A Igreja Cristã Maranata comunicou, na manhã deste sábado (5), a morte do seu fundador, o pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, aos 93 anos. A entidade é uma denominação evangélica pentecostal com sede em Vila Velha, no Espírito Santo.
O líder religioso estava internado num hospital da cidade desde quinta-feira (3), quando sofreu um infarto, segundo as primeiras informações.
Um comunicado publicado nas redes sociais da Igreja Maranata confirmou que Gueiros faleceu na madrugada deste sábado, após dias de internação e pedidos de oração pela saúde dele. A entidade complementou a nota com um versículo bíblico: “Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer”.
Pelo X, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte de Gueiros e disse que decretaria luto oficial de três dias em homenagem ao líder religioso.
“Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do Pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata. Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão. Minha solidariedade à sua família e à Igreja Maranata. Decretarei luto oficial de três dias em sua memória”, escreveu o governador.
As prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra também decretaram luto oficial de três dias, segundo publicaram os prefeitos Lorenzo Pazolini, Arnaldinho Borgo, Euclério Sampaio e Weverson Meireles.
“Pastor Gedelti foi uma das grandes referências espirituais do nosso estado. Homem de palavra firme e coração sensível, dedicou décadas à orientação de milhares de fiéis com sabedoria, equilíbrio e amor cristão. Neste momento de dor, minha solidariedade aos familiares, amigos e a toda a comunidade da Igreja Cristã Maranata. Seu legado permanecerá vivo entre nós”, declarou Pazolini.
“Recebi, com profundo pesar, a notícia do falecimento do pastor Gedelti Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata. Neste momento de dor, manifesto minha solidariedade à família, aos amigos e a toda a comunidade da Igreja Cristã Maranata. Em respeito à sua trajetória e ao impacto de sua missão, o município de Vila Velha decretou luto oficial de três dias”, disse Arnaldinho.
“É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo e grande líder religioso Gedelti Gueiros. Meus mais sinceros sentimentos a toda a Igreja e a família”, escreveu Euclério.
“Deus chamou para si um grande homem. O pastor Gedelti Gueiros completou sua carreira com fé, e agora descansa nos braços do Pai. Não se trata de uma despedida, mas da certeza do reencontro prometido por Deus àqueles que O servem com fidelidade”, publicou Weverson.
Ainda não há informações sobre o local e o horário do sepultamento.
Formado dentista em 1954 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gueiros também atuou como professor universitário. Ele participava da Igreja Presbiteriana local, sob influência da família, antes de fundar a Igreja Cristã Maranata nos anos 1960.