Paula Vaccari desenvolveu ceratite não infecciosa pelo uso prolongado do acessório. Cirurgia também corrigiu o grau de refração
A influenciadora digital Paula Vaccari, esposa do cantor sertanejo Cristiano, usou suas redes sociais para alertar sobre o uso prolongado de lentes de contato. Ela foi diagnosticada com uma ceratite não infecciosa, decorrente do uso contínuo das lentes ao longo de vários anos. Segundo seu relato, os incômodos começaram há cerca de dois meses, mas ela continuou utilizando as lentes até que seus olhos ficaram muito irritados e vermelhos. Foi então que procurou atendimento oftalmológico, que confirmou a lesão.
De acordo com o oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória, Renato Vieira Gomes, a ceratite é uma inflamação na camada superficial da córnea. “Ela pode ser infecciosa quando causada por bactérias, fungos e vírus; ou traumática, como neste caso, em que o uso incorreto das lentes provocou uma lesão na córnea. A permanência com as lentes agrava o quadro e pode levar a lesões mais graves como úlceras ou até perfurações da córnea”.
Os sintomas da ceratite são semelhantes aos da conjuntivite e, por isso, podem gerar confusão, como relatou Paula Vaccari. Entre os principais sinais estão vermelhidão, dor, sensação de areia, lacrimejamento, sensibilidade à luz e coceira. Ao perceber qualquer um desses sintomas, a recomendação é interromper o uso das lentes e procurar um oftalmologista. “O tratamento adequado varia conforme a causa da inflamação. Se não for tratada corretamente, a ceratite pode levar a complicações graves, incluindo perda irreversível da visão”, alerta o especialista.
Apesar da gravidade do quadro, Paula foi diagnosticada a tempo. Além do tratamento clínico, ela passou por uma cirurgia para reparar a lesão e aproveitou o procedimento para corrigir o grau de refração. “O laser pode ser indicado em alguns casos específicos de ceratite, pois ajuda a tratar a superfície da córnea e a reduzir a inflamação. Com essa técnica, removemos a camada epitelial lesada, realizamos a correção do grau, protegemos a córnea e, em alguns dias, temos uma córnea recuperada”, explica doutor Renato.
Segundo o oftalmologista, no caso de Paula, o benefício adicional foi poder deixar de usar lentes de contato. “Como ela já fazia uso há anos e teve essa lesão, o ideal foi mesmo suspender o uso. A cirurgia é segura e rápida, com boa evolução. A recuperação costuma ser rápida e em uma semana a visão já está estável”, completa.
Cuidados com lentes de contato
O oftalmologista reforça que o uso inadequado de lentes de contato pode levar à perda permanente da visão. “As lentes são excelentes aliadas na correção visual, mas exigem cuidados rigorosos. Por estarem em contato direto com os olhos, qualquer negligência pode trazer sérias consequências”, alerta Renato.
O médico lembra que os olhos são sensíveis e favoráveis à proliferação de bactérias. Por isso, a higienização correta é fundamental. “A primeira regra é sempre manipular as lentes com as mãos limpas, evitando que partículas ou microrganismos entrem em contato com a córnea”, reforça o médico.
Cuidados com as lentes de contato para evitar ceratite:
- Retire as lentes antes de entrar no mar, piscina ou chuveiro.
- Use apenas soluções apropriadas para higienização das lentes. Soro fisiológico não é indicado.
- Lave e seque bem as mãos antes de manusear as lentes.
- Higienize e troque o estojo das lentes a cada dois meses.
- Interrompa o uso ao sinal de qualquer desconforto e procure um oftalmologista.
- Respeite o prazo de validade, mesmo que as lentes sejam pouco usadas.
- Nunca durma com lentes de contato, mesmo as indicadas para uso noturno.
- Evite o uso prolongado — limite o tempo entre 8 e 10 horas por dia.
- Siga sempre a orientação médica sobre substituição das lentes.
- Não compartilhe itens pessoais como óculos, maquiagem ou toalhas.