quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Idoso é o terceiro paciente no ES a passar por tratamento com polilaminina

Mais um paciente do Espírito Santo vai receber o tratamento experimental com polilaminina – substância capaz de regenerar lesões na medula espinhal – mediante cumprimento de decisão judicial.

O homem, de 70 anos, é o terceiro paciente no Estado a receber o medicamento, ainda em fase de testes clínicos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aplicação ocorreu na manhã de sábado (17), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória.

O médico Olavo Borges Franco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será um dos profissionais a participar do procedimento, segundo informou o coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) da Polilaminina no Estado, Mitter Mayer.

De acordo com Mitter, o idoso, que mora em Cariacica, se acidentou após cair de um telhado, lesionando a vértebra T12. O acidente aconteceu na última terça-feira à tarde. Segundo os estudos, a aplicação da medicação deve ocorrer dentro da janela terapêutica considera crítica, ou seja, antes de 72 horas após o acidente.

“Mas o Luiz Fernando Mozer (capixaba de 37 anos que sofreu um acidente de moto durante uma competição de motocross), que foi o primeiro paciente capixaba, recebeu a substância seis dias depois. Porque a polilaminina, além de ajudar na regeneração, tem uma ação anti-inflamatória na região”.

O paciente, de acordo com Mitter, está estável, lúcido e sabe da medicação. “Quando a pessoa tem uma lesão completa, que é exatamente esse caso, a perspectiva de ela ter alguma sensibilidade ao movimento, da lesão para baixo, é praticamente zero”.

“Esse medicamento, que é único no mundo, está demonstrando ser promissor para esse tratamento. Ele vai revolucionar a história da medicina”, destaca o coordenador do GTI.

A aplicação da polilaminina é única, e o paciente precisa de uma reabilitação intensiva, explica Mitter.

“Isso é o que estamos buscando fazer com todos os pacientes que recebem o medicamento experimental aqui no Estado. Ele precisa reaprender os movimentos”.

Como a polilaminina funciona
A polilaminina é baseada na laminina, uma proteína natural que forma uma grande malha durante a fase embrionária e auxilia na comunicação entre neurônios. Com o tempo, essa proteína se torna rara no organismo adulto.

O fármaco é resultado de 25 anos de pesquisa liderada pela professora doutora Tatiana Coelho de Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o laboratório Cristália.

tatiana descobriu que era possível recriar em laboratório essa malha, extraindo a proteína de placentas, e aplicá-la diretamente na região lesionada da medula.

Quando reintroduzida no corpo, a polilaminina ajuda os neurônios a formarem novos caminhos para os impulsos elétricos que permitem movimentos.

O tratamento consiste em uma aplicação cirúrgica única no ponto da lesão, geralmente dentro de até 72 horas após o acidente, aumentando as chances de recuperação.

Testes
Os primeiros testes foram realizados em animais e mostraram efeitos animadores.

Em ratos, os sinais começaram a aparecer em 24 horas e a recuperação em cerca de oito semanas; em cães houve diferentes níveis de recuperação do movimento das patas.

Nos estudos clínicos iniciais em humanos, 8 voluntários receberam a medicação até três dias após a lesão. O efeito foi visto como promissor.

Autorização
O estudo clínico de fase 1 autorizado pela Anvisa vai avaliar a segurança da polilaminina em cinco pacientes com idade entre 18 e 72 anos.

Matéria relacionada

Saque-aniversário do FGTS já tem calendário definido; veja datas, valores e regras

Saque-aniversário do FGTS já tem calendário definido; veja datas, valores e regras

Trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já podem se organizar para a retirada anual de parte do saldo disponível nas contas ativas

ES segue em alerta alto para chuvas e tempestades nesta quinta-feira

ES segue em alerta alto para chuvas e tempestades nesta quinta-feira

Foi divulgado na tarde desta quarta-feira (21) um novo Boletim Extraordinário da Defesa Civil referente as fortes chuvas que atingem o Espírito Santo. O Boletim mantém o Estado com alerta

Turista de MG morre após ser atropelada por motocicleta na Dante Michelini, em Vitória

Turista de MG morre após ser atropelada por motocicleta na Dante Michelini, em Vitória

Uma mulher, de 65 anos, morreu, na noite de segunda-feira (19), após ser atropelada por uma motocicleta na Avenida Dante Michelini, na Mata da Praia, em Vitória. O marido dela,

Casal do ES é preso suspeito de roubar dados de CACs e repassar para o PCC

Casal do ES é preso suspeito de roubar dados de CACs e repassar para o PCC

Um casal do Espírito Santo suspeito de integrar um esquema criminoso para roubar informações de registros de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) e repassar esses dados ao Primeiro Comando da

Cidade do ES registra 310 milímetros de chuva em 24 horas e tem criança desaparecida

Cidade do ES registra 310 milímetros de chuva em 24 horas e tem criança desaparecida

Uma criança de aproximadamente 10 anos está desaparecida desde o desabamento de uma casa após um deslizamento de terra em Lagoa Jesuína, na zona rural de Rio Bananal, no Norte

Idoso é o terceiro paciente no ES a passar por tratamento com polilaminina

Idoso é o terceiro paciente no ES a passar por tratamento com polilaminina

Mais um paciente do Espírito Santo vai receber o tratamento experimental com polilaminina – substância capaz de regenerar lesões na medula espinhal – mediante cumprimento de decisão judicial. O homem,