Instalados em 10 de setembro, os seis novos radares de Vila Velha já registraram 10.539 infrações de trânsito, informou a prefeitura da cidade.
Do total, 7.743 delas foram por velocidade até 20% acima do limite, 1.504 por exceder entre 20% e 50% e 159 por ultrapassar mais de 50% do limite da via. Também foram contabilizadas 911 autuações por avanço de sinal vermelho e 222 por parada sobre a faixa de pedestres.
Ainda de acordo com a prefeitura, os equipamentos foram instalados em seis cruzamentos estratégicos do município, todos com alto fluxo de veículos e histórico de acidentes.
Os pontos foram definidos a partir de estudo técnico de engenharia de tráfego, que identificou a necessidade de reforço na segurança viária. Um dos pontos que está com radar instalado é o cruzamento da avenida Estudante José Júlio de Souza com a rua Deolindo Perim, em Itapuã.
Josimar Amaral, especialista em trânsito, afirmou que a instalação de radares em vias é essencial para aumentar a segurança no trânsito.
“Os condutores se tornam mais atenciosos e prudentes ao circularem em trechos com fiscalização eletrônica, conduta essa compartilhada no sentido de respeitar a sinalização para evitar possíveis infrações e garantir melhor fluidez nesses trechos”, disse.
Engenheiro especialista em trânsito e membro do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), André Cerqueira afirmou que esses equipamentos de fiscalização são importantes para redução de acidentes, mudança comportamental a médio e longo prazo e obtenção de dados estatísticos para ampliar ações de melhoria.
“Daqui alguns meses, possivelmente existirá uma redução de multas no local com as consequências das penalidades”.
Sobre os motivos dos condutores cometerem infrações mesmo sabendo das consequências, ele citou falta de conhecimento, comportamento imprudente e negligente e ainda sensação de impunidade. “Muitos têm o hábito indevido no trânsito e, mesmo com radares, por distração e pressa ainda acabam cometendo infrações”.
André destacou que os condutores que ultrapassaram 50% da velocidade da via, por exemplo, terão suas CNHs suspensas por até oito meses. “Tudo por um momento de pressa desnecessária. A pressa sempre será inimiga da direção”.