sábado, 27 de junho de 2026
500 estudantes do ES farão intercâmbio na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

500 estudantes do ES farão intercâmbio na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quinta-feira (25), da cerimônia de anúncio dos países de destino dos estudantes selecionados para o Programa Intercâmbio Estudantil Sedu 2026. Nesta edição, os intercambistas terão como destino a Argentina, o Canadá, os Estados Unidos, a Inglaterra e a República da Irlanda. Ao todo, serão 500 estudantes beneficiados pela iniciativa, que oferece curso intensivo de idiomas no exterior e proporciona experiências de formação acadêmica, cultural e cidadã. “Estamos levando 500 estudantes para o exterior e já anunciamos um novo passo: no próximo ano, serão mil alunos beneficiados, além da inclusão de novos destinos, como Espanha e Austrália. Queremos ampliar cada vez mais as oportunidades para os jovens da nossa Rede Estadual, garantindo que tenham acesso às mesmas experiências e possibilidades de qualquer estudante”, afirmou o governador. A secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo, ressaltou que o programa representa uma política pública capaz de transformar trajetórias por meio da educação e destacou que a iniciativa é resultado do trabalho desenvolvido pelos 51 Centros Estaduais de Idiomas (CEIs), presentes em todas as regiões do Espírito Santo, que oferecem gratuitamente cursos de Inglês e Espanhol aos estudantes da Rede Estadual de Ensino. “O Intercâmbio Sedu demonstra o compromisso do Governo do Estado com uma educação pública de qualidade, capaz de ampliar horizontes e criar oportunidades concretas para os nossos estudantes. Essa experiência vai muito além do aprendizado de um novo idioma. Ela contribui para a formação de jovens mais preparados, autônomos e confiantes para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado. Cada estudante selecionado representa o talento, a dedicação e o potencial da juventude capixaba”, afirmou a secretária. Durante a cerimônia, a estudante egressa da Rede Pública Estadual e ex-intercambista Bárbara Correia Alves compartilhou os aprendizados e as transformações proporcionados pelo programa em sua trajetória acadêmica e pessoal. “O Intercâmbio Sedu mudou a forma como eu vejo o mundo e o meu próprio potencial. Foi uma oportunidade que me ensinou a acreditar mais em mim, a enfrentar desafios com coragem e a valorizar cada momento de aprendizado. Levo comigo memórias, amizades e ensinamentos que vão me acompanhar por toda a vida”, relatou. Representando os estudantes selecionados para a edição de 2026, Ellyson Oliveira Pereira de Melo compartilhou a emoção de conquistar uma vaga no programa. “Receber a notícia de que fui selecionado para o Intercâmbio Sedu foi um momento de muita alegria e gratidão. Essa oportunidade representa a chance de aprender, conhecer novas culturas e acreditar que podemos ir cada vez mais longe. Estou ansioso para viver essa experiência e voltar com novos conhecimentos, aprendizados e histórias para compartilhar”, disse.

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

O litoral Sul do Espírito Santo tem cerca de R$ 53 bilhões em investimentos previstos até 2029, incluindo empresas como Petrobras, Samarco, Prio, Porto Central, Ecovias Capixaba, Shell e 3E Energy, e que no geral integram o Parklog Sul Capixaba, programa estratégico lançado para transformar a região em um hub logístico e industrial. As informações são da publicação “Investimentos Anunciados e Concluídos no Espírito Santo”, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). São cerca de R$ 15 bilhões em Anchieta e quase R$ 12 bilhões em Presidente Kennedy. O investimento do Porto Central, por exemplo, é de mais de R$ 2 bilhões. O Parklog Sul Capixaba surge em um momento estratégico de crescimento e reorganização econômica do Estado, e isso deverá ser estratégico para atração de novas empresas para a região, com o Porto Central, como um hub estratégico para a transição energética. “O Porto Central é um projeto que vai acontecer em fases, iniciando pela atividade de transferência de cargas entre navios petroleiros. Seu desenvolvimento naturalmente vai agregar outras especialidades, como a movimentação de grão e carga geral, bem como atrair muitas empresas do cluster portuário”, afirmou o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Celso Guerra. Como a região dispõe de ótimo potencial eólico, excelente insolação e terras aproveitáveis para culturas que favorecem a produção de biomassa, novos projetos de energia renovável naturalmente vão surgir na região nos próximos anos, reforçou o subsecretário.