terça-feira, 14 de outubro de 2025

Cresce número de maus-tratos a animais no ES no primeiro semestre de 2025

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo mostram que a quantidade de ocorrências relacionadas a maus-tratos de animais no Estado está crescendo gradativamente.

Em 2024, o Espirito Santo registrou 420 ocorrências de maus-tratos a animais, o que representa um aumento de 8% se comparado a 2023.

Já no primeiro semestre de 2025 foram registradas 277 ocorrências, o que equivale a uma média de 46 ocorrências/mês. Ou seja, todos os dias são registrados incidentes considerados maus-tratos a animais.

Se realizada uma comparação mês a mês até o momento os registros estão crescendo. Em janeiro houveram 36 denuncias, seguido de fevereiro com 42, março com 52, abril com 44, maio com 45 e junho com 58.

Cães são as principais vítimas
Nas ocorrências de maus-tratos os cães foram os mais citados. Do total dos 277 registros eles apareceram em 220 casos. Já as aves ficaram em segundo lugar com 73 das denuncias e, em terceiro, estão os gatos com 52 ocorrências.

Dentre os tipos de violências registrados estão espancamentos, envenenamento, abandono e atropelamento. Com relação as agressões, citam-se principalmente falta de alimentação e higiene, violência com chutes, pedaço de madeira, água quente e facão, envenenamento e confinamento em lugares não favoráveis para vida.

Os relatos de abandonos também são frequentes e aumentam em períodos de férias, quando os responsáveis não têm com quem deixar o animal e acabam o abandonando.

SAIBA MAIS
Quantas foram as ocorrências de maus-tratos a animais em 2025?
No primeiro semestre de 2025 foram registradas 277 ocorrências sobre maus-tratos a animais no Espirito Santo, o que equivale a uma média de 46 ocorrências por mês.

Quais espécies mais sofrem maus-tratos?
Os cães lideram o número de ocorrências de maus-tratos no Estado do Espirito Santo. Seguidos deles estão as aves e, em terceiro lugar, os gatos.

Quais são as principais ocorrências de maus-tratos a animais?
Dentre as ocorrências de maus-tratos as mais comuns são espancamento/agressões, envenenamento, abandono e atropelamento.

Matéria relacionada

Serra vence o Forte por 1 a 0 e é campeão do Capixabão Série B

Serra vence o Forte por 1 a 0 e é campeão do Capixabão Série B

Após alcançar o seu principal objetivo, que era o acesso, Serra coroou a sua campanha vitoriosa com o título do Campeonato Capixaba Série B 2025. Na tarde deste sábado (11),

Assassinado a facadas ao defender a irmã do ex em Vila Velha

Assassinado a facadas ao defender a irmã do ex em Vila Velha

Um jovem de 22 anos foi assassinado a facadas, ao defender a irmã de agressões do ex-companheiro dela. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (12) no bairro Ataíde, em

Final do Capixabão Série B, entre Serra e Forte, será decidido em jogo único neste sábado

Final do Capixabão Série B, entre Serra e Forte, será decidido em jogo único neste sábado

O título do Capixabão Série B será decidido em jogo único neste sábado (11), às 16h30, no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica. A Federação de Futebol do Estado do

Três pessoas morrem após grave acidente no Sul do ES

Três pessoas morrem após grave acidente no Sul do ES

Um grave acidente registrado na tarde de quinta-feira (9) deixou três mortos e quatro feridos na rodovia ES-490, no trecho entre Cachoeiro de Itapemirim e o Litoral Sul capixaba, em

Aderes abre mil vagas para cursos gratuitos de ensino a distância

Aderes abre mil vagas para cursos gratuitos de ensino a distância

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) abriu mil vagas para cinco cursos de Ensino a Distância (EAD). Serão 200 vagas disponíveis para “Marketing”,

Dia das Crianças será comemorado com festa em parque de Vila Velha

Dia das Crianças será comemorado com festa em parque de Vila Velha

O Parque Urbano Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, será o cenário da edição especial do “Vila Kids – Aventura na Duque”, neste domingo (12), em celebração ao