quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Mulher: Como anda o seu prazer?

 

 

Neste texto Vou falar com você sobre o autoconhecimento, autotoque (masturbação) e exploração de todo seu corpo que são fundamentais para uma sexualidade saudável.

Você mulher assim como eu deve ter sido criada muito reprimida, principalmente quando o assunto era sexo, proibido, mulheres não poderiam falar sobre isso, e não tinham orientação correta sobre este tema.

Mais de 50% das mulheres tem redução no desejo sexual ou nunca terem vivenciado um orgasmo, pois o prazer feminino ainda é mito envolto em tabus preconceitos, muitas mulheres nunca se tocaram e nem sabem do que gostam ou não na hora qu estão com suas parcerias.

Quando a mulher não sabe onde gosta ou não se ser tocada é sinal de que ela não costuma se tocar e não conhece seu próprio corpo.

Para que todos esses mitos e tabus sejam desconstruídos não será do dia para noite, já melhorou muito após a mulher ter começado a lutar pelos seus direitos, com os movimentos feministas. Com a chegada da pílula anticoncepcional, a mulher prcebeu que poderia ter prazer.

A sexualidade afeta diretamente a qualidade de vida da mulher e da sua parceria.

Dos tabus, um dos principais é o autotoque (masturbação), 40% das mulheres nunca tocaram seu próprio corpo, ela não se sentem à vontade com o próprio corpo. Para que possa explorar seus pontos de prazer (zonas erógenas) e descobrir do que precisa para atingir o orgasmo, só consegue tocando seu próprio corpo.

Outro tabu importante é sobre a vulva principalmente quanto a sua aparência e cheiro, que muitas mulheres ficam envergonhadas, além da cobrança de que é necessário atender a um padrão de beleza do corpo perfeito.

Muitas mulheres se queixam que não conseguem atingir o orgasmo e que tem o desejo sexual reduzido. 20% das mulheres nunca atingiram o orgasmo, e desse percentual 99% delas nunca se tocaram, nunca praticaram o autotoque. Há uma falta de educação sexual, o que impede que a mulher tenha mais prazer e se permita mais quanto o assunto é sexo.

A educação sexual é primordial para que a mulher aprenda a explorar todo seu potencial orgástico, entenda seu ciclo de resposta sexual, seus pontos de prazer que serão os gatilhos da sua excitação, e é muito importante se conversar sem tabus e preconceitos sobre sexualidade, educando assim sobre a realidade deste tema.

Nós mulheres somos cíclicas e é necessário que tenhamos conhecimento sobre os efeitos da menstruação sobre o nosso corpo: alterações físicas, de humor, emocionais, as secreções vaginais estão normais para cada período, para cuidarmos da nossa saúde íntima, nosso corpo nos mostra sinais, precisamos estar atentas.

Quando falamos de sexo, é muito importante saber que não devemos genitalizar o contato, o corpo todo tem pontos de prazer, não somente o órgão genital feminino ou masculino, temos um potencial orgástico enorme se soubermos explorar o nosso corpo e o da nossa parceria.

O autotoque é uma ato de autocuidado e autoconhecimnto. Ela pode ser usada como ferramenta de autodescoberta e para aumentar o desejo e intimidade com a parceria. S tocar ajuda a relaxar, melhora o sono, produz hormônios do prazer, e pode ser uma válvula d escap quando se está sem a parceria por perto.

O autotoque é uma importante ferramenta para que a mulher se empodere do seu próprio prazer e não o terceirize. Você mulher pode ser a peça principal da sua relação sexual e não somente a coadjuvante que deixa a parceria praticamente sozinha na hora H. Participe mais, seja mais ativa, tenha e proporcione muito mais prazer!

Ame-se, cuide-se e permita-se.

Por Juliana Graça.

Juliana Graça, sexóloga, palestrante, Terapeuta sexual, empreendedora da Juliana Graça Butique Íntima.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha da Vila.

Matéria relacionada

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

  O novo álbum do cantor e compositor Sandrera, “Estrada, Vã, Poesia”, chega às plataformas digitais, nesta sexta-feira (07), trazendo uma adaptação musical do artista para uma carta de Raul

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

    Em votação de chapa única, o deputado estadual Marcelo Santos (União) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para o biênio 2025-2027. A escolha confere

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Do alto do Pico Itaúnas ao Rio Jucu, encontra-se uma área estratégica que marca parte do limite entre os municípios de Vila Velha e Viana. Esse território, com cerca de

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

Tem chamado cada vez mais a atenção do mercado o fato de Vila Velha se manter como líder em desenvolvimento imobiliário no Espírito Santo. A cidade – que chegou a

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Em uma iniciativa inédita, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Sine, e a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES) firmaram parceria para promover

Feirão de empregos de Vila Velha abre mais 30 vagas para engenheiro civil

Feirão de empregos de Vila Velha abre mais 30 vagas para engenheiro civil

Quem quer começar o ano novo com emprego novo, em Vila Velha, deve se apressar. O feirão “Emprego Já”, que começou nesta quarta-feira (22), com 655 vagas em oferta, termina