sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Salve, São Benedito!

Há meio século participo da festa de São Benedito, dia 27/12, na quase quinhentista cidade de São Mateus, para agradecer o ano que passou e nos proporcionou inúmeras lutas e realizações, além de participar do Baile de Congos — Ticumbi —, em Conceição da Barra, de 30/12 a 1/1, para que possamos merecer um ano novo com saúde, destemor, resistência e coerência conforme os nossos sonhos, desejos e utopias.

Especialmente em 2025, espero que o Sítio Histórico Porto de São Mateus possa continuar sobrevivendo à incúria, ao preconceito e ao descaso de muitos, e, sobretudo, ao desrespeito, à desvalorização e ao desconhecimento de sua secular importância.

Caso estivesse localizado em Recife, São Paulo, Salvador ou no Rio de Janeiro, o Sítio Histórico Porto de São Mateus — que é mais antigo do que essas importantes cidades do Brasil — seria valorizado, reconhecido e receberia 1 milhão de turistas, estudantes, professores, pesquisadores e visitantes ao ano.

Mas, como está situado no norte do Estado do Espírito Santo, o Porto de São Mateus continua sendo “condenado” pelos seus quase 300 anos de escravidão e, sobretudo, punido pelo “crime” de ser o maior entreposto de compra e venda de africanos para a escravidão no interior do país, além da apreensão do último navio negreiro vindo da África para o Brasil — a escuna norte-americana Marie Smith — com 350 angolanos, em 1856, que colocou um ponto final no comércio marítimo de compra e venda de negros comandado pelos poderosos senhores das famílias coroadas.

Restaurado e revitalizado pela Secretaria de Estado da Cultura, no governo Vitor Buaiz — com recursos financeiros do Ministério da Cultura/MinC e em parceria com o Município de São Mateus quando Rui Baromeu era prefeito —, o belo conjunto arquitetônico do Porto de São Mateus, há mais de 20 anos, vem sendo retaliado, abandonado e negligenciado pelos dois últimos governos do Estado do Espírito Santo.

Mas, indiferente ao descaso, à incúria e ao preconceito, no Porto de São Mateus existe — embora atualmente fechado — o único museu privado do Brasil, mantido com recursos próprios e entrada gratuita, que conta a história dos heróis quilombolas que resistiram ao sistema escravocrata e deixaram um extraordinário testemunho de lutas pela liberdade.

Ao Porto de São Mateus dediquei 50 anos de minha vida, quando, encantado por sua história, pesquisei e escrevi 40 livros — de 1965 a 1995 — que fazem parte da série História dos Quilombolas, com base na oralidade, resgatando a memória de dezenas de heróis negros “esquecidos” pela historiografia oficial, realizado um trabalho inédito e pioneiro na literatura brasileira que, por certo, ajudou a levar o meu nome à indicação ao Prêmio Nobel de Literatura.

E, por ser um bem “tombado”, o extraordinário casario do Porto de São Mateus deveria ser melhor fiscalizado, defendido e protegido pelo Ministério Público Estadual/MPE como um patrimônio do povo capixaba, além de respeitado, preservado e reconhecido pelo Ministério Público Federal/MPF como um conjunto histórico indispensável ao melhor entendimento dessa nossa bela e extraordinária aventura chamada civilização brasileira.

Salve, São Benedito! O santo dos negros, dos pobres, dos oprimidos, dos cozinheiros e dos nutricionistas, para que o Sítio Histórico Porto de São Mateus e o ÁfricaBrasil Museu Intercontinental voltem a servir ao povo!

Saúde e paz!

A luta continua!

Maciel de Aguiar
@escritormacieldeaguiar
WhatsApp 27-999881257

As opiniões contidas no texto são um pensamento do autor.

Matéria relacionada

Prefeito Rodrigo Borges denuncia débitos deixados por Edson Magalhães ao Tribunal de Contas

Prefeito Rodrigo Borges denuncia débitos deixados por Edson Magalhães ao Tribunal de Contas

A Prefeitura de Guarapari encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) uma representação formal contra o ex-prefeito Edson Figueiredo Magalhães, apontando a existência de débitos deixados

GRUPO DE CASAGRANDE: “Longe da Previsibilidade e Perto da Especulação”

GRUPO DE CASAGRANDE: “Longe da Previsibilidade e Perto da Especulação”

A foto que reúne Arnaldinho Borgo, Euclério Sampaio, Ricardo Ferraço e Renato Casagrande rompe qualquer senso de previsibilidade nas movimentações do grupo do governador. O registro, aparentemente simples, acende imediatamente

Concurso Cultural de Ornamentação Natalina — Luzes que Encantam!

Concurso Cultural de Ornamentação Natalina — Luzes que Encantam!

O clima de Natal já está chegando e Baixo Guandu vai brilhar ainda mais! A Prefeitura lança o Concurso Cultural “Luzes que Encantam”, que vai premiar as casas e comércios

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Um novo Projeto de Lei apresentado pela deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) reacendeu o debate sobre denúncias falsas no contexto das relações familiares. Protocolada em 14 de outubro, a proposta

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

A eleição da Associação de Moradores de Vale Encantado, realizada neste domingo, reuniu 754 votantes e definiu a nova diretoria que comandará a entidade nos próximos anos. A disputa contou

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

A Pega no Samba, agremiação do Bairro Consolação, Vitória (ES), com uma história relevante do nosso carnaval, será alvo de uma justa homenagem do deputado Dary Pagung (PSB) na Assembleia