de uma passeata pelas ruas de Vitória, os trabalhadores da limpeza urbana que estão de greve no Espírito Santo, estiveram no Palácio Anchieta para uma reunião na tarde desta terça-feira (23) com uma representante do governo do Estado. A presidenta do Sindilimpe-ES, Evani Reis, agradeceu a recepção do Estado mas disse que esperava ser recebida pelo governador Ricardo Ferraço. “Agradecemos a representante do governo que nos recebeu, mas gostaríamos de ter sido recebidos pelo governador do Estado, Ricardo Ferraço. O nosso pedido é que em 15 dias haja uma nova reunião, não só com o governador, mas também com representantes da frente dos prefeitos do Estado do Espírito Santo. O congresso terá recesso em julho e queremos que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, coloque o projeto em votação e precisamos de apoio nessa luta”, disse Evani. A presidenta disse ainda na noite desta terça e na manhã de quarta-feira (24), haverão novas reuniões para dialogar com os trabalhadores dos diferentes turnos, sobre o rumo da greve. “A categoria decidirá sobre a continuidade ou não da greve. Se eles decidirem suspender o movimento, o trabalho será retomado, entraremos em estado de greve e vamos aguardar a nova reunião com o governador do Estado e com os representantes dos prefeitos. Somos uma categoria essencial à saúde pública, ao meio ambiente, à higiene urbana e ao regular funcionamento das cidades. Somos os primeiros agentes de saúde e precisamos ter melhores salários e melhores condições de trabalho”, reivindicou Evani.
Micro e pequenos empreendedores de Vila Velha terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos sobre o fortalecimento de sua presença digital no mercado e a implementação de novas estratégias para ampliar as vendas e divulgar ainda mais as marcas na internet. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Vila do Empreendedor, promoverá na sexta-feira (26) – em parceria com o Sebrae Vila Velha –, a palestra gratuita “Faça Investimento em Marketing Digital”, voltada para empresários, microempreendedores individuais (MEIs), comerciantes e pessoas interessadas em desenvolver seus negócios no ambiente digital. A capacitação acontece das 14h às 16h, na Vila do Empreendedor, localizada no Subsolo-A do Boulevard Shopping, em Itaparica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de modo online, pelo seguinte link: https://forms.gle/6LndbzUhnrZR4isE7 ou Clicando Aqui. Durante a palestra, os participantes terão acesso a orientações práticas sobre posicionamento digital, estratégias para redes sociais e formas de aumentar a visibilidade dos negócios utilizando recursos eletrônicos acessíveis e eficientes. A iniciativa busca apresentar ferramentas e boas práticas para quem deseja se posicionar de forma estratégica nas redes sociais e portais online, não só para ampliar o alcance dos seus produtos e serviços, mas principalmente para atrair e engajar clientes. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, investir em conhecimento é fundamental para manter os empreendedores preparados para os desafios do mercado, nesses novos tempos. Segundo ele, a ação integra o conjunto de iniciativas desenvolvidas pela gestão do prefeito Arnaldinho Filho para estimular o empreendedorismo, a inovação e a geração de emprego e renda em Vila Velha. “Em uma época de constantes transformações digitais, nossa missão é criar novas oportunidades para que os empreendedores de Vila Velha estejam cada vez mais preparados para crescer. Isso exige que os pequenos negócios estejam inseridos no cenário atual, em que o marketing digital deixou de ser um diferencial e se tornou uma ferramenta indispensável para conquistar clientes, fortalecer marcas e aumentar a competitividade”, destacou Colodetti. A diretora da Vila do Empreendedor, Danielle de Deus, ressalta que a qualificação contínua é um dos pilares para aumentar as chances de sucesso dos pequenos empreendimentos da cidade. “Hoje, estar presente no ambiente digital é uma necessidade. Muitos empreendedores de Vila Velha oferecem produtos e serviços de boa qualidade, mas ainda encontram dificuldades para divulgar seus negócios e alcançar novos públicos na internet. Estamos cientes disso e pensamos em promover esta palestra justamente para oferecer a eles conhecimentos práticos e ferramentas capazes de fazer a diferença no dia a dia de suas empresas”, explicou. Serviço Palestra: Faça Investimento em Marketing Digital Data: Sexta-feira (26 de junho) Horário: Das 14h às 16h Local: Vila do Empreendedor / Subsolo-A / Boulevard Shopping – Itaparica Inscrições: https://forms.gle/6LndbzUhnrZR4isE7 ou clicando Aqui. Participação: Gratuita