O retorno dos patinetes elétricos compartilhados em Vila Velha trouxe também situações de imprudência, acidentes e desordem as ruas da cidade. A reportagem do Folha da Vila flagrou cenas de uso dos patinetes por três pessoas ao mesmo tempo e até atropelamento de uma pedestre no calçadão da Praia da Costa.
Ao que parece, os usuários ainda não estão respeitando as regras para o uso do equipamento. Na orla do município, principalmente, é comum ver cenas em que os veículos são usados de forma inapropriada.
Outra reclamação dos pedestres é que muitos ainda insistem em andar em alta velocidade no calçadão ao invés da ciclovia. Com os equipamentos, a ciclovia ficou apertada para tantos usuários que circulam pelo local. Além das bicicletas, a via também é utilizada por pessoas com skate, bicicletas elétricas e patins.
As redes sociais também ganharam registros de cenas de infrações. Em um vídeo que circula em rede social, é possível ver o momento em que uma mulher perde o controle do patinete e cai no calçadão da orla de Vila Velha.
E o serviço, que antes estava restrito do Shopping Boulevard até o Farol de Santa Luzia, foi ampliado na semana passada.
No início eram 320 veículos, mas o número foi ampliado para 664. O aumento da frota visa abranger áreas que inicialmente não eram contempladas no município e que agora passam a ser atendidas como a Glória, no Terminal de Vila Velha, Parque das Gaivotas e Jockey de Itaparica.
Explicações
A prefeitura de Vila Velha disse que a empresa vai instalar estações para ensinar os usuários a como utilizar os patinetes, e que multas de até R$ 150 são aplicadas para infrações na utilização dos veículos.
Em nota, a JET informa que iniciou as operações em Vila Velha no dia 26 de abril. No início de cada viagem, no aplicativo, o usuário tem acesso a reels onde há orientações de como ativar o aparelho e o usá-lo de modo apropriado, respeitando a si mesmo e aos demais cidadãos.
Os equipamentos contam com a limitação automática de velocidade de até 20 Km/h a depender de sua área. No entanto, é importante que o usuário respeite as regras de trânsito.
A frota conta com mais de 140 pontos virtuais de estacionamento, dos quais o aplicativo orienta a não evitar que os veículos fiquem: em rampas de acessibilidade às pessoas com deficiência; próximas a entrada de garagens de automóveis; ou em cima de faixas de pedestres. Ressalta-se que, no mesmo aplicativo, a JET indica em foto como deve ser estacionado o equipamento.
A JET também conta com cerca de 15 colaboradores em Vila Velha. Parte direcionada a retirar patinetes no decorrer do dia que estejam em locais impróprios. Ao mesmo tempo, há uma equipe de instrutores que, a partir do meio-dia, revezam em pontos estratégicos da orla de maior concentração de pessoas a fim de orientar sobre a direção segura e o uso correto dos aparelhos.
A empresa também mantém uma equipe virtual de suporte para atendimento a queixas e reclamações de usuários no próprio aplicativo, por e-mail (brsupport@jetshr.com), WhatsApp e Telegram (13) 991374203.