quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Idoso é o terceiro paciente no ES a passar por tratamento com polilaminina

Mais um paciente do Espírito Santo vai receber o tratamento experimental com polilaminina – substância capaz de regenerar lesões na medula espinhal – mediante cumprimento de decisão judicial.

O homem, de 70 anos, é o terceiro paciente no Estado a receber o medicamento, ainda em fase de testes clínicos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aplicação ocorreu na manhã de sábado (17), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória.

O médico Olavo Borges Franco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será um dos profissionais a participar do procedimento, segundo informou o coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) da Polilaminina no Estado, Mitter Mayer.

De acordo com Mitter, o idoso, que mora em Cariacica, se acidentou após cair de um telhado, lesionando a vértebra T12. O acidente aconteceu na última terça-feira à tarde. Segundo os estudos, a aplicação da medicação deve ocorrer dentro da janela terapêutica considera crítica, ou seja, antes de 72 horas após o acidente.

“Mas o Luiz Fernando Mozer (capixaba de 37 anos que sofreu um acidente de moto durante uma competição de motocross), que foi o primeiro paciente capixaba, recebeu a substância seis dias depois. Porque a polilaminina, além de ajudar na regeneração, tem uma ação anti-inflamatória na região”.

O paciente, de acordo com Mitter, está estável, lúcido e sabe da medicação. “Quando a pessoa tem uma lesão completa, que é exatamente esse caso, a perspectiva de ela ter alguma sensibilidade ao movimento, da lesão para baixo, é praticamente zero”.

“Esse medicamento, que é único no mundo, está demonstrando ser promissor para esse tratamento. Ele vai revolucionar a história da medicina”, destaca o coordenador do GTI.

A aplicação da polilaminina é única, e o paciente precisa de uma reabilitação intensiva, explica Mitter.

“Isso é o que estamos buscando fazer com todos os pacientes que recebem o medicamento experimental aqui no Estado. Ele precisa reaprender os movimentos”.

Como a polilaminina funciona
A polilaminina é baseada na laminina, uma proteína natural que forma uma grande malha durante a fase embrionária e auxilia na comunicação entre neurônios. Com o tempo, essa proteína se torna rara no organismo adulto.

O fármaco é resultado de 25 anos de pesquisa liderada pela professora doutora Tatiana Coelho de Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o laboratório Cristália.

tatiana descobriu que era possível recriar em laboratório essa malha, extraindo a proteína de placentas, e aplicá-la diretamente na região lesionada da medula.

Quando reintroduzida no corpo, a polilaminina ajuda os neurônios a formarem novos caminhos para os impulsos elétricos que permitem movimentos.

O tratamento consiste em uma aplicação cirúrgica única no ponto da lesão, geralmente dentro de até 72 horas após o acidente, aumentando as chances de recuperação.

Testes
Os primeiros testes foram realizados em animais e mostraram efeitos animadores.

Em ratos, os sinais começaram a aparecer em 24 horas e a recuperação em cerca de oito semanas; em cães houve diferentes níveis de recuperação do movimento das patas.

Nos estudos clínicos iniciais em humanos, 8 voluntários receberam a medicação até três dias após a lesão. O efeito foi visto como promissor.

Autorização
O estudo clínico de fase 1 autorizado pela Anvisa vai avaliar a segurança da polilaminina em cinco pacientes com idade entre 18 e 72 anos.

Matéria relacionada

MUG é campeã do Grupo Especial do Carnaval de Vitória e alcança o 10º título

MUG é campeã do Grupo Especial do Carnaval de Vitória e alcança o 10º título

A Mocidade Unida da Glória (MUG) é a grande campeã deste ano do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, gabaritando as notas em todos os quesitos e alcançando 180 pontos.

Cabeça de Dantinho Michelini é encontrada dentro de canal em Guarapari

Cabeça de Dantinho Michelini é encontrada dentro de canal em Guarapari

A cabeça de Dante Brito Michelini, o Dantinho, foi encontrada na manhã desta quarta-feira (11), em um canal na região de Meaípe, em Guarapari. O corpo do empresário havia sido encontrado decapitado

Moradores temem ficar sem casas com demolições na Barra do Jucu

Moradores temem ficar sem casas com demolições na Barra do Jucu

Moradores da Barra do Jucu tem ficar sem casas e desabrigados com as demolições de imóveis previstas para entre abril e maio, em Vila Velha. Em um vídeo nas redes

Após encontro no Carnaval de Vitória, Arnaldinho e Pazolini voltam a se reunir

Após encontro no Carnaval de Vitória, Arnaldinho e Pazolini voltam a se reunir

Poucos dias depois de aparecerem juntos no Sambão do Povo, exibindo a nova sintonia política, os prefeitos de Vitória e Vila Velha, Lorenzo Pazolini (Rep) e Arnaldinho Borgo (PSDB), voltaram

Roberto Carlos fará show em Cachoeiro de Itapemirim no dia de seu aniversário

Roberto Carlos fará show em Cachoeiro de Itapemirim no dia de seu aniversário

O cantor Roberto Carlos vai comemorar seu aniversário de 85 anos com show em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, anunciou a Prefeitura da cidade nesta terça-feira (10). O

Homem suspeito de matar Dantinho Michelini é preso no ES

Homem suspeito de matar Dantinho Michelini é preso no ES

Um trabalho minucioso e paciente, realizado pela equipe de inteligência do Departamento Especializado em Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) chegou ao suspeito de assassinato de Dante Brito Michelini, o