quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Médico capixaba que atuava como voluntário morre no Rio Grande do Sul

 

Morreu na madrugada desta segunda-feira (13) o médico Leandro Médice, que foi do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul para ajudar aos desabrigados pela enchente que assola aquele estado. Ele estava hospedado em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, desde domingo.

A clínica na qual o médico atuava em Vila Velha declarou que ele foi vítima de um mal súbito. Ainda não há detalhes sobre o velório e enterro do cardiologista. Nas redes sociais, pessoas próximas ao profissional e gaúchos lamentaram a morte de Leandro.

Antes de embarcar para o estado gaúcho, Leandro publicou um vídeo nas redes sociais em que anunciava sua viagem humanitário ao RS.

Leandro é formado em medicina e em fisioterapeuta, e fez especialização em cardiologia. Ele atendeu no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e atuou no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) entre 2012 e 2021, como médico intensivista na unidade de terapia intensiva (UTI).

Em nota, o hospital lamentou a morte de Leandro. “A direção do HEVV ressalta que dr. Leandro Medice sempre foi uma pessoa muito querida pelos colegas de trabalho e um profissional exemplar durante os anos em que atuou no hospital. A direção lamenta, profundamente, a morte súbita do médico”.

Segundo o marido de Leandro, o acupunturista João Paulo Martins, com quem era casado há seis anos, ele trabalhou normalmente na clínica a semana toda, e no domingo decolou às 3 horas para o Sul. A ideia era voltar para Vitória na segunda à noite.

No domingo, o médico trabalhou o dia inteiro fazendo os primeiros atendimentos básicos para as vítimas da chuva na região. Por telefone, ele contou ao marido que foi recebido com muito carinho no abrigo à noite, depois de passar o dia trabalhando. Ele dormiu afastado dos colegas, uma vez que roncava um pouco.

Ao amanhecer, Leandro não apareceu no ponto de encontro no horário estipulado. “Ele sempre foi muito pontual. As amigas foram até ele e já o encontraram morto”, relatou João Paulo.

Na tarde desta segunda-feira, o governador Renato Casagrande registrou na rede social X o falecimento do médico. Casagrande decretou três dias de luto pela morte do capixaba.

“Com profundo pesar, registro a perda do Dr. Leandro Medice, que partiu enquanto prestava auxílio às vítimas das chuvas no RS. Sua generosidade e solidariedade permanecerão de exemplo para todos nós. Meus sentimentos à família e amigos neste momento”, diz a nota.

“Os gaúchos agradecem esse gesto de tamanha grandeza e oram para que sua alma descanse em paz”, escreveu um usuário, enquanto outro demonstrou sua incredulidade: “sem acreditar meu amigo! Vá em paz! Você sabe que fez sua missão aqui na Terra! Você fará falta, uma pessoa de luz e com amor sempre no coração! Deus o receba com luz”.

A prefeitura de São Leopoldo emitiu uma nota sobre o caso, expressando sua solidariedade à família do profissional: “a Prefeitura lamenta o falecimento do voluntário e se solidariza profundamente com a família, colegas e amigos nessa hora tão difícil.”

Matéria relacionada

Aquicultura capixaba aposta no cultivo de camarão gigante em água doce

Aquicultura capixaba aposta no cultivo de camarão gigante em água doce

Quando se fala em aquicultura no Espírito Santo, a imagem mais comum costuma ser a de peixes cultivados em tanques ou barragens. Mas a realidade capixaba guarda uma curiosidade pouco

Governo e Vale estão próximos de acordo sobre renovação de concessões de ferrovias, diz ministro

Governo e Vale estão próximos de acordo sobre renovação de concessões de ferrovias, diz ministro

A negociação entre governo Lula e Vale sobre a renovação das ferrovias Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) “andou um pouco” e o acordo está

Obras do Morro do Moreno avançam em várias frentes de trabalho

Obras do Morro do Moreno avançam em várias frentes de trabalho

Iniciadas em 2025, as obras de infraestrutura do Morro do Moreno estão sendo executadas em várias frentes. O trabalho neste momento compreende a pavimentação e a drenagem da via principal

Câmeras com inteligência artificial instaladas na BR-101 para reforçar a segurança viária

Câmeras com inteligência artificial instaladas na BR-101 para reforçar a segurança viária

A Ecovias Capixaba implantou duas câmeras de alta resolução com inteligência artificial (IA) na BR-101 ES/BA, sendo uma no trecho Norte e uma no trecho Sul. A tecnologia, inédita entre

Janeiro registrou 51 roubos de bikes elétricas no ES

Janeiro registrou 51 roubos de bikes elétricas no ES

A crescente circulação das bikes elétricas pelas ruas do Espírito Santo tem chamado a atenção dos criminosos. De janeiro de 2023 a janeiro deste ano, foram 482 furtos e roubos

Incêndio de grandes proporções atinge centro logístico em Viana

Incêndio de grandes proporções atinge centro logístico em Viana

Um incêndio de grandes proporções atinge um centro logístico no bairro Canaã, em Viana, na manhã deste sábado (7). No local, há galpões do supermercados BH e de empresas de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *