domingo, 28 de junho de 2026

Primeira morte por Febre de Oropouche é confirmada no ES

 

 

O Governo do Espírito Santo divulgou nesta terça-feira (10) a primeira morte por Febre de Oropouche no estado. A informação foi divulgada por meio de uma coletiva de imprensa realizada no auditório da Secretaria da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá em Vitória.

A morte foi confirmada em uma mulher de 61 anos moradora do município de Fundão, na Grande Vitória. O que mais chamou atenção no caso foi ela ter ido à óbito apenas 11 horas após dar entrada no PA, 24 horas após os inícios dos sintomas.

A mulher deu entrada no PA as 8h53 com sintomas iniciais de febre e dispneia ou falta de ar. Às 10h20, ela evolui para uma parada cardiorrespiratória sendo necessário a realização de uma reanimação. Às 14h14 ocorrem manifestações hemorrágicas. 18h50 ocorre uma nova parada cardiorrespiratória e a morte é confirmada às 19h55.

Durante o período em que ela estava no PA, os familiares informaram o contato com inseticidas, abrindo uma possibilidade de envenenamento. Com isso, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), permitindo que fosse identificada a causa da morte.

De acordo com Rodrigo Rodrigues diretor do Lacem, se não fosse por isso, esse caso poderia ter sido dado como dengue hemorrágica grave.

No Brasil, três mortes pela Febre de Oropouche já haviam sido identificadas. Duas mulheres adultas morreram no interior da Bahia e outro caso foi de um óbito fetal em Pernambuco.

Matéria relacionada

Novos projetos criam e ampliam rotas turísticas capixabas

Novos projetos criam e ampliam rotas turísticas capixabas

    Três novos projetos de lei (PLs) sobre criação de rotas e circuitos turísticos no Espírito Santo foram apresentados por deputados foram lidos nessa semana e começaram a tramitar

Portocel desembarca 4,3 mil carros da GWM e Aracruz avança como novo polo automotivo do Brasil

Portocel desembarca 4,3 mil carros da GWM e Aracruz avança como novo polo automotivo do Brasil

    O desembarque de 4,3 mil veículos híbridos e elétricos da montadora chinesa GWM na Portocel, em Aracruz, marca mais um capítulo da rápida transformação econômica do Norte do

500 estudantes do ES farão intercâmbio na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

500 estudantes do ES farão intercâmbio na Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quinta-feira (25), da cerimônia de anúncio dos países de destino dos estudantes selecionados para o Programa Intercâmbio Estudantil Sedu 2026. Nesta edição,

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Os atletas capixabas do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foram medalhistas na Copa Sudeste de Taekwondo. A competição foi realizada entre a última sexta-feira (19)

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

O litoral Sul do Espírito Santo tem cerca de R$ 53 bilhões em investimentos previstos até 2029, incluindo empresas como Petrobras, Samarco, Prio, Porto Central, Ecovias Capixaba, Shell e 3E

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Um lavrador de 36 anos foi preso por suspeita de usar o ChatGPT para planejar crimes e ameaçar o próprio filho, de 8 anos, com a intenção de evitar pagar