A região central do Estado poderá ter chuva moderada a forte durante o feriadão de Páscoa, já nesta quinta-feira (17), segundo a Climatempo. De acordo com a empresa, o cenário é resultado da atuação de um fenômeno chamado cavado — que funciona como uma extensão de uma área de baixa pressão.
O sistema está se deslocando lentamente desde o início da semana sobre o Brasil e chega a Minas Gerais nesta quarta-feira, favorecendo o avanço das nuvens carregadas também no Espírito Santo.
A previsão também indica que a chuva continuará nos próximos dias, principalmente entre quinta-feira (18) e domingo (20). Os acumulados previstos para esse período podem chegar a 80 mm em diversas áreas do território capixaba, com temporais pontuais que podem ultrapassar os 100 mm.
Alerta de chuvas intensas
O cenário de possibilidade de mais chuvas também levou o Instituto Nacional de Meteorologia a emitir dois novos alertas para cerca de 80 municípios do Espírito Santo: um de nível amarelo, para perigo potencial de chuvas intensas; e um de nível laranja, que indica perigo.
Nestes locais, há previsão de chuva de até 100 milímetros por dia. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Acima da média
A primeira quinzena do mês de abril foi marcada por grandes volumes de chuva no Espírito Santo. Nesta quarta-feira (16), a Climatempo revelou que, em apenas quinze dias, Vitória já superou a média de precipitação para todo o mês — o que já se tornou este abril o mais chuvoso desde o ano de 2019.
Nos últimos quinze dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou um total acumulado de 132,6 milímetros na capital. A média de precipitação para abril em Vitória é de 129 milímetros. No último recorde, em 2019, choveu 194,2 milímetros.