segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Por que idosos não foram priorizados em vacinação contra a dengue?

 

Grupo com o maior número de hospitalizações no Brasil, os idosos não são prioridade na vacinação contra a dengue no SUS devido à falta de dados sobre eficácia da vacina Qdenga em pessoas com mais de 60 anos e menos de 4 anos.

A vacina será aplicada, inicialmente, em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações depois de pessoas idosas.

Para definir a priorização, a pasta também considerou a capacidade limitada de produção do laboratório. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no dia 20 de janeiro. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. Além desse número, o Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões de doses para 2024. Para 2025, são 9 milhões.

A vacina Qdenga não está indicada na bula para imunização de idosos. Isso porque os dados apresentados para a Anvisa pelo laboratório não incluíram estudos com adultos acima de 60 anos, informou a agência. A aplicação da vacina em pessoas com idade maior de 60 anos só pode ser feita com indicação profissional, quando o médico assume a responsabilidade.

A Takeda confirmou que, até o momento, os dados disponíveis limitam-se à população com até 60 anos. No Brasil, a vacina foi aprovada pela Anvisa, em março de 2023, para prevenção da dengue causada pelos quatro sorotipos do vírus, para indivíduos de 4 a 60 anos, independentemente da exposição anterior à dengue.

A farmacêutica também testou a vacina contra a dengue em crianças com idade entre 1 ano e meio e 4 anos. Porém, para esse público não foi “evidenciado claro benefício clínico que justificasse sua indicação”, segundo a Takeda. Também “não houve qualquer problema de segurança ou evento grave relacionado, durante os estudo”, complementa o laboratório.

Idosos, assim como toda comunidade, devem se prevenir da dengue evitando acúmulo de água parada em vasos de plantas, pneus e caixas d’água, além do uso de repelentes, recomenda a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

“Importante ressaltar que cada agência regulatória analisa os dados independentemente e a decisão e definição da indicação cabe apenas ao órgão competente de cada país. A empresa respeita e acata o que foi definido pela agência regulatória no Brasil”, disse a Takeda Pharma, em nota.

“Os idosos seriam prioridade, mas maiores de 60 não foram incluídos no estudo [da vacina Qdenga]. Não tem dado de segurança e eficácia”, explicou Isabella Ballalai, pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

O momento mais esperado para os foliões. Neste sábado (22), as escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória entram no Sambão do Povo em busca do título de campeã.Vão

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (21), um homem de 25 anos suspeito de violência

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Uma operação para prender um traficante do Espírito Santo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, teve intenso confronto entre policiais civis e criminosos na manhã

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

O Rio Branco de Venda Nova fez história no Kleber Andrade, na noite desta quinta-feira (20). Um dos dois representantes do Estado na Copa do Brasil, o Tricolor Polenteiro venceu

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Mais prazo para se adequarem às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Espírito Santo. Esta foi a principal solicitação dos empreendedores da Curva da Jurema e da

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

A Polícia Militar do Espírito Santo intensificará as ações de segurança durante o Carnaval 2025 para garantir a tranquilidade da população e dos turistas.Durante uma coletiva de imprensa realizada na