
Cariacica vai comemorar os 136 anos de emancipação política com um desfile cívico na quarta-feira (24), às 8h30, na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. O evento reunirá estudantes, instituições, forças de segurança e representantes da sociedade civil em uma celebração da história, da cultura e do desenvolvimento do município. Com o tema “Cariacica: Nossa Terra, Nossa História, Nossa Gente”, o desfile será dividido em três eixos que representam aspectos da trajetória da cidade. As apresentações vão destacar o patrimônio natural do município, os principais momentos de sua formação histórica e a contribuição da população para o crescimento de Cariacica. O prefeito Euclério Sampaio destacou que a programação marca mais um aniversário da cidade com foco na valorização da identidade cariaciquense. “Cariacica chega aos 136 anos mostrando sua força, sua história e o compromisso com o futuro. O desfile será um momento de celebração e reconhecimento da trajetória construída por tantas gerações”, afirmou. Para a vice-prefeita Shymenne de Castro, o evento simboliza a união entre poder público, instituições e moradores. “Este desfile representa a união da nossa cidade e valoriza tudo aquilo que faz de Cariacica uma referência de trabalho, diversidade e desenvolvimento e o cuidado com as pessoas que escolheram Cariacica para viver e empreender”, disse. Participam da programação a Apae de Cariacica, a Amaes, a Cariacica Down, escolas municipais, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames), o Exército Brasileiro, por meio do 38º Batalhão de Infantaria, além de representantes das forças de segurança estaduais e federais. Também estarão presentes a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, a Polícia Científica, o Iases, a Secretaria de Estado da Justiça e guardas municipais de Cariacica, Vila Velha, Serra e Viana. A bateria da escola de samba Independente de Boa Vista também integra a programação. O desfile terá início em frente às Lojas Americanas, na Avenida Expedito Garcia, e seguirá até a Praça de Campo Grande. Serviço Desfile cívico pelos 136 anos de Cariacica Data: Quarta-feira (24) Horário: 8h30 Local: Avenida Expedito Garcia, Campo Grande Percurso: em frente às Lojas Americanas até a Praça de Campo Grande
A greve nacional dos garis que teve início nesta segunda-feira (22) foi suspensa um dia depois após uma reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT-Contracs e a Comissão Nacional de Greve dos Garis e Margaridas. De acordo com a Confederação, a suspensão foi decidida após “amplo diálogo com as entidades de base, escuta dos sindicatos, avaliação dos cenários locais e consulta aos trabalhadores e trabalhadoras mobilizados em todo o País”. Além da paralisação na cidade de Vitória, outras seis capitais – Brasília, São Luís, Maceió, Cuiabá, Salvador e Natal – também foram alcançadas pelo movimento que pede a votação do PL 4.146/2020 que regulamenta a profissão de trabalhador essencial de limpeza urbana e estabelece um piso salarial nacional de R$ 3.036. Aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2025, o projeto prevê também adicional de insalubridade máxima e aposentadoria especial. Apesar da suspensão da greve, a Contracs-CUT e a Comissão Nacional de Greve exaltam o movimento que demonstrou “força, unidade e capacidade de mobilização”. Os trabalhadores da limpeza urbana estão retomando os trabalhos em Vitória e Vila Velha de forma gradativa. Na noite desta terça-feira (23), os profissionais foram vistos recolhendo o lixo em Jardim Camburi e na região de Itaparica, por exemplo. Sindicato diz que greve ainda continua no Espírito Santo Após a realização de uma passeata pelas ruas de Vitória, os trabalhadores da limpeza urbana que estão de greve no Espírito Santo, estiveram no Palácio Anchieta para uma reunião na tarde desta terça-feira (23) com uma representante do governo do Estado. A presidenta do Sindilimpe-ES, Evani Reis, agradeceu a recepção do Estado mas disse que esperava ser recebida pelo governador Ricardo Ferraço. “Agradecemos a representante do governo que nos recebeu, mas gostaríamos de ter sido recebidos pelo governador do Estado, Ricardo Ferraço. O nosso pedido é que em 15 dias haja uma nova reunião, não só com o governador, mas também com representantes da frente dos prefeitos do Estado do Espírito Santo. O congresso terá recesso em julho e queremos que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, coloque o projeto em votação e precisamos de apoio nessa luta”, disse Evani. A presidenta disse ainda na noite desta terça e na manhã de quarta-feira (24), haverão novas reuniões para dialogar com os trabalhadores dos diferentes turnos, sobre o rumo da greve. “A categoria decidirá sobre a continuidade ou não da greve. Se eles decidirem suspender o movimento, o trabalho será retomado, entraremos em estado de greve e vamos aguardar a nova reunião com o governador do Estado e com os representantes dos prefeitos. Somos uma categoria essencial à saúde pública, ao meio ambiente, à higiene urbana e ao regular funcionamento das cidades. Somos os primeiros agentes de saúde e precisamos ter melhores salários e melhores condições de trabalho”, reivindicou Evani.