domingo, 11 de janeiro de 2026

Procon tem lista de material escolar que não pode ser cobrado pelos colégios

Fevereiro ainda nem bateu à porta de 2026, mas com a volta às aulas se aproximando, pais e responsáveis entram no modo “planejamento” para driblar preços altos e evitar abusos. É nesse ponto que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do Procon Vila Velha, entra em cena com orientações claras para que os consumidores da cidade possam economizar e exigir respeito aos seus direitos.

O órgão está disponibilizando uma lista completa de materiais que não podem ser cobrados pelas instituições de ensino, para ajudar as famílias a entenderem seus direitos. Para acessar o conteúdo dessa lista bastar Clique Aqui.

“A volta às aulas não pode virar um teste de resistência financeira para as famílias. Nosso papel é garantir que a lei seja cumprida e que os pais tenham segurança para comprar e pagar apenas aquilo que é devido. Planejamento e informação são ferramentas poderosas para proteger o orçamento doméstico”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico em exercício, Luiz Eduardo Dalfior.

Já o superintendente do Procon Vila Velha, Moisés Penha, reforça algumas dicas práticas para aliviar o orçamento familiar neste período. “Informação é a melhor defesa do consumidor. Os pais e as mães não podem ser surpreendidos com exigências indevidas. Material de uso coletivo não pode aparecer na lista escolar. Se aparecer, é irregular e precisa ser denunciado”, alerta.

E ele completa: “De acordo com a Lei Federal nº 12.886/2013, itens de uso coletivo – como material de limpeza, papel higiênico, álcool, copos descartáveis e produtos de higiene – devem estar incluídos na mensalidade escolar. Cobranças à parte são ilegais”.

Confira as dicas do Procon Vila Velha para uma volta às aulas

Reutilize e aproveite o que já tem – Antes de comprar, revise o material do ano anterior. Livros, mochilas e itens em bom estado podem ser reaproveitados para reduzir gastos.

Pesquise e antecipe as compras – Não deixe para a última hora. Planejar e comparar preços em diferentes lojas podem resultar em economia significativa.

Evite compras impulsivas – Deixe os pequenos em casa e opte por itens mais econômicos. Produtos com personagens famosos geralmente têm preços inflacionados.

Personalize e una forças com outros pais – Tornar o material escolar único e especial pode ser divertido e econômico. Além disso, organizar compras coletivas pode reduzir custos em itens básicos.

Cuidado com práticas abusivas – Escolas não podem exigir marcas específicas e nem locais de compra. Verifique as embalagens, priorize produtos de qualidade e com informações claras, e compre no estabelecimento de menor preço.

Consumo consciente
De acordo com Moisés Penha, com essas orientações, o retorno às aulas pode ser mais tranquilo e econômico, quando alinhado à legislação. Segundo ele, além de garantir a educação das crianças, os pais podem exercer um consumo consciente, priorizando o bem-estar financeiro da família.

“Como pai e alguém que conhece os desafios enfrentados pelas famílias, sei o quanto a volta às aulas impacta o orçamento doméstico. Por isso, temos que defender nossos direitos como consumidores e garantir que as escolas cumpram a lei e evitem cobranças abusivas. Planejamento e informação são nossos maiores aliados nesse período. Juntos, podemos transformar a educação em uma experiência mais justa e acessível para todos”, reforça o superintendente do Procon Vila Velha.

Matéria relacionada

Vila Velha avança na modernização e no equilíbrio da gestão fiscal

Vila Velha avança na modernização e no equilíbrio da gestão fiscal

Em Vila Velha, a gestão do dinheiro público é pautada pela responsabilidade e pelo compromisso com a boa governança. Sob a liderança do prefeito Arnaldinho Borgo – e com a

Cariacica realiza a maior posse de professores da última década e fortalece a educação municipal

Cariacica realiza a maior posse de professores da última década e fortalece a educação municipal

A Prefeitura de Cariacica realizou, nesta quinta-feira (8), uma solenidade de posse que marca um momento histórico para a educação do município. Ao todo, 671 novos professores estatutários foram oficialmente

Procon tem lista de material escolar que não pode ser cobrado pelos colégios

Procon tem lista de material escolar que não pode ser cobrado pelos colégios

Fevereiro ainda nem bateu à porta de 2026, mas com a volta às aulas se aproximando, pais e responsáveis entram no modo “planejamento” para driblar preços altos e evitar abusos.

Léo Camargo ganha projeção estadual e consolida pré-candidatura à Assembleia Legislativa do ES

Léo Camargo ganha projeção estadual e consolida pré-candidatura à Assembleia Legislativa do ES

Nome do PL amplia presença política no Espírito Santo e se fortalece no campo cristão conservador de direita com foco nas eleições de 2026. O nome de Léo Camargo tem

Revisão do Plano Diretor Municipal fortalece polo logístico de Vila Velha

Revisão do Plano Diretor Municipal fortalece polo logístico de Vila Velha

Vila Velha está ajustando engrenagens estratégicas para reforçar sua posição no mapa logístico do Espírito Santo e do Brasil. A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) – aliada à expansão

648 BILHÕES: “Privilégio Tributário 2026”

648 BILHÕES: “Privilégio Tributário 2026”

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil projeta que as renúncias fiscais podem alcançar R$ 618,4 bilhões em 2026. Vale ressaltar que não estamos diante de