O município de Viana está à frente das negociações para a retomada do Trem das Montanhas Capixabas, um dos roteiros turísticos mais tradicionais do Espírito Santo.
O prefeito Wanderson Bueno tem liderado as tratativas com o setor público e a iniciativa privada para recolocar Viana como ponto de partida e chegada da atração ferroviária, que deve voltar a operar em 2026.
Wanderson esteve em Curitiba/PR para uma reunião estratégica com o empresário Adonai Aires de Arruda, presidente da Serra Verde Express, operadora responsável por alguns dos mais renomados roteiros ferroviários turísticos do país. No encontro, o prefeito reforçou a importância de Viana no trajeto original e defendeu o retorno da parada na cidade como parte central do projeto de reativação.
“Estamos liderando esse movimento com coragem, visão de futuro e responsabilidade. A volta do trem é uma oportunidade de reconectar nossa cidade à sua história, mas também de impulsionar a economia, fortalecer o turismo e gerar emprego e renda”, afirmou Wanderson.
A operação do Trem das Montanhas Capixabas aconteceu entre 2009 e 2013, com saídas da Estação Ferroviária de Viana em direção a Marechal Floriano, com parada em Domingos Martins, e extensão até Matilde, em Alfredo Chaves. A viagem de cerca de 50 quilômetros encantava turistas com paisagens da Mata Atlântica, túneis históricos e atrações culturais ao longo do trajeto.
Nesta sexta-feira (25), prefeitos de Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Alfredo Chaves voltam a se reunir para avançar nas tratativas. A agenda, mais uma vez, será conduzida por Wanderson Bueno, que também propôs a criação de um consórcio entre os quatro municípios com foco exclusivo na pauta turística. A proposta já foi aceita pelos demais gestores.
Em paralelo às articulações políticas, o grupo encaminhou à VLI Multimodal S.A., responsável pela malha ferroviária da região, um ofício conjunto solicitando anuência para a retomada da operação. A iniciativa também conta com o apoio técnico do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo.
Segundo o empresário Adonai Aires de Arruda, o trajeto tem grande potencial turístico e histórico. Ele destacou que, no período em que operou, o trem registrava ocupação média superior a 80%. “É um roteiro belíssimo e de grande importância para o Espírito Santo. A Serra Verde Express vê com bons olhos a retomada”, disse.
O projeto prevê a reativação da linha turística no primeiro semestre de 2026, com Viana reassumindo o papel de cidade anfitriã e referência no turismo ferroviário capixaba.