quarta-feira, 24 de junho de 2026

Cônsul Geral do Japão e Cônsul Cultural visitam a Assembleia Legislativa do ES em busca de estreitar laços diplomáticos

 

Na tarde desta segunda-feira, 10, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo recebeu uma visita ilustre. O Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, acompanhado pela Cônsul Cultural do Japão, Rina Ishikawa, visitou o parlamento capixaba com o objetivo de fortalecer as relações diplomáticas e promover intercâmbios culturais entre o Brasil e o Japão.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, destacou que a visita faz parte da diplomacia ativa que ele busca promover, apresentando as potencialidades do Espírito Santo para o mundo. Marcelo Santos ressaltou ainda o interesse em estreitar relações com o Japão, que já possui um trabalho notável na área educacional, custeando estudos de brasileiros no país asiático. Segundo ele, “na Ales temos uma gestão compartilhada e eu, enquanto presidente do Poder Legislativo, tenho a missão de promover o desenvolvimento do ES, alinhado com as ações do governo do Estado. Ressalto que não produzimos só minério e café e não somos apenas o estado da moqueca. Temos outras potencialidades que são produzidas aqui e são levadas mundo a fora. Queremos estreitar as relações com o Japão que já tem um trabalho bacana na área educacional que custeia o estudo de brasileiros no Japão.”

Por sua vez, o Cônsul Geral do Japão, Ken Hashiba, expressou sua honra e emoção em visitar a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, agradecendo a receptividade do presidente Marcelo Santos e de sua equipe. “Esse anos comemoramos o 115º aniversário do início da imigração japonesa no Brasil e eu, enquanto diplomata, tenho a missão é estreitar e aprimorar ainda mais as relações entre os dois países”. O Cônsul, afirmou estar honrado e emocionado em estar na Ales e agradeceu a receptividade do presidente Marcelo Santos pelo acolhimento que recebeu junto com sua equipe.

Além da visita à Assembleia Legislativa, o Cônsul Geral do Japão veio a Vitória para participar das comemorações dos 40 anos da Associação Nikkei na capital, fortalecendo os laços entre a comunidade japonesa e o estado do Espírito Santo.

A visita do Cônsul Geral do Japão e da Cônsul Cultural à Assembleia Legislativa do Espírito Santo representa um marco importante no fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e o Japão, promovendo não apenas a cooperação diplomática, mas também o intercâmbio cultural e o desenvolvimento mútuo. Espera-se que essa visita seja o ponto de partida para uma parceria frutífera e duradoura entre as duas nações.

Fotos – Bruno Fritz

Nety Façanha (Assessora de imprensa do deputado Marcelo Santos)

Matéria relacionada

Prefeitura de Vila Velha conquista 1º lugar do Brasil em Informação Contábil

Prefeitura de Vila Velha conquista 1º lugar do Brasil em Informação Contábil

Mais uma vez – e agora com desempenho de 100% nos requisitos avaliados – A Prefeitura de Vila Velha conquistou o 1º lugar do Brasil e da Região Sudeste no

Nova lei municipal amplia proteção e participação social na defesa dos idosos

Nova lei municipal amplia proteção e participação social na defesa dos idosos

Vila Velha avançou ainda mais na consolidação de políticas públicas voltadas à população idosa. Foi publicada no Diário Oficial do Município, no dia 17 de junho, a nova lei que

União Brasil define apoio ao Senado e coloca Joelma Costalonga como opção para vice no ES

União Brasil define apoio ao Senado e coloca Joelma Costalonga como opção para vice no ES

A convenção estadual do União Brasil no Espírito Santo reuniu cerca de 400 pessoas na manhã deste sábado, em Vitória, e marcou a eleição da nova diretoria da sigla para

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

A força do campo, os sabores da agricultura familiar e a valorização das tradições rurais marcaram o primeiro dia do Festival da Colheita, realizado nesta sexta-feira (19), na Praça Domingos

Adesão ao Refis soma 2.787 contribuintes e mais de R$ 42 milhões negociados em Vila Velha

Adesão ao Refis soma 2.787 contribuintes e mais de R$ 42 milhões negociados em Vila Velha

O Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2026) da Prefeitura de Vila Velha, nos seus primeiros 45 dias, já garantiu resultados expressivos para a regularização de débitos municipais. Dados atualizados nessa

SAMUEL PAIVA: EXEMPLO DE COMPETÊNCIA, EQUILÍBRIO E ESPÍRITO PÚBLICO NA GESTÃO DE VILA VELHA

SAMUEL PAIVA: EXEMPLO DE COMPETÊNCIA, EQUILÍBRIO E ESPÍRITO PÚBLICO NA GESTÃO DE VILA VELHA

Há pessoas que exercem funções públicas. E há aquelas que compreendem o verdadeiro significado de servir. Samuel Paiva pertence a esse segundo grupo. Jovem, preparado e profundamente comprometido com Vila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *