quinta-feira, 3 de abril de 2025

Assembleia Legislativa conquista prêmio nacional com projeto que apoia a Agricultura Familiar Capixaba

Vencedora na categoria “Projetos Especiais”, o projeto Arranjos Produtivos apoia o setor rural com orientação técnica, fornecimento de mudas e estímulo à diversificação das produções.

Com um projeto inovador voltado para agricultura familiar, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) recebeu nesta segunda-feira, 31, o troféu Assembleia Cidadã, da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A premiação consagrou o projeto Arranjos Produtivos como vencedor na categoria “Projetos Especiais”, após competir com diversos projetos de outras Assembleias Legislativas do país.

O objetivo do projeto é fortalecer a agricultura familiar capixaba, promovendo a diversificação de culturas, oferecendo assistência técnica e fornecendo mudas e equipamentos a produtores rurais em 27 cidades do estado. Além disso, a iniciativa se destaca ao levar conhecimento técnico aos agricultores, capacitando-os em práticas agrícolas mais eficientes e no gerenciamento de seus negócios no setor agropecuário. Essa capacitação contribui diretamente para o aumento da renda das famílias e cria oportunidades para os jovens permanecerem no campo, reduzindo o êxodo rural.

O troféu foi entregue antes da sessão ordinária desta segunda-feira, 31, no Plenário da Assembleia, em uma solenidade que reuniu deputados estaduais e representantes da UNALE. Entre eles, estava a presidente da organização, a deputada estadual do Rio de Janeiro, Jucélia Freitas, conhecida como Tia Ju, que reconheceu o projeto como inspirador.

“Celebramos hoje o que há de mais positivo no setor público. O Arranjos Produtivos é um modelo que precisa ser replicado em todo o Brasil, pois reconhece e apoia quem trabalha arduamente para garantir o sustento das suas famílias e fortalecer nossa economia”, ressaltou a deputada.

O presidente do Parlamento capixaba, deputado Marcelo Santos, destacou a importância da premiação e dedicou a conquista a todos os envolvidos no projeto. “Essa vitória é de todos: deputados, servidores, estagiários, prestadores de serviço e, principalmente, dos agricultores familiares que são beneficiados. Todo esse trabalho tem valido a pena, não apenas pela premiação, mas por inspirar outros estados a adotarem iniciativas semelhantes”, afirmou.

O parlamentar também ressaltou a relevância do reconhecimento, uma vez que a Unale congrega todas as assembleias legislativas do país. “O Espírito Santo mostrou sua força ao competir com estados de grande porte e sair vitorioso. Isso reforça que estamos no caminho certo e nos motiva a fazer o projeto crescer cada vez mais”, completou.

Sobre o projeto Arranjos Produtivos

Por meio da Casa dos Municípios, da Assembleia Legislativa, em parceria com o Governo do Estado e com o apoio das prefeituras, o projeto já atendeu mais de 30 mil agricultores familiares, ouvindo suas demandas e oferecendo suporte através de seminários, diagnósticos, assistência técnica, treinamentos e regularização de agroindústrias.

Além disso, uma das principais ações da iniciativa é a entrega de equipamentos e mudas selecionadas, que permite aos agricultores diversificar suas lavouras, aumentar a produtividade e garantir maior segurança econômica.

Entre as mudas distribuídas estão variedades como uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola, morango e maracujá, acompanhadas de orientação para o cultivo, colheita e beneficiamento dos produtos. A iniciativa promove não apenas a diversificação das culturas, mas também a sustentação da economia rural.

“O principal ativo do projeto é o conhecimento. Levamos informação qualificada ao homem e à mulher do campo, ajudando-os a diversificar sua produção e garantir maior segurança financeira. Nossos técnicos acompanham todo o processo, desde a análise do solo até a certificação da agroindústria, garantindo que os agricultores tenham todo o suporte necessário”, explicou Marcelo Santos.

Além de melhorar a produtividade e a renda dos agricultores, o Arranjos Produtivos também tem um papel fundamental na fixação dos jovens no campo. Com capacitação técnica e incentivos para o empreendedorismo rural, o projeto abre novas oportunidades para as futuras gerações, tornando a vida no meio rural mais atrativa e viável economicamente.

“Essa conquista é resultado de um esforço coletivo, realizado por diversas mãos. Não teríamos chegado tão longe sem o apoio dos deputados, do Governo do Estado e sem o trabalho dedicado da equipe da Casa dos Municípios, dos técnicos e dos agricultores, que estão sempre de braços abertos para nos receber. Com o apoio de todos, conseguimos transformar desafios em oportunidades para quem trabalha e vive no campo”, ressaltou a Secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga.

Matéria relacionada

Vila Velha segue liderando valorização imobiliária no Estado, aponta Sinduscon

Vila Velha segue liderando valorização imobiliária no Estado, aponta Sinduscon

Mais uma vez, o mercado imobiliário de Vila Velha segue em destaque como o mais promissor do Espírito Santo. Segundo o Censo Imobiliário divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção

Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com cegueira ou deficiência visual severa

Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com cegueira ou deficiência visual severa

Oftalmologista explica que 90% dos casos poderiam ser evitadosO mês de abril é marcado pela campanha Abril Marrom, uma ação nacional de conscientização voltada para à prevenção de cegueira e

Assembleia Legislativa conquista prêmio nacional com projeto que apoia a Agricultura Familiar Capixaba

Assembleia Legislativa conquista prêmio nacional com projeto que apoia a Agricultura Familiar Capixaba

Vencedora na categoria "Projetos Especiais", o projeto Arranjos Produtivos apoia o setor rural com orientação técnica, fornecimento de mudas e estímulo à diversificação das produções. Com um projeto inovador voltado

Entenda como é feita a atualização do valor do IPTU

Entenda como é feita a atualização do valor do IPTU

Para esclarecer dúvidas dos contribuintes de Vila Velha, a Prefeitura informa que a correção monetária do valor referente à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em 2025, não

Rinite e asma podem causar alergia ocular: oftalmologista explica o motivo

Rinite e asma podem causar alergia ocular: oftalmologista explica o motivo

A temporada de rinites, crise de asma e de dermatite atópica chega junto com o outono. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população

Alrnaldinho enfatiza em congresso diálogo e união para desenvolvimento das cidades

Alrnaldinho enfatiza em congresso diálogo e união para desenvolvimento das cidades

Em um auditório repleto, com mais de 250 pessoas, sendo 180 delas vereadores capixabas, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ressaltou na manhã desta quarta-feira (26) a importância do