sexta-feira, 26 de junho de 2026

Nova concessionária da Terceira Ponte também vai ter que administrar ciclovia, diz governo do ES

 

Após inauguração da Ciclovia da Vida e da ampliação da Terceira Ponte, neste domingo (27), o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fabio Damasceno, afirmou que a nova concessionária da principal via de ligação entre Vitória e Vila Velha vai ter que administrar, além das pistas para carros, a ciclovia recém-construída no local.

“A ciclovia deve entrar sim (na concessão), como forma de monitoramento, de manutenção. Ela é hoje a Terceira Ponte, então não dá para interpretar diferente”, afirmou Damasceno.

Sobre a possibilidade de ter cobrança na ciclovia, o secretário garantiu que isso nunca vai ocorrer. “Isso não existe, não existe cobrança em ciclovia”.

O contrato com a Rodosol, atual administradora da ponte, vence em dezembro. No dia 16 de agosto, o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) deu prazo de 30 dias para que o Estado apresente um plano de ação de como a nova concessão será feita.

Segundo Damasceno, o governo do Estado continua na fase de estudos do que deve acontecer com a ponte e, daqui a alguns meses, vai anunciar a decisão.

Considerada uma das principais ligações entre Vitória e Vila Velha, na Grande Vitória, a Terceira Ponte ganhou novas faixas nos dois sentidos, além da ciclovia. Diante dessas intervenções, surgiu uma dúvida: o pedágio vai sofrer alteração e aumentar de preço?

De acordo com a Rodosol, empresa que tem a concessão da via desde 1998, a obra realizada na Terceira Ponte foi executada pelo governo do Estado e não terá impacto sobre a tarifa do pedágio até dezembro deste ano. O secretário de estado de Mobilidade também descartou cobrança para ciclistas.

Ou seja, como as intervenções foram realizadas com recursos do estado, as obras não devem causar impactos, pelo menos neste momento, no bolso dos usuários.

O último reajuste foi realizado no dia 1° de janeiro deste ano, quando a tarifa para carros e caminhonetes passou a ser R$ 2,80; para motos de R$ 1,40; e para caminhões leves, ônibus de R$ 5,60.

Vale lembrar que, após 25 anos de concessão, no dia 22 de dezembro, é justamente quando o contrato da Rodosol chega ao fim. Depois disso, como ficará o pedágio? Questionado sobre o assunto, o governo do Estado não se posicionou a respeito de alterações ou mesmo aumento da tarifa do pedágio da Terceira Ponte. O governo já sinalizou que não deve renovar o contrato com a atual concessionária.

Matéria relacionada

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Os atletas capixabas do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foram medalhistas na Copa Sudeste de Taekwondo. A competição foi realizada entre a última sexta-feira (19)

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

O litoral Sul do Espírito Santo tem cerca de R$ 53 bilhões em investimentos previstos até 2029, incluindo empresas como Petrobras, Samarco, Prio, Porto Central, Ecovias Capixaba, Shell e 3E

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Um lavrador de 36 anos foi preso por suspeita de usar o ChatGPT para planejar crimes e ameaçar o próprio filho, de 8 anos, com a intenção de evitar pagar

Himaba amplia a oferta de imunobiológicos especiais a bebês e crianças internadas na unidade

Himaba amplia a oferta de imunobiológicos especiais a bebês e crianças internadas na unidade

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, ampliou, a partir deste mês de junho, a sua oferta de imunobiológicos especiais na unidade. O

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quarta-feira (24), das comemorações pelos 136 anos de emancipação política de Cariacica. Durante a programação, que incluiu a transferência simbólica da Capital

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MP-ES) pela morte do engenheiro João Paulo Sampaio dos Reis, de 47 anos, ocorrida em um acidente de tirolesa no Morro do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *